Programa JA: Aquela que mora em meu coração

Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.” - Provérbios 31:28

LOUVOR 

Eu Só Quero Estar Onde Estás – CD Jovem 1995
A Única Saída – CD Jovem 1996
Nos Braços de Jesus – CD Jovem 1996

TESTEMUNHO 

Um jovem deve ir à frente e apresentar o vídeo da música do Pedro Valença para as mães – Teimosia (link no bloco Mão na Massa). Se houver tempo também é interessante que um filho vá à frente e conte algo especial sobre sua mãe, que tenha transformado sua vida espiritual.

ORAÇÃO INTERCESSORA 

Dentro da igreja temos jovens cujas mães não estão presentes. Pelo poder de Deus oremos pelas mães afastadas dos caminhos do Senhor e pelas mães fiéis, que têm os joelhos dobrados em constante oração por seus filhos.

MENSAGEM NARRADOR: Toda mãe é “muitas” em uma só. Ela se desdobra para cumprir todos os seus papéis. Seja em casa, no trabalho ou na igreja, faz tudo com maestria e excelência. Dentro dela cabem muitas mães, e hoje vamos conhecer o que algumas mães da Bíblia podem trazer de exemplo para todas as mães que temos aqui:

EVA – CORAGEM: Esta é a primeira mãe da humanidade. Apesar de todo o sofrimento que as mães sentem por causa das escolhas erradas dos filhos, Eva alegrou-se com o nascimento de Sete. Ela nos ensina o respeito da obediência a Deus na tarefa de trazer ao mundo os filhos.

SARA – LEALDADE: Ela recebeu a promessa de que seria mãe de muitas nações. Porém, antes, precisou exercer sua fé. Foi leal a seu marido e a Deus aceitando ter um filho mesmo com idade avançada. Foi quem criou Isaque com amor e retidão.

REBECA – DETERMINAÇÃO: Rebeca não podia ter filhos, mas, através do poder da oração, ela gerou gêmeos. Buscando sempre obedecer a Deus, tomou decisões e mudou rumos, sendo assertiva em sua determinação, desafiando até mesmo os costumes da época em que viveu.

ANA – CONSTÂNCIA: Ana também não podia ter filhos e orou ao Senhor prometendo que, se Ele lhe concedesse o privilégio de ser mãe, ela entregaria seu filho a Ele. Ela teve sua oração respondida. No tempo certo deu à luz um menino que, após desmamar, entregou a Deus.

ISABEL – OBEDIÊNCIA: Esta mulher fervorosa, que não podia ter filhos, era fiel e obediente. Passava seus dias servindo a Deus. Na sua velhice, um anjo apareceu e disse que ela teria um filho. Mesmo com a idade avançada ela o gerou e o criou para ser aquele que prepararia o caminho para o Messias.

MARIA – SUBMISSÃO: Escolhida dentre todas as outras mulheres que nasceram no mundo, Maria era especial, conhecedora das Escrituras e forte. Ao receber a visita do anjo, informando que ela geraria o Salvador do mundo, ela simplesmente respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor”. Ela sabia dos riscos de morte que a acompanhariam, porém escolheu ser obediente e fiel, sujeitando-se à vontade de Deus. A inspiração e exemplo dessas mães fortalecem as mães de hoje.

ESPÍRITO DE PROFECIA

“O lar deve ser para as crianças o mais atrativo lugar do mundo, e sua maior atração deve ser a presença da mãe. As crianças têm natureza sensível e amorável. Facilmente se consegue agradar-lhes, e facilmente também se pode torná-las infelizes. Mediante uma disciplina suave, em palavras e atos, as mães conseguem unir os filhos ao seu coração.” - A Ciência do Bom Viver, pág. 338 .

MÃO NA MASSA 

LOUVOR: Crianças devem participar do louvor congregacional. Ensaiar as músicas antes com elas.

TESTEMUNHO: Um jovem deve ir à frente e apresentar o vídeo da música do Pedro Valença para as mães - Teimosia: https://www.youtube.com/watch?v=YVjpybyADXo Se houver tempo, também é interessante que um filho vá à frente e conte algo especial sobre sua mãe, que tenha transformado sua vida espiritual.

ORAÇÃO INTERCESSORA: Convide um filho e uma filha (um de uma mãe presente e um de uma mãe ausente) para fazerem duas orações pelas mães afastadas da igreja e pelas mães que estão na igreja.

MENSAGEM 

– MÃES NA BÍBLIA: Este momento é importante para lembrarmos de mães que são referência na Bíblia. Combine com as crianças para realizarem essa parte. Elas não precisam falar nada, apenas estar vestidas com roupas dos tempos bíblicos e entrar segurando uma placa com a palavra que caracteriza cada uma das personagens.

Por exemplo: Eva pode estar com uma coroa de flores na cabeça e uma beca branca, na placa, escrito

CORAGEM. O narrador então lê o texto enquanto cada criança entra e fica na frente até todas entrarem:

Eva - CORAGEM
Sara - LEALDADE
Rebeca - DETERMINAÇÃO
Ana - CONSTÂNCIA
Isabel - OBEDIÊNCIA
Maria - SUBMISSÃO

----
Fonte: Revista Ação Jovem 2º Trimestre, 2019