$type=grid$count=4$tbg=rainbow$meta=0$snip=0$rm=0$show=home

Programa JA: Fidelidade à prova de fogo

Alfonso Pinedo Barboza – Líder de Jovens da Missão Peruana Central Sul/UPS “ Certo sábado Jesus estava passando pelas lavouras de cereal...

Alfonso Pinedo Barboza – Líder de Jovens da Missão Peruana Central Sul/UPS

Certo sábado Jesus estava passando pelas lavouras de cereal. Enquanto caminhavam, seus discípulos começaram a colher espigas. Os fariseus lhe perguntaram: ‘Olha, por que eles estão fazendo o que não é permitido no sábado?’ Ele respondeu: ‘Vocês nunca leram o que fez Davi quando ele e seus companheiros estavam necessitados e com fome? Nos dias do sumo sacerdote Abiatar, Davi entrou na casa de Deus e comeu os pães da Presença, que apenas aos sacerdotes era permitido comer, e os deu também aos seus companheiros’. E então lhes disse: ‘O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim, pois, o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado’.” (Mc 2:23-28).

LOUVOR 
Somos teus – CD Jovem 2012
Tu és o meu Deus – CD Jovem 2011
Cada novo dia – CD Jovem 2009

» Baixar Programa em PDF: Programa JA - Fidelidade à prova de fogo

TESTEMUNHO 

Luis Polo Medina é um engenheiro agrônomo que precisou superar duras provas para poder obter seu título profissional, mas ele nunca foi infiel à guarda do sábado e Deus recompensou grandemente sua fidelidade. Enquanto Luis estava em seu último curso (Entomologia Agrícola) da faculdade, no qual já havia reprovado quatro vezes por causa do sábado, ele voltou a enfrentar a mesma dificuldade. Ele pediu diversas vezes ao professor para que o liberasse das atividades no sábado e obteve apenas “não” como resposta. Então Luis colocou sua causa nas mãos do Senhor.

Depois de uma série de situações que a universidade teve que enfrentar, eles foram forçados a suspender as práticas aos sábados, alternando-as para os domingos. Porém, o professor não deixaria isso tão fácil. Ele pediu a Luis que entregasse o relatório final do curso em um sábado. No entanto, convencido de que ainda seria uma falha com o Senhor, Luis decidiu não entregar o relatório.

Resignado, ele voltou a cair de joelhos diante do Senhor. Vendo-se obrigado a matricular-se pela quinta vez no mesmo curso, ele foi à faculdade para fazer a papelada. Ao passar pelo laboratório de Entomologia Agrícola, viu as notas finais do curso e, para sua surpresa, seu nome estava com as notas. O professor o havia aprovado. Deus sempre honra aos que O honram e são fiéis a Ele.

ORAÇÃO INTERCESSORA 

Agora é o momento de ter um verdadeiro encontro com o Senhor. Oremos para que Deus fortaleça cada um de Seus filhos, a fim de que consigam se preparar durante a semana e guardar o sábado fielmente. Oremos pelos jovens que enfrentam problemas em seus estudos ou trabalho.

MENSAGEM 

Os rabinos haviam exagerado a proibição sobre a observância do sábado até o ponto de incluir nela tudo o que representasse uma analogia com os trabalhos de arar ou ceifar: cortar um galho, colher frutos, etc. Eles foram os maiores formalistas que existiram no mundo. Sua santidade consistia em lavatórios, jejum e trajes especiais, ao mesmo tempo em que não se ocupavam do arrependimento, da fé e da pureza.

Alguns intérpretes modernos da Bíblia não compreendem corretamente a atitude de Jesus para com o sábado. Eles acham que Jesus não guardava o sábado direito, como a lei de Moisés mandava, porque deixava os discípulos colherem cereal para comer no dia de sábado e porque Ele curava as pessoas no dia de sábado também.

Alguns também acham que essa atitude de Jesus deve ser interpretada como uma rejeição Sua do quarto mandamento, mas o Mestre mostra que o sábado foi criado para trazer bem ao ser humano, e não para ser um fardo esmagador, como era para a maioria das pessoas.

O sábado foi instituído para o bem do homem, para o descanso de seu trabalho durante a semana. Jesus mostra aos fariseus que toda a grandeza do sábado está em função do homem. Em coerência com essa interpretação, a passagem termina proclamando que o Filho do Homem é Senhor do sábado.

Deus criou primeiro o homem, não o dia de repouso (Gn 1:26-2:3). Esse dia foi instituído para ser uma bênção, para manter o homem em boa saúde e feliz, de modo que ele meditasse com tranquilidade nas obras de Seu Criador, deleitando-se em Jeová (Is 58:13-14) e esperando com alegre antecipação o repouso que resta para o povo de Deus (Hb 4:9).

O que Jesus queria mostrar aos fariseus é que a verdadeira observância do sábado consiste em fazer tudo o que nos aproxima de Deus e nos ajude a entender melhor Sua vontade para nós. Ao passar tempo com o Senhor e adorá-Lo em seu dia, estaremos mais dispostos a fazer Sua vontade, e ficaremos alegres em contribuir com a felicidade e o bem-estar de outros também (Is 58:13 e Mc 2:27-28).

A principal razão para nossa fé e para nossas práticas deveria ser o “está escrito”. Tenhamos sempre ao nosso lado a palavra de Deus em todas as questões que são debatidas, procuremos apresentar o fundamento bíblico de nossa conduta e mostremos a nossos opositores que a Bíblia é nossa regra. No entanto, se queremos usar a Bíblia como Jesus fez, devemos conhecê-la bem.

ESPÍRITO DE PROFECIA 

“Embora estejamos cercados por uma atmosfera corrompida e manchada, não precisamos respirar seus miasmas, mas podemos viver na atmosfera limpa do céu. Podemos fechar a entrada a toda a imaginação impura e a todo pensamento perverso, elevando a alma a Deus através da oração sincera. Aqueles cujo coração esteja aberto para receber o apoio e a bênção de Deus caminharão em uma atmosfera mais santa que a do mundo e terão constante comunhão com o Céu” (La Oración, p. 12, tradução livre).

MÃO NA MASSA 

Louvor: Se possível, tenha uma orquestra ao vivo. A ideia é que para Deus e no dia do Senhor temos que dar sempre o melhor. Se não houver a possibilidade, o grupo de músicos deve levar a igreja a refletir sobre o tema em cada música.

Testemunho: Se puder, procure um jovem da igreja que tenha uma experiência semelhante para uma entrevista. Conclua este momento enfatizando que o verdadeiro motivo de nossa fidelidade à observância do sábado é nosso profundo amor pelo Senhor, sendo testemunhas diante do mundo de nossa fidelidade a Ele.

Oração intercessora: Convide os jovens que têm a necessidade de ser fiéis ao Senhor na observância do sábado para estar no centro de um círculo de oração. Termine mencionando as promessas que Deus deixou na Bíblia.

Mensagem: Faça um altar onde os jovens coloquem escritos, em um pedaço de papel, suas lutas e dificuldades, e façam um compromisso em relação à observância do sábado. No final da mensagem, faça um apelo para que todos se aproximem do altar e faça uma oração de compromisso e fidelidade ao Senhor, especialmente na observância do sábado.

---
Fonte: Revista Ação Jovem 3º Trinmestre 2018

COMENTÁRIOS

Nome

2016,41,2017,23,2018,24,2019,3,Ano Bíblico JA,5,Artigos,104,Aventureiros,28,Boletim UJA,21,Bom de Biblia,2,Brincadeiras Sociais,4,CD Jovem 2010,7,CD Jovem 2011,12,CD Jovem 2012,9,CD Jovem 2013,3,CD Jovem 2014,6,CD Jovem 2015,7,CD Jovem 2016,6,CD Jovem 2017,4,CD Jovem 2018,1,Clube de Jovens,8,Concursos Biblicos,10,Culto Jovem,14,Curiosidades,3,Cursos Online,6,Datas Especiais,15,Desbravadores,36,Dia do Aventureiro,1,Dia do Desbravador,3,Dia do JA,29,Dinâmicas,10,Domingos Especiais,10,Estudos Biblicos,8,Evangelismo,9,Featured,14,GAJA,3,Geração 148,1,Gincanas,3,Ideais JA,3,Jogos Bíblicos,14,Jograis,9,Letras de Músicas,11,Liderança,39,Livros,9,Livros do Ano,9,Materiais | Downloads,30,Meditação,47,Ministério Jovem,48,Missão Calebe,1,Músicas,1,Músicas JA,45,Mutirão de Natal,1,Natal,2,Operação Resgate,4,Palestras,2,Perguntas e Respostas,1,Programas JA,26,Projeto Reencontro,5,Projetos,2,Recentes,105,Revista Ação Jovem,18,Semana Santa,5,Sexta Jovem,1,SOJA,12,Tema Jovem 2010,8,Tema Jovem 2011,4,Tema Jovem 2012,1,Tema Jovem 2013,4,Tema Jovem 2015,3,Tema Jovem 2016,2,Tema Jovem 2017,6,Tema Jovem 2018,1,Tema Jovem 2019,2,Uniformes,2,Universitários,1,Vídeos,14,Vigília Jovem,2,
ltr
item
.: Universo Jovem Adventista: Programa JA: Fidelidade à prova de fogo
Programa JA: Fidelidade à prova de fogo
https://1.bp.blogspot.com/-Ki5NyjejLOQ/WzY6KKpajZI/AAAAAAAADHc/6jevjKOm6IcJXMlJmOfxZ5PCbEyhFkqsQCLcBGAs/s640/Programa%2BJA%2B-%2BFidelidade%2B%25C3%25A0%2BProva%2Bde%2BFogo.png
https://1.bp.blogspot.com/-Ki5NyjejLOQ/WzY6KKpajZI/AAAAAAAADHc/6jevjKOm6IcJXMlJmOfxZ5PCbEyhFkqsQCLcBGAs/s72-c/Programa%2BJA%2B-%2BFidelidade%2B%25C3%25A0%2BProva%2Bde%2BFogo.png
.: Universo Jovem Adventista
https://universojovemadv.blogspot.com/2018/06/programa-ja-fidelidade-prova-de-fogo.html
https://universojovemadv.blogspot.com/
https://universojovemadv.blogspot.com/
https://universojovemadv.blogspot.com/2018/06/programa-ja-fidelidade-prova-de-fogo.html
true
1245779840214816564
UTF-8
Carregar Todos os Artigos Nenhum Artigo encontrado VER TUDO Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS ARTIGOS Ver Tudo RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS Não foi encontrado enhum artigo com este termo Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais do que 5 semenas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy