Algumas Informações Sobre o Novo Manual do Ministério Jovem

2019 chegou e várias novidades. E com certeza a mais aguardada de todas é o lançamento do novo Manual do Ministério Jovem para a Divisão Sul-Americana!

A equipe Guia do Líder (participante ativa das atividades nas Uniões de Norte a Sul do Brasil) teve acesso ao novo Manual Jovem, e neste artigo vamos compartilhar com você algumas das novidades e impressões iniciais.

Disponibilidade e Lançamento

O novo Manual Jovem foi recebido nas Associações e Missões de toda DSA no ultimo mês de novembro e, atualmente, está sob a guarda do Departamento Jovem local. Ele ainda não foi “lançado” oficialmente ao público jovem, ou seja, não está disponível para aquisição, acesso ou download pelos diretores, regionais ou distritais. No momento ele está em “fase de internalização” pelas equipes de coordenação geral dos diversos campos, e sua previsão de lançamento oficial é para o início de 2019, em sua maioria no mês de fevereiro, mês em que alguns campos tem marcado os treinamentos de Regionais e Distritais.

Enquanto isso, apenas os líderes e coordenadores de jovens diretamente ligados ao Departamento Jovem das Associações e Missões receberam acesso ao manual a fim de se familiarizarem com o novo manual e desenvolverem os conteúdos a serem apresentados nos treinamentos de lançamento.

Sendo assim, a ordem é aguardar o lançamento oficial para ter acesso ao conteúdo na íntegra do material. Por esse motivo, nossa equipe não está autorizada, ainda, a divulgar informações privativas do manual ou alguns trechos/reproduções de seu conteúdo.


Principais novidades e mudanças

Agora o Manual Jovem é dividido em 10 seções, sendo estas correspondentes a cada uma das competências abordadas no novo curso de 10h do ministério jovem, como será descrito mais abaixo na seção de desenvolvimento de liderança. É fácil perceber que o principal foco do novo manual é desenvolvimento (capacitação) para o Discipulado.


Os primeiros dois capítulos tratam sobre a história, filosofia e ideais do Ministério Jovem, com o objetivo de situar os novos líderes e relembrar aos veteranos qual a base de nossa fé, objetivos e propósitos. Essa seção também trata como deve ser a visão do líder e o modo de discipulado para as novas gerações.

Nessa seção também contamos com dicas e planejamentos dos principais projetos realizados regularmente pelo ministério jovem, desde uma Escola Sabatina Jovem, até ao planejamento de uma Vigília ou Congresso de Jovens.

Os demais capítulos são compostos pela tríplice fundamental do fortalecimento da igreja nos últimos anos – Comunhão, Relacionamento e Missão – e o desenvolvimento de Liderança, este último é composto pelos capítulos finais do manual, acompanhado do novo Cartão de Líder.






Vários projetos, o mesmo objetivo

O novo manual agora traz a centralização dos principais projetos evangelísticos e de discipulado presentes na Divisão Sul-Americana: G148, OYiM (Um Ano em Missão), Missão Calebe, DNA.Com, PG My Style, A Sociedade, Estilo Life, GPS…Rota de Amizade, Conexão PG. Todos estes projetos, tem como princípio a organização dos jovens para salvar os jovens, e o manual expõe como cada um destes projetos tem transformado vidas e sido relevantes na vida e comunidade dos jovens adventistas.

Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL JA)

Todo o conteúdo do manual se integra, desenvolve e culmina com foco no PDL JA. O Programa de Desenvolvimento de Líderes da DSA é, como já mencionado anteriormente, voltado para capacitar os líderes em formação que estão envolvidos no ministério jovem, assim como para atualização daqueles que já foram investidos nas classes de liderança jovem.

O PDL estará disponível para aplicação, conforme o manual, presencialmente através do curso de 10 horas oferecido pela Associação/Missão ou em ambiente virtual, que contará com interações e videoaulas especiais.


Dentro do PDL JA serão desenvolvidas as 10 competências do líder JA, que possuem parte de seu conteúdo teórico presente no manual, e baseadas em 5 propósitos básicos descritos no capítulo de liderança no manual.

Novo cartão de liderança


O novo manual traz em si, além do novo regulamento de uniformes e cerimônias de liderança, também o novo cartão do Líder (clube de líderes) do qual falaremos mais detalhadamente no futuro. Nele estão elencadas as atividades a serem realizadas pelo líder em formação para que ao fim alcance o direito de ser investido em Líder Jovem.
O que vem por aí?

Como dito no início do post, não podemos, até o momento, dar muito spoiler sobre o conteúdo do novo Manual Jovem, mas tenham certeza que podem esperar muita coisa boa, muito conteúdo realmente relevante, e acima de tudo, um Guia do Líder JA completo, há muito aguardado e que vai sim fazer toda a diferença nessa nova geração.

Que através deste novo instrumento, possamos todos juntos apressar ainda mais a volta do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Maranata!

----
FONTE: Blog Guia do Líder