Sociedade JA e os GAJA. O que são?

Há uma certa confusão em diferenciar Sociedade JA, Departamento Jovem, Clube de Jovens e os GAJA.

Nesta publicação vou tentar explicar um pouco sobre isso e deixar alguns Materiais específicos para a Criação de uma Sociedade JA e pra trabalhar com os GAJA.

Mas, antes de começar a fala disso, eu queria dizer seguinte: tenho percebido em muitas igrejas por onde já passei, e a respeito de muitos diretores JA e líderes do Ministério Jovem que o grande problema ou a grande dificuldade não é de encontrar uma fórmula de fazer os jovens se interessarem pelas coisas espirituais, ou que atividades fazer, ou como motivar os motivá-los; materiais nós temos de sobra. Só pra exemplificar: esse blog tem 500 artios postados e a maioria são materiais, imagine! O que eu percebi é que não nós não lemos. Conheço poucos diretores JA que tenham lido o Manual do Clube de Jovens por completo ou algum diretor/a de Desbravadores e Aventureiros que tenham lido o Manual administrativo dos respectivos clubes; agora pergunto: se não lemos esses conteúdos que nos dão a base sobre o departamento, dificilmente vamos saber trabalhar e cometemos o erro de apenas pensar em encontrar dinâmicas, concursos, peças para fazer um Culto Jovem criativo ou as atividades para uma reunião regular dos clubes.

Não faz sentido trabalhar com adolescentes e jovens sem entendê-los. Como é que eu vou trabalhar com crianças de 6 aos 9 anos sem entender a psicologia da criança? Mas nós não precisamos fazer um curso sobre isso, está no Manual Administrativo.

Tudo isso pra dizer que se lemos os Manuais, a nossa mente estará mais aberta a novos horizontes e certamente pensaremos em algo criativo quando queremos montar um bom Culto Jovem ou qualquer coisa que queiramos fazer com a nossa garotada.

Vamos entender melhor o que é Sociedade JA e GAJAS.

Ah! Esqueci! Acima eu falei que eu ia explicar, mas a verdade é que eu não vou fazer isso. Eu vou deixar um arquivo com Materiais para você ler e só. Esses materiais foram preparados pelos nossos líderes departamentais, e só precisamos entender "o que é" e "como fazer", o resto vamos encontrar o nosso próprio caminho de se fazer.

As pessoas procuram por "coisas novas", por novidades, mas o incrível é que ninguém quer criar coisas novas, então a lógica simples é: não vamos encontrar coisas novas, mas podemos criá-las e compartilhá-lhas.

Baixe aqui os Materiais sobre a Sociedade JA e os GAJA.

E hoje quero fazer um desafio contigo: você que é diretor de departamento, líder do MJ, departamental, certamente em sua igreja, campo, faz muitas atividades com seus jovens, desbravadores e aventureiros, então, desafio você a compartilhar isso com a gente, e você só vai fazer o seguinte: entre nesse Grupo do Ministério Jovem no Facebook e conte pra gente o que você faz em suas programações. Essas ideias vão ajudar a muitos que, como você, busca materiais todos os dias. E assim estaremos nos ajudando mutuamente.

Se você ainda não Votou nesse Blog, que concorre ao Prêmio Comunicando Jesus na Web, veja como votar aqui! Obrigado

--------
Comunicado: faça um Teste de Conhecimento sobre o Ministério Jovem. Criamos um Sistema de Perguntados sobre o Ministério Jovem, Desbravadores, Aventureiros, Música e Calebes. Aprenda enquanto respondes a estas perguntas. Acesse o JA Pergunta! Espalhe a seus amigos! Obrigado!