Programa JA: Fidelidade à prova de fogo

Alfonso Pinedo Barboza – Líder de Jovens da Missão Peruana Central Sul/UPS

Certo sábado Jesus estava passando pelas lavouras de cereal. Enquanto caminhavam, seus discípulos começaram a colher espigas. Os fariseus lhe perguntaram: ‘Olha, por que eles estão fazendo o que não é permitido no sábado?’ Ele respondeu: ‘Vocês nunca leram o que fez Davi quando ele e seus companheiros estavam necessitados e com fome? Nos dias do sumo sacerdote Abiatar, Davi entrou na casa de Deus e comeu os pães da Presença, que apenas aos sacerdotes era permitido comer, e os deu também aos seus companheiros’. E então lhes disse: ‘O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim, pois, o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado’.” (Mc 2:23-28).

LOUVOR 
Somos teus – CD Jovem 2012
Tu és o meu Deus – CD Jovem 2011
Cada novo dia – CD Jovem 2009

» Baixar Programa em PDF: Programa JA - Fidelidade à prova de fogo

TESTEMUNHO 

Luis Polo Medina é um engenheiro agrônomo que precisou superar duras provas para poder obter seu título profissional, mas ele nunca foi infiel à guarda do sábado e Deus recompensou grandemente sua fidelidade. Enquanto Luis estava em seu último curso (Entomologia Agrícola) da faculdade, no qual já havia reprovado quatro vezes por causa do sábado, ele voltou a enfrentar a mesma dificuldade. Ele pediu diversas vezes ao professor para que o liberasse das atividades no sábado e obteve apenas “não” como resposta. Então Luis colocou sua causa nas mãos do Senhor.

Depois de uma série de situações que a universidade teve que enfrentar, eles foram forçados a suspender as práticas aos sábados, alternando-as para os domingos. Porém, o professor não deixaria isso tão fácil. Ele pediu a Luis que entregasse o relatório final do curso em um sábado. No entanto, convencido de que ainda seria uma falha com o Senhor, Luis decidiu não entregar o relatório.

Resignado, ele voltou a cair de joelhos diante do Senhor. Vendo-se obrigado a matricular-se pela quinta vez no mesmo curso, ele foi à faculdade para fazer a papelada. Ao passar pelo laboratório de Entomologia Agrícola, viu as notas finais do curso e, para sua surpresa, seu nome estava com as notas. O professor o havia aprovado. Deus sempre honra aos que O honram e são fiéis a Ele.

ORAÇÃO INTERCESSORA 

Agora é o momento de ter um verdadeiro encontro com o Senhor. Oremos para que Deus fortaleça cada um de Seus filhos, a fim de que consigam se preparar durante a semana e guardar o sábado fielmente. Oremos pelos jovens que enfrentam problemas em seus estudos ou trabalho.

MENSAGEM 

Os rabinos haviam exagerado a proibição sobre a observância do sábado até o ponto de incluir nela tudo o que representasse uma analogia com os trabalhos de arar ou ceifar: cortar um galho, colher frutos, etc. Eles foram os maiores formalistas que existiram no mundo. Sua santidade consistia em lavatórios, jejum e trajes especiais, ao mesmo tempo em que não se ocupavam do arrependimento, da fé e da pureza.

Alguns intérpretes modernos da Bíblia não compreendem corretamente a atitude de Jesus para com o sábado. Eles acham que Jesus não guardava o sábado direito, como a lei de Moisés mandava, porque deixava os discípulos colherem cereal para comer no dia de sábado e porque Ele curava as pessoas no dia de sábado também.

Alguns também acham que essa atitude de Jesus deve ser interpretada como uma rejeição Sua do quarto mandamento, mas o Mestre mostra que o sábado foi criado para trazer bem ao ser humano, e não para ser um fardo esmagador, como era para a maioria das pessoas.

O sábado foi instituído para o bem do homem, para o descanso de seu trabalho durante a semana. Jesus mostra aos fariseus que toda a grandeza do sábado está em função do homem. Em coerência com essa interpretação, a passagem termina proclamando que o Filho do Homem é Senhor do sábado.

Deus criou primeiro o homem, não o dia de repouso (Gn 1:26-2:3). Esse dia foi instituído para ser uma bênção, para manter o homem em boa saúde e feliz, de modo que ele meditasse com tranquilidade nas obras de Seu Criador, deleitando-se em Jeová (Is 58:13-14) e esperando com alegre antecipação o repouso que resta para o povo de Deus (Hb 4:9).

O que Jesus queria mostrar aos fariseus é que a verdadeira observância do sábado consiste em fazer tudo o que nos aproxima de Deus e nos ajude a entender melhor Sua vontade para nós. Ao passar tempo com o Senhor e adorá-Lo em seu dia, estaremos mais dispostos a fazer Sua vontade, e ficaremos alegres em contribuir com a felicidade e o bem-estar de outros também (Is 58:13 e Mc 2:27-28).

A principal razão para nossa fé e para nossas práticas deveria ser o “está escrito”. Tenhamos sempre ao nosso lado a palavra de Deus em todas as questões que são debatidas, procuremos apresentar o fundamento bíblico de nossa conduta e mostremos a nossos opositores que a Bíblia é nossa regra. No entanto, se queremos usar a Bíblia como Jesus fez, devemos conhecê-la bem.

ESPÍRITO DE PROFECIA 

“Embora estejamos cercados por uma atmosfera corrompida e manchada, não precisamos respirar seus miasmas, mas podemos viver na atmosfera limpa do céu. Podemos fechar a entrada a toda a imaginação impura e a todo pensamento perverso, elevando a alma a Deus através da oração sincera. Aqueles cujo coração esteja aberto para receber o apoio e a bênção de Deus caminharão em uma atmosfera mais santa que a do mundo e terão constante comunhão com o Céu” (La Oración, p. 12, tradução livre).

MÃO NA MASSA 

Louvor: Se possível, tenha uma orquestra ao vivo. A ideia é que para Deus e no dia do Senhor temos que dar sempre o melhor. Se não houver a possibilidade, o grupo de músicos deve levar a igreja a refletir sobre o tema em cada música.

Testemunho: Se puder, procure um jovem da igreja que tenha uma experiência semelhante para uma entrevista. Conclua este momento enfatizando que o verdadeiro motivo de nossa fidelidade à observância do sábado é nosso profundo amor pelo Senhor, sendo testemunhas diante do mundo de nossa fidelidade a Ele.

Oração intercessora: Convide os jovens que têm a necessidade de ser fiéis ao Senhor na observância do sábado para estar no centro de um círculo de oração. Termine mencionando as promessas que Deus deixou na Bíblia.

Mensagem: Faça um altar onde os jovens coloquem escritos, em um pedaço de papel, suas lutas e dificuldades, e façam um compromisso em relação à observância do sábado. No final da mensagem, faça um apelo para que todos se aproximem do altar e faça uma oração de compromisso e fidelidade ao Senhor, especialmente na observância do sábado.

---
Fonte: Revista Ação Jovem 3º Trinmestre 2018