Programa JA: Uma obra inclusiva

Guiarei os cegos por um caminho que não conhecem, fá-los-ei andar por veredas desconhecidas; tornarei as trevas em luz perante eles e os caminhos escabrosos, planos. Estas coisas lhes farei e jamais os desampararei” (Is 42:16).

ADORAÇÃO 

Somos Jovens de Valor – CD Jovem 1996
Nas Mãos do Oleiro – DVD Adoradores 3
Mensageiro – CD Jovem 2006

TESTEMUNHO 

Meu filho Lucas nasceu em 30 de dezembro de 2012, às 18h20. A notícia que não esperávamos era que ele nascera com Síndrome de Down. Nesse dia, recebemos um milagre em nossas vidas, uma responsabilidade que estávamos dispostos a assumir com todo amor. Com o passar do tempo, nos demos conta de que Lucas não necessitava de pais como nós, mas nós é que precisávamos de um filho como ele. No dia a dia, eu raramente encontrava pessoas com Down, mas depois, eu os via em toda parte. Logo entendi que eles sempre estiveram ali, mas eu não os via; e pensei que se eu, sendo um cristão, não os via, muito menos o mundo os verá.

Uma vez, com muito carinho, uma pessoa me disse: “Pastor, fique tranquilo, seu filho tem o Céu garantido”. Essa pessoa, com boas intenções, fez um comentário um tanto errôneo, já que excluía o meu filho do plano da salvação, não reconhecendo que ele poderia tomar a decisão de aceitar a Jesus. Depois de pensar um pouco, respondi com carinho: “Obrigado, mas quero educar meu filho para que ele aceite a Jesus como seu salvador”.

ORAÇÃO INTERCESSORA 

Separe um momento para agradecer pela saúde, pela vida e tudo o mais que Deus nos tem dado. Ore pelas pessoas com necessidades especiais para que também possam aceitar a Jesus. Oremos para que Deus nos dê boas ideias para trabalhar nessa área em nossa igreja.

MENSAGEM 

Como igreja, devemos cumprir a missão de pregar o evangelho a cada uma das pessoas que Deus nos enviar, como claramente Ele indica em Mateus 28:19-20. A pergunta é: quão preparado estou para cumprir esse desafio? Devemos nos preparar pelo menos de duas maneiras:

1. Melhorar o relacionamento espiritual com Deus (permanente adoração ao Senhor, estudo da Bíblia, oração).

2. Estudar conteúdos, formas, estratégias, didáticas, materiais para levar a mensagem a todos. Será que, como igreja, notamos que todas as pessoas são diferentes, têm diferentes formas de pensar, diferentes realidades e também que existem muitas pessoas que têm alguma necessidade especial? O que estou fazendo para compartilhar a mensagem de forma efetiva? Que estratégias minha igreja está elaborando? A igreja é inclusiva para elas e suas famílias? Inclusão é integrar as pessoas na sociedade, buscando sua genuína contribuição de talentos e também cuidando para que elas recebam todos os benefícios que a sociedade oferece. Isso deve ocorrer nas áreas econômica, educativa e política.

Na igreja, inclusão é integração dessas pessoas dentro da comunidade de irmãos, buscando uma genuína contribuição de seus talentos e dons e cuidando para que elas recebam todos os benefícios que a igreja oferece. Algumas atitudes práticas que a igreja pode assumir para a inclusão de pessoas com necessidades especiais são:

1. Vida espiritual: Apoiar seu processo de aprendizagem e dependência de Deus.

2. Estudo da Bíblia: Cuidar para que eles tenham uma correta compreensão da mensagem bíblica e das doutrinas de forma básica. Para isso, a igreja deve capacitar os professores, adaptar salas de aula, materiais, etc.

3. Relacionamento: Acolhê-los nos diferentes grupos da igreja para eles sentirem que contribuem também com o grupo, de alguma forma.

4. Missão: Integração, não apenas deles, mas também de suas famílias, para que recebam apoio e amor da igreja.

5. Estrutura: Conscientizar a igreja local para que a estrutura conte com rampas de acesso, salas adequadas, sanitários adaptados, etc. Podemos dizer que conseguir a inclusão na igreja não depende apenas da pessoa, mas da superação de barreiras que temos em nós ou na igreja, para que possam ser feitas as adaptações necessárias que cada pessoa requer a fim de desenvolver sua vida cristã de maneira integral.

ESPÍRITO DE PROFECIA 

“Enfermeiras-missionárias que tratam dos doentes e mitigam a aflição dos pobres encontrarão muitas oportunidades de orar com eles, ler-lhes a Palavra de Deus e falar do Salvador. [...] Podem levar um raio de esperança à vida dos vencidos e desanimados” (A Ciência do Bom Viver, p. 144).

MÃO NA MASSA 

Adoração: Escolha músicas que falem sobre pregar a todos.

Testemunho: Busque uma família que tenha alguma pessoa com necessidades especiais, que tenha conseguido ir adiante graças a Deus e à igreja, para que compartilhe seu testemunho.

Oração Intercessora: Agradeça a Deus pelo que você tem e peça para ser semelhante a Ele, para aceitar de coração a todos e trabalhar por eles.

Mensagem: Depois de analisar o tema, reúnam- -se em grupos para observar a realidade da igreja e criar planos para uma igreja inclusiva, considerando quais benefícios a igreja local possui e quais ainda lhe faltam.

----
FONTE: Revista Ação Jovem 1º Trimestre de 2019