O que é Discipulado Digital?

Antes de respondermos à pergunta, o que é o discipulado digital, devemos perguntar: estamos no final das respostas das pesquisas on-line? Estamos fornecendo esperança na seção de comentários? Nossos vídeos e sites respondem a perguntas? E nossas contas de mídia social estão fazendo as pessoas sentirem que encontraram um lar digital para a igreja?


Em média, o Google processa mais de 40.000 consultas de pesquisa a cada segundo.  2,5 bilhões de pessoas usam o WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger ou o aplicativo do Facebook. E o YouTube processa mais de 3 bilhões de pesquisas por mês. O discipulado digital nos permite ter uma voz estratégica e influente nas conversas online.


É claro que temos algo a dizer, mas estamos falando? E quando ousamos dizer algo, isso está sendo ouvido?


DISCÍPULOS NA ERA DOS GIFS E MEMES


O discipulado digital é um movimento para fazer discípulos e inspirar as pessoas a crescerem em discipulado.


Essa missão permanece a mesma do chamado ao discipulado há mais de 2.000 anos. Os objetivos não mudaram, mas o ambiente é barulhento.


O público que estamos tentando alcançar é inundado por um fluxo de informações do tamanho de uma mangueira de incêndio. Todo mundo on-line é um "especialista" com algo a dizer. E tudo isso é antes de considerarmos a TV sob demanda, como Netflix, Hulu e Stan, oferecendo entretenimento sem fim ao nosso alcance.


Estamos brincando com os meninos grandes e precisamos vir preparados.


Nós sabemos que a história convincente de Jesus é necessário e mais relevante agora do que nunca. E enquanto o Discipulado Digital nos permite conversar com grandes grupos-alvo de maneiras sem precedentes, é imperativo que nos tornemos mais experientes em nossos métodos no espaço on-line.


“Somente o método de Cristo dará verdadeiro sucesso ao alcançar as pessoas. O Salvador se misturou aos homens como alguém que desejava o bem deles. Ele mostrou simpatia por eles, atendeu às suas necessidades e conquistou sua confiança. Então Ele lhes disse: “Sigam-me.


O método de Cristo ainda é aplicável na era dos bate-papos memes, gifs, FaceTime e Whatsapp, mas agora precisamos cortar o barulho. Devemos conquistar o coração das pessoas em um novo ambiente.


Assim como João Batista era “a voz de alguém que chama no deserto, prepara o caminho para o Senhor”, também estamos chamando a preparar o caminho para a volta de Cristo.


Para evitar que nossas vozes sejam abafadas, precisamos aumentar o volume, ser mais estratégicos em nossa convocação e envolver as pessoas certas. E estamos em uma posição única para fazer isso através do Discipulado Digital.


DISCIPULADO DIGITAL 101


Quero que você pense nisso como sua cartilha do Discipulado Digital.


A partir daqui, você poderá se aprofundar em outros assuntos e aprender como se envolver, apoiar e até montar seu próprio ministério de Discipulado Digital.


Vamos dar uma visão geral do Discipulado Digital, como ele funciona e apresentar uma visão do que ele pode se tornar.


Mais importante, esperamos que você se sinta compelido a participar da conversa e acrescentar sua voz ao grito alto coletivo sobre o amor interminável de Jesus Cristo e Seu breve retorno.


COMO INGRESSAR NA CONVERSA


A internet é um lugar enorme.


Imagine-o como uma sala grande e cheia de gente pulando para dar a sua opinião. Com essa imagem em mente, é quase inevitável que nossa voz se perca no barulho.


A mensagem da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e mais amplamente o cristianismo, se espalhou pelo mundo - ensinada em mercados, compartilhada de amigo para amigo, pregada em igrejas, sussurrada em catacumbas e testemunhada secretamente em casas.


Foi comunicado de maneira mais eficaz quando falado às pessoas em seu próprio idioma.


A LINGUAGEM DA INTERNET


A internet é como um país com sua própria língua e cultura. Pode não ocupar um espaço geográfico, mas tem suas próprias normas e costumes sociais. Existem maneiras de entrar em uma conversa e ser ouvido e compreendido.


Para começar, existem quatro níveis nos quais o Discipulado Digital pode ser executado:


  1. Discipulado digital em nível corporativo
  2. Discipulado digital no nível da igreja
  3. Discipulado digital em nível ministerial
  4. Discipulado digital no nível individual


Vamos começar dividindo cada área, porque cada uma exige uma maneira diferente de se comunicar.


DISCIPULADO DIGITAL EM DIFERENTES NÍVEIS


A beleza do discipulado digital é que ele alavanca o tamanho e a intimidade de nossa igreja. É poderoso quando executado no nível da entidade e quando envolve o membro individual.


1. DISCIPULADO DIGITAL EM NÍVEL CORPORATIVO


Quando falamos sobre o Nível Corporativo da Igreja Adventista do Sétimo Dia, estamos falando sobre a Conferência Geral, Divisões, Sindicatos e Conferências. Há coisas para as quais eles estão posicionados de maneira única, como:


  • Comunicar estratégias, metas e objetivos organizacionais para que eles possam determinar a estratégia digital apropriada.
  • Desenvolvimento de estratégias digitais que incluem estratégias de conteúdo, estratégias de marketing digital e estratégias de palavras-chave, incluindo a identificação de termos-chave pelos quais a igreja deve ser classificada em pesquisas digitais,
  • Fornecer eventos projetados para treinar e inspirar discípulos digitais, apoiar e incentivar ministérios digitais,
  • Financiar e capacitar ministérios posicionados de maneira única para atingir grupos específicos de pessoas,
  • Criação de conteúdo habilmente, como programação de TV, vídeos, artigos, postagens de mídia social, etc.,
  • Fornecer espaço e financiamento para o desenvolvimento de idéias eficazes e inovadoras,
  • Distribuir conteúdo através das plataformas disponíveis e desenvolver novas plataformas e software à medida que surgem oportunidades,
  • Idéias de financiamento e ministérios pioneiros no espaço digital, da mesma forma que os missionários de países estrangeiros são financiados.


Não apenas acreditamos que nossa comunicação será amplificada quando trabalharmos em vários contextos, como também permitiremos que o Discipulado Digital continue funcionando dentro do Ecossistema do Discipulado Digital.


2. DISCIPULADO DIGITAL EM NÍVEL DE IGREJA


A igreja é o alicerce mais forte de nossa organização e, através do Discipulado Digital, há muitas oportunidades para beneficiar a igreja , os membros e também aqueles que estão sendo alcançados.


A igreja está posicionada de maneira única para fazer muitas coisas, como,

  • Capacite os membros a compartilhar seu relacionamento com Jesus em suas plataformas de mídia social,
  • Use plataformas on-line, como sites e mídias sociais, para distribuir o conteúdo que a igreja criou, bem como o conteúdo criado por outros criadores de conteúdo,
  • Atrair pessoas para se envolver com a igreja local através do conteúdo em seu site e plataformas de mídia social
  • Ofereça oportunidades de crescimento espiritual por meio de redes de grupos em plataformas como Whatsapp, Facebook e YouVersion,
  • Permita que criativos e técnicos tenham a oportunidade de contribuir para a missão da igreja,
  • Atenda às necessidades da comunidade local em torno de uma necessidade digital, seja em um espaço físico ou on-line, como executar uma apresentação pessoalmente ou on-line sobre como os pais podem manter seus filhos seguros no espaço on-line
  • Atenda às necessidades da comunidade local em relação a qualquer necessidade oferecida no espaço on-line, como um seminário de saúde ou demonstração de culinária apresentada por meio de um webinar


3. DISCIPULADO DIGITAL EM NÍVEL MINISTERIAL


Muitas pessoas se sentem compelidas a iniciar ministérios para atender às necessidades específicas da comunidade em serviço à igreja. Devido ao foco direcionado desses ministérios, eles estão em uma posição única para participar do ecossistema do Discipulado Digital,

  • Criando conteúdo especializado que pode ser entregue no espaço digital e pessoalmente para atender às necessidades gerais ou relacionadas à criatividade, tecnologia ou qualquer campo relacionado,
  • Fornecendo uma plataforma maior para distribuir o conteúdo criado por indivíduos, pela igreja ou pelo corpo corporativo,
  • Proporcionar uma oportunidade pessoal de ministério aos membros da igreja para crescerem em discipulado e criar mais discípulos


4. DISCIPULADO DIGITAL EM NÍVEL PESSOAL


Na mídia tradicional, os garotos grandes podem fazer mais barulho - quem pode gastar mais que seus concorrentes provavelmente ganhará.


No entanto, o espaço digital se tornou o grande equalizador. Os indivíduos do ecossistema do discipulado digital estão bem posicionados para ter vozes influentes em um espaço lotado! Vimos isso várias vezes enquanto os vídeos se tornam virais, as pessoas compartilham suas vidas e evoluem para se tornarem "influenciadores" on-line.


Os indivíduos estão posicionados exclusivamente para:

  • Compartilhe sua fé com seus amigos online
  • Encaixam-se no ecossistema do discipulado digital como criadores, distribuidores ou engajadores de conteúdo
  • Tenha oportunidades de visualizar e interagir com o conteúdo on-line
  • Crie relacionamentos e compartilhe amizades por meio de grupos e fóruns on-line para crescer no discipulado e fazer discípulos
  • Use seus talentos, criativos ou técnicos, para o ministério


O ECOSSISTEMA DO DISCIPULADO DIGITAL


Ao longo do artigo, o termo Ecossistema do Discipulado Digital foi mencionado várias vezes. Uma das partes mais empolgantes do discipulado digital é a maneira como funciona como um sistema.


Como você viu na seção acima, ele pode funcionar no nível corporativo, no nível da igreja, como ministérios ou até como indivíduos, mas é quando o sistema funciona como uma unidade que é realmente poderoso.


O Ecossistema do Discipulado Digital é composto por criadores, distribuidores, engajadores e curadores de conteúdo. Para explicar o sistema no contexto, faremos referência às partes em conjunto com seus níveis.


CRIADORES DE CONTEÚDO


Criadores de conteúdo são nossos criadores. Eles são contadores de histórias magistrais, artistas talentosos e designers gráficos qualificados. Eles pegam conceitos e histórias bíblicas e fornecem interpretações e representações que capturam nossa atenção e nos levam a uma jornada. Além de os talentos artísticos serem celebrados nesta área do ecossistema do Discipulado Digital, também devemos reconhecer aqueles com habilidades técnicas, como aqueles que codificam, criam sistemas e plataformas de design. A diligência deles torna nossa interação com as informações mais suave e fácil.


Aqui estão alguns exemplos de criadores de conteúdo em vários níveis em nossa igreja.


Igreja corporativa

  1. Editoras
  2. Revistas
  3. Programas de televisão
  4. Programação de Rádio
  5. Websites


Igreja

  1. Transmissões ao vivo
  2. Boletins
  3. Plataformas de mídia social


Ministério

  1. Programação de Televisão


Individual

  1. Blogs
  2. Canais do YouTube
  3. Plataformas de mídia social


DISTRIBUIDORES DE CONTEÚDO


Você já ouviu falar da regra 80/20 ?


Ele diz que você deve gastar 20% do seu tempo criando conteúdo e os outros 80% do tempo promovendo esse conteúdo para garantir que ele seja visto.


Não fizemos um estudo recentemente, mas não achamos que essa regra seja tradicionalmente aplicada a um padrão preciso em nossa igreja.


No ecossistema do Discipulado Digital, o conteúdo tem uma chance maior de ser visto se circular dentro do ecossistema.


A distribuição de conteúdo é outra maneira de dizer promoção de conteúdo. De certa forma, pode ser visto como uma forma de bater à porta digital. E há muitas maneiras de fazer isso.


Igreja corporativa

  1. Sites de mídia social
  2. Canais de televisão
  3. Websites
  4. Publicidade paga


Igreja

  1. Mídia social
  2. Publicidade paga


Ministério

  1. Programação de Televisão


Individual

  1. Contas individuais de mídia social


ENGAJADORES DE CONTEÚDO


Esta etapa do Ecossistema do Discipulado Digital é sobre as conversas que temos online. É a pedra angular do processo de Discipulado Digital. O que você está dizendo quando se envolve em conversas, comenta fotos e conversa em grupos?


Igreja corporativa

  1. Como voz oficial da igreja, espera-se que a comunicação que vem desse nível fale a verdade ao poder, compartilhe a opinião da igreja
  2. Há a oportunidade de ter um pastor digital nesse nível que se envolverá em conversas com pessoas nas plataformas de mídia social, em fóruns


Igreja

  1. A igreja local tem a oportunidade de falar com a comunidade local e responder a perguntas


Ministério

  1. Os ministérios têm a oportunidade de conversar sobre o conteúdo publicado e de direcionar as pessoas para a próxima etapa do processo depois de se envolverem com elas.


Individual

  1. Os indivíduos têm a maior oportunidade de interações mais autênticas após a distribuição do conteúdo. Eles podem compartilhar como isso os afetou.


CURADORES DE CONTEÚDO


Quem tem uma plataforma e reúne conteúdo para compartilhá-lo.


Como igreja, lutamos um pouco mais nessa área do ecossistema do Discipulado Digital. E porque existimos em um espaço lotado e barulhento, essa área requer mais conhecimento do que exibimos no passado.


COMO MONTAR UM MINISTÉRIO DE DISCIPULADO DIGITAL


Depois de ler este artigo, você pode se sentir inspirado a começar seu próprio Ministério do Discipulado Digital.


Você pode participar e facilmente se envolver como distribuidor ou engajador de conteúdo.


Fonte: digitaldisciplines. Publicado com autorização da Digital Discipleship