Estilos de liderança

O estilo de liderança é a soma total de como um líder, desempenha as suas funções.

BUROCRÁTICO - O estilo burocrático se caracteriza pela contínua insistência do líder de criar o grupo ou organização pelo livro. O líder burocrático entende que todos podem concordar da melhor forma se todos aceitarem o que o livro dez. Nessa liderança as decisões atrasam as deliberações, demoram tudo por causa do livro.

PATERNALISTA / PERMISSIVO - O objetivo desse líder é manter todos satisfeito não levantar oposição. Esse tipo de líder confunde autoridade com autoritarismo. Este líder guia o grupo a tomar decisões que favoreçam sua posição ou autoridade. Esse líder é extremamente estruturado, por que isso facilita a votação ou decisão ao seu favor. Este tipo de liderança existe uma forte dependência na auto iniciativa e na auto direção. Mas, ele pode se dar bem se os liderados forem auto motivados. Mas se não são ele é considerado um líder de cima do muro. Ele evita suas responsabilidades.

O líder Democrático acredita quer a melhor maneira de motivar as pessoas e envolvê-las no processo de tomar decisões. Ele faz com que os liderados se organizem e se apropriem dos objetivos e alvos. Este líder assume as responsabilidades na hora das decisões do grupo, ele é mais um membro da equipe e não a cabeça, ele gosta de resolver problemas e trabalham juntos com os liderados.

O único problema é que o processo pode se atrasar, porque na hora da crise ele quer, a participação do grupo.

---