Programa JA: Envia-nos

Pr. Tiago dos Santos – Diretor do Ministério Jovem – ACP/USB

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaías 6:8).

LOUVOR 
Eu sou a mensagem – CD Jovem 2015
Maravilhas – CD Jovem 2013
Eis-me aqui – CD Adoradores 2

» Baixar Programa em PDF: Programa JA - Envia-nos

TESTEMUNHO 

Em 1921, o casal Leo Blair Halliwell e sua esposa Jessie Rowley iniciaram sua obra como missionários em território brasileiro. Ao chegarem no Brasil ele, que era engenheiro e pastor, e ela, enfermeira, viram a grande necessidade de iniciar uma obra médico-missionária na região norte do país, que naquele momento, tinha apenas 3 membros.

Em 1930, após conseguir algumas doações, Leo Halliwell deu início às suas atividades na clínica aquática Luzeiro I, navegando pelos rios da bacia amazônica nos estados do Pará e do Amazonas.

Em seu trabalho, pessoas infectadas por malária, ancilostomose, framboesia, varíola e outras doenças tropicais eram atendidas gratuitamente e, posteriormente, recebiam instruções sobre a Palavra de Deus. Durante essas três décadas de trabalho, milhares de pessoas aceitaram a Cristo, dezenas de igrejas foram construídas, outras lanchas foram adquiridas e o Reino de Deus avançou na região norte do país. O trabalho do casal nos mostra como podemos sair de nossa zona de conforto, nos misturar com culturas diferentes, atender as necessidades das pessoas e apresentar Cristo à elas.

ORAÇÃO INTERCESSORA 

Separe um momento para orar em favor daqueles que estão dedicando sua vida a apresentar o amor de Deus para pessoas de outras culturas. Ore também para que o Senhor nos inspire a ter a motivação para servir os outros no próprio local em que estamos, suprindo as necessidades da comunidade ao nosso redor.

MENSAGEM 

Após Isaías ter recebido o completo perdão, o Senhor revela o Seu desígnio para a vida dele e o plano de Deus se torna claro. Uma vez que Isaías foi perdoado, já não consegue viver da mesma maneira que vivia antes. Isaías se apresenta e Deus dá a ele uma incumbência.

Aquilo que ele vira, que antes lhe trazia pavor, agora o incita a trabalhar. Sem entusiasmo Isaías não conseguiria levar a cabo sua tão difícil obra, descrita nos versos restantes do capítulo 6.

É interessante que Deus não chama diretamente o profeta. Em vez disso Ele indaga: Quem irá por mim? Isaías se candidata, prontamente, mostrando o espírito que um servo de Deus deve ter. A resposta de Isaías foi fruto de sua compreensão da graça de Deus.

Quando somos perdoados por Deus, não nos resta outra coisa se não compartilhar Seu amor com os que estão ao nosso redor. Podemos fazer isso indo ao outro lado do mundo, ao outro lado do país ou ao outro lado da rua em que moramos, atendendo as pessoas de acordo com a necessidade delas, atuando mesmo em diferentes culturas, apresentando um cristianismo relevante para elas e suprindo suas necessidades dessa vida e da futura.

Seja um cristão relevante!

Leia, reflita em oração e responda com sinceridade as seguintes perguntas:

• Quais são as necessidades das pessoas ao meu redor?
• Como é formada a comunidade vizinha à minha igreja?
• Quais são os gostos, práticas e rotinas do meu próximo?
• Como posso relacionar-me com eles para apresentar- -lhes o amor de Deus?
• Como posso mostrar a Cristo para as pessoas em suas diferentes culturas sem comprometer a mensagem? Jovem, que Deus guie seus passos nessa missão.

ESPÍRITO DE PROFECIA

“Jesus entrava em contato pessoal com os homens. Não Se mostrava arredio e afastado daqueles que necessitavam Seu auxílio. Ele penetrava os lares dos homens, confortava os tristes, curava os enfermos, alertava os descuidados, e saía pelas vizinhanças fazendo o bem. E se seguirmos os passos de Jesus, precisamos fazer como Ele fazia. Temos que dar aos homens a mesma bondosa ajuda que Ele dava” (Beneficência Social, p. 60).

MÃO NA MASSA 

Louvor: Busque, através do louvor, levar os adoradores a compreender a missão e o chamado que Deus tem para cada um de nós. Use textos bíblicos.

Testemunho: Apresente o vídeo http://youtube.com/watch?v=OSKU8zGaRKE para os presentes. Termine esse momento desafiando cada um a pensar como pode desenvolver seus dons, talentos, habilidades e recursos para testemunhar de Deus. Destaque que podemos atuar como missionários em lugares distantes ou ao lado de nossa casa ou igreja.

Oração Intercessora: Aproveite esse momento para orar individualmente por aqueles que estão trabalhando em missões distantes, mas também por aqueles que precisam ter esse mesmo ímpeto em sua própria cidade. Em outro momento do programa, ore em pequenos grupos por aqueles jovens que se sentem estimulados a dedicar sua vida para a missão e sentem que Deus os está chamando. Ao final cada um pode dizer que tipo de trabalho missionário tem realizado.

Mensagem: Depois de apresentar a mensagem, divida os participantes em grupos e deixe que eles discutam as perguntas mencionadas. Depois disso, convide cada grupo para apresentar as respostas e desafie a igreja a impactar a comunidade colocando em prática aquilo que discutiram.

--
Fonte: Revista Ação Jovem 3º Trimestre, 2018