Jogral: Estrelas do Natal

Natal chegando e a gente que trabalha nos ministérios da Igreja correndo atrás de materiais para organizarmos o programa. Nós não celebramos a data (25 de dezembro), aproveitamos a ocasião para mostrar o verdadeiro sentido do Natal.

"Que Jesus nasça em nossos corações neste Natal"


Título: Estrelas do Natal

Orientações: Nove mensageiras do rei. Devem estar vestidas de branco, com uma faixa verde, larga na cintura. Na faixa aparece o nome da estrela, que cada uma representa. Devem ficar de tal modo que todos possam ler os nomes das estrelas, em suas faixas. São elas: fé, esperança, amor, salvação, obediência, paz, boa vontade, oração e louvor.

1 – 2 – guiadas por uma estrela de resplendente fulgor. Magos do oriente foram até Jerusalém a procura do menino Jesus.

3 – 4 – dizem: onde esta aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a suaestrela no oriente e viemos adorá-la.

5 – 6 – e o rei Herodes se perturbou e toda a Jerusalém com ele.

7 – 8 – Herodes congregou todos os príncipes dos sacerdotes. E os escribas do povo, e lhes perguntou onde havia de nascer o Cristo.

Todas – e eles lhe disseram: em Belém da Judéia. Porque assim está escrito pelo profeta.

9 – e tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és à menor dentre as capitais de Judá…

1 – … Porque de ti sairás o guia que ha de apascentar o meu povo de Israel.

2 – Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.

3 – enviando-os a Belém, disse:

Todas – ide e perguntai diligentemente pelo menino, e quando o achardes participai-me para que também eu o adore.

4 – 5 – E tendo eles ouvido o rei, partiram…

6 – 7 – … E eis que a estrela que tinham visto no oriente, ia diante deles, até que chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.

Todas – e, vendo eles a estrela. Alegraram-se muito, com grande alegria.

1 -2 – 3 – e, entrando na casa…

4 – 5 – 6 – … Acharam o menino com Maria, sua mãe, e…

7 – 8 – 9 – … Prostrando-se, o adoraram,

8 – e abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas:

Todas – ouro, incenso e mirra. (as mensageiras cantam a primeira estrofe e o coro do hino das mensagens: Contaremos a história)

Todas – somos neste mundo, estrelas que continuam guiando a Jesus os que estão ansiosos à sua procura. Iluminadas pelo grande e resplendente brilho da estrela da manhã, que é Jesus. Procuramos cumprir neste mundo a tarefa de encaminhar pecadores a Jesus. Sem o nosso brilho o mundo estaria em densas trevas.

1 – eu sou a estrela da fé. “E pela graça sois salvos por meio da fé”, lemos em Efésios 2:8. Esta é uma estrela de primeira grandeza na vida cristã. Sem a fé o pecador não pode chegar a Jesus. Em Gálatas 3:26 lemos: porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus”. Estas palavras provam o grande valor da estrela de fé.

2 – eu sou a estrela da esperança. O Senhor Jesus Cristo, esperança nossa, é alcançado por aqueles que seguem o meu brilho”. Movidos de grande esperança, os magos chegaram até Jesus. Felizes aqueles que depositam em Jesus Cristo a. Sua esperança, porque ele, somente ele, é a única esperança.

3 – eu sou a estrela do amor. Sem o meu brilho, ninguém irá a Jesus. Os magos foram a ele movidos de grande amor. Mas eu prefiro me lembrar do amor de Deus por nós. Eu gosto de pensar no grande amor de Cristo. Ele disse: Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

4 – eu sou a estrela da salvação. A minha estrela fica perto da estrela do amor. Como é bom pensar na salvação que nos é dada pelo amor de Deus como lemos em São João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”. A estrela da salvação é diretamente iluminada pela brilhante estrela da manhã, que é Jesus, nosso amado salvador.

5 – eu sou a estrela da obediência, e também tenho como objetivo guiar, com meu brilho, pessoas a Jesus. É uma estrela que segue à salvação. Em Atos 2:41 encontramos estas palavras “de sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra, e naquele dia agregaram-se quase três mil almas”.

6 – eu sou a estrela da paz. Reflito o brilho de cristo em minha vida. Quando Jesus nasceu, os anjos cantaram “paz na terra”. Só há paz, verdadeira paz, no coração que Cristo habita. De Jesus estas palavras: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; Eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. São João 14:27

7 – eu sou a estrela da boa vontade. Sou uma estrela de natal. Nas boas-novas do anjos aos pastores, resplandeceu o brilho de minha estrela. “Glória a deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens” Lucas 2:14. Se temos paz em nossos corações, nossas vidas são plenas de boa vontade para com todos os homens.

8 – eu sou estrela da oração. Também recebo luz da resplandecente estrela da manhã. Quem pode duvidar da promessa de Cristo?: “E tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis”. Mateus 21:22

9 - eu sou a estrela do louvor. A maravilhosa história do encontro dos magos fala do louvor que eles deram a Jesus quando o encontraram com Maria, sua mãe. Abrindo os seus tesouros lhe ofertaram presentes. E prostrando-se, o adoraram. Era o louvor sincero dos seus corações jubilosos e agradecidos. Quando somos guiados a Jesus, nosso coração se alegra e desejamos exclamar como o salmista: “encha-se a minha boca do teu louvor e da tua glória todo o dia”. Salmos 71:8

Todas – vistos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo… (cada uma repete o nome da estrala que representa.) Fé, esperança, amor, salvação, obediência, paz, boa vontade, oração, louvor.

P.S.: as mensageiras cantam o hino para as crianças “Sob a Estrela”, ou o hino “Brilhando”.

Sígrid Gleise – Central de Diretores JA 05/12/2002