Programa JA: Heróis da Fé

Marcelo Quiñones – Ministério Jovem AAS – UA

Os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões […]” - (Hebreus 11:33)

LOUVOR
Eis-me aqui – Adoradores 2
Inteiramente fiel – CD Jovem 2007
Fé e Ação – Adoradores 3


» Baixar Programa em PDF: Programa JA - Heróis da Fé

TESTEMUNHO

Por definição, herói, heroína é: 

1) Pessoa que se distingue por ter realizado uma façanha ex traordinária, especialmente porque se requer muita coragem. 

2) Personagem principal emuma obra literária ou cinematográfica, especialmente aquela que produz admiração por suas boas qualidades.

Em ambas as definições, duas palavras podem ser destacadas: coragem e admiração. Não se pode ser um herói se não se tem coragem. Ou seja, alguém pode tentar fazer algo extraordinário e talvez
consiga, mas a coragem dessa pessoa é a que distingue o fato. E esse valor ganha a admiração e o respeito dos outros.


Em 17 de novembro de 2017, estreou o filme
Liga da Justiça, um filme que reúne vários super-heróis que tentam salvar a humanidade de um inimigo de outro mundo. Esses personagens, entre outros, são há anos motivo de admiração e “imitação” de crianças e adultos. Por quê? A resposta é simples, porque os admiramos: “Amamos nossos super-heróis porque eles se recusam a falhar conosco. Podemos analisá-los e dizer que não existem. Podemos matá-los, proibi-los, tirar sarro deles e ainda assim acabarão voltando, para nos lembrar de quem somos e de quem imaginamos poder  ser”.

ORAÇÃO INTERCESSORA

Hoje é um dia especial no qual intercederemos por nossos amigos. Muitos podem se sentir frustrados e decepcionados por pessoas que eles admiravam. Talvez eles sintam que não são admirados. Talvez eles se sintam desapontados com Jesus. Você já se sentiu assim? Decepcionado com alguém? Oremos para que Deus nos ajude a ter nosso olhar nEle, que sabe quando é o melhor momento para agir em nosso favor e, acima de tudo, nunca nos decepcionará.

MENSAGEM:

Na Bíblia, podemos encontrar histórias de personagens que conquistaram nossa admiração. 

Hebreus 11 é conhecido como a seção dos heróis da fé. Pessoas reais, de carne e osso, de nosso planeta, sem “su perpoderes”. Eles somente tinham a fé no Todo-Poderoso. Pessoas que confiavam nas promessas de Deus e sabiam que Ele as cumpriria. Nessa “galeria dos heróis da fé”, pode-se ver a ação. Será que nós também podemos ser heróis? 

Queremos desafiar todos os jovens cristãos a não desejarem ser Outra coisa senão o que eles realmente são:heróis da fé em ação. E isso pode ser traduzido em salvação e serviço.Salvar do pecado requer um super (divino) poder: o perdão. E só em Cristo Jesus podemos encontrá-lo (At 4:12).Guiar no serviço também requer um super (divino) poder: dons e talentos consagrados. E somente o Espírito Santo é quem pode nos conceder (At 1:8).

ESPÍRITO DE PROFECIA

“A fé e as obras andam de mãos dadas; elas atuam harmoniosamente na obra de vencer. As obras sem fé são mortas, e a fé sem obras é inoperante. As obras nunca nos salvarão; é o mérito de Cristo que será eficaz em nosso favor. Mediante a fé nEle, Cristo tornará todos os nossos esforços imperfeitos aceitáveis a Deus. A fé que precisamos ter não é uma fé indolente; a fé que salva é aquela que opera pelo amor e purifica o ser. Quem quer levantar a Deus mãos santas, sem ira e sem rancor, andará inteligentemente no caminho dos mandamentos de Deus” (Fé e Obras, p. 42).


MÃO NA MASSA

Louvor: A música central deste programa é: Fé e Ação, um sinônimo de Salvação e Serviço. Você pode distribuir a letra dessa música para que seja analisada.

Testemunho: Tendo em conta este tema, seria interessante projetar imagens do filmeLiga da Justiça, e do aplicativoHeróis da Fé. Extrair partes do artigo https://elvuelodelalechuza.com/2016/05/24/justicia-cultura-y-comics-filosofia-y-
-superheroes/) para entender mais a necessidade de crer em super-heróis. Porém, na seção da Mensagem, devemos dar mais ênfase ao nosso objetivo: salvação e serviço.


Oração intercessora: Antes de orar, a pessoa escolhida para este momento pode ler partes destacadas de Hebreus 11. Anotem cada pedido de oração e deixe que os destinatários saibam através das redes sociais que nesse momento estarão orando por eles.
Mensagem: Seria importante ter o logotipo de Fé e Ação, e relacioná-lo com salvação e serviço (Pode ser projetado ou mostrado em gráficos impressos). Também poderíamos baixar e ensinar o aplicativo Heróis da Fé. Para que a mensagem fique mais gravada na mente das pessoas, seria bom realizar uma atividade missionária para avaliar a fé posta em ação. Termine o programa pedindo a alguém que convide todos repetir várias vezes o Objetivo JA; alguém que diga: “Salva-ção”, e que o grupo complete: “e serviço”. Então: “Fé” – “e ação”.

Fonte: Revista Ação Jovem, 4º T, 2018