Os Jovens de cara nova

Nosso mundo vive em constantes mudanças, e a cada dia elas são mais rápidas. O grande desafio que temos como Ministério Jovem é nos adaptarmos a elas sem permitir que a secularização ganhe terreno. Com certeza você enfrenta esse desafio claramente em sua igreja. Precisamos “modernizar sem mundanizar”.

Não existe outra saída. Temos que enfrentar essa realidade. Se pararmos no tempo vamos perder a conexão com o coração e com as necessidades dos jovens, e com isso também perdemos nossa eficiência. É preciso manter os princípios antigos e originais, mas dar a eles uma roupagem nova.

Por isso, quero lhe apresentar uma proposta que vai dar uma “cara nova“ aos jovens – o Clube de Jovens. Ele atende várias necessidades dos jovens como: sociabilidade, compromisso, estar em turma, desafios, recompensas, crescimento pessoal, entre outros. Por isso, ele pode ser uma ferramenta eficiente para organizar nosso exército de jovens.

Na verdade, o programa já está sendo implantado a alguns anos em diversas regiões do Brasil, e trazendo ótimos resultados. Já existem Clubes funcionando nas Uniões Norte, Nordeste, Este e Central. Já temos, hoje, mais de 200 Clubes em funcionamento em todo o país. Chegou o momento, porém, de levar essa idéia para sua igreja.

O Ministério Jovem não pode mais viver de programas e festas especiais. Os programas são muito úteis para celebrar e orientar e as festas, o próprio nome já diz, são especiais, ou seja, acontecem de vez em quando. Eles, porém, não sustentam a vida diária dos jovens. Precisamos de um projeto que os envolva fortemente como pessoas, traga compromisso, e os ajude a crescer em todas as áreas da vida. O Clube de Jovens cumpre esse papel, e isso já está provado por aqueles que estão trabalhando com ele.

Este é um projeto que está começando, ainda, mas já promete um novo tempo, uma “cara nova” para o Ministério Jovem. É preciso começar com calma, com cuidado, seguindo as orientações, para que ele possa dar certo.

Quero desafiar você a experimentar essa nova realidade. Nesta edição da “Ação Jovem”, estão algumas orientações básicas para a organização e funcionamento de um Clube, mas o Ministério Jovem de sua Associação ou Missão possui um manual bem completo com as orientações necessárias para que o Clube possa funcionar. Não deixe de conversar com seu departamental ou regional e ler todo o material disponível antes de iniciar o programa. Eles podem lhe ajudar a ter uma boa experiência e não desgastar o programa ainda no início.

Você recebeu a tarefa de conduzir os jovens diante de todos estes desafios. Aproveite essa oportunidade e escreva uma nova história, dando uma “cara nova” ao Ministério Jovem em sua igreja.

Reúna sua equipe e com oração, criatividade e dedicação dê o primeiro passo. Deus vai abrir as portas para você.

Maranata!
Pr. Erton Köhler