Sobrevivendo em um Campus Secular


Você pensa na possibilidade de estudar num colégio adventista, mas lá não tem o seu curso preferido. O que fazer? Será que os horrores sobre a vida nas universidades seculares são verdadeiras? Será que você deve ir em frente, mesmo conhecendo os riscos? Ed Christian, Ph.D., professor de Inglês na Universidade Kutztown, Estados Unidos, o qual acompanha o drama de alunos adventistas e cristãos nas universidades seculares, diz que alguns desses comentários são reais. Os colegas o convidarão para ir a festas mundanas e tomar bebidas alcoólicas ou usar drogas. 

Você pode ter problemas com aulas aos sábados. E alguns professores tentarão persuadi-lo de que eles estão certos, e você, sua fé em Deus e a Bíblia, errados. "Eles fazem isso não para ferilo", explica Christian, "mas porque acreditam que estão ajudando-o."

"Não tenha dúvida: se puder ir para a faculdade adventista, vá", pondere Christian. "Porém, caso isso não seja possível, há como sobreviver no campus secular." Num artigo publicado há pouco tempo na Adventist Review, ele dá quatro dicas nesse sentido:

1. Encontre Uma Igreja. Informe-se sobre as igrejas adventistas próximas à universidade, escolha uma e faça planos de freqüentá-la. Você deve consultar o Guia de Endereços de Igrejas (da Casa), ou obter informações na secretaria da Associação.

2. Identifique Mentores Cristãos. Será muito mais fácil sobreviver num campus secular se você puder contar com o apoio de um professor cristão amigo. Peça informações a colegas cristãos. Não fique com medo de falar com o professor e pedir-lhe conselhos. A maioria dos professores considera isso uma parte do seu trabalho e tem prazer em orientar estudantes.

3. Junte-se a Um Grupo Cristão. Nas grandes universidades, geralmente há grupos de jovens cristãos que se apoiam. Procure os mais conceituados. Mas não tente converter esses colegas à sua fé, pois se não correrá o risco de ser expulso. Ao fazer amigos, você terá a chance de aprender sobre as crenças deles, e eles sobre as suas.

4. Escolha as Matérias com Cuidado. Se determinado professor é notoriamente crítico da fé cristã, e você não precisa cursar a matéria dele, escolha outra matéria. O desafio da educação num campus secular tem mais a ver com a má influência dos colegas.

Se você não puder evitar o estudo numa universidade secular, vá em frente. Mas não se esqueça dos conselhos do professor Christian. "Você não apenas pode sobreviver, mas também ajudar outros a sobreviverem", garante ele.

Revista Adventista, Nov./98 pág. 36
Fonte: CD Capacitando a sua Liderança