Como Desenvolver a Capacidade Criativa?

1. Não Julgue – Parece Bíblico, não é? Mas é para seguir ao pé da letra, mesmo, como se fosse um dos mandamentos. A censura (ou autocensura) é uma das mais temíveis pragas em qualquer atividade, pois mata as gandes idéias já na origem, no broto, não permitindo que elas cresçam e mostrem a que vieram. Claro, há um momento do processo em que é preciso avaliar a qualidade das idéias que surgem, mas uma coisa é uma coisa, e outra é outra.

2. Brinque de “E Se” – Lidar com possibilidades, mesmo (e até especialmente) as mais absurdas, é uma isca tentadora para boas idéias. Você quer preparar um programa que chame a atenção? Pergunte-se: “E se eu iniciasse meu programa às 23h?”; “E se fosse a última coisa que eu fizesse na vida?”

3. Seja Criança – Coloque-se no lugar de uma criança – ou melhor ainda, encontre a que existe em você. Encare uma atividade ou um problema (ou uma atividade-problema) perguntando que tipo de solução uma cfriança teria. Se achar melhor, deifuna essa criança: menino ou menina? A idade, a atitude, o jeito de falar… Então veja o mundo através dos olhos dela.

4. Passe Ridículo – Seja irracional e livre. Pense em quantidade de idéias muito mais do que em qualidade, e num instante, a quantidade aparecerá. Inverta o processo e é quase certo que as cisas não funcionarão.

5. Aventure-se – Não tenham medo de errar (nem de acertar!). Faça tudo o que a vida inteira disseram para você não fazer (sem mexer em princípios): mergulhe de cabeça…

6. Determine um prazo – Administrar o tempo é um dos desafios do nosso tempo. E o prazo, que normalmente é visto como o vilão da história, pode-se tornar um aliado, desde que você realmente deseje isso. Estabeleça seu ritmo e, a partir daí, o tempo ideal para suas grandes sacadas. O prazo é um bom amigo da liberdade total.

7. Ataque! – Se a bola está de jeito, não hesite: chute. Nem que seja de bico. Nem que acerte a barreira ou bata na trave.

Fonte: Site Oficial do Ministerio Jovem

---