O MJ e a Mensagem de Elias

Introdução: "Eis que vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; ele converterá o coração dos filhos a seus pais; para que Eu não fira a terra com maldição" - Malaquias 4:5 e 6.
Como adventistas, conhecíamos muito bem a expressão "A Mensagem de Elias". Cresci ouvindo essa expressão. Os pioneiros desta mensagem pregavam-na, mas hoje em dia não a ouvimos muito. O que é a mensagem de Elias? Se você conhece os antecedentes e sua historia profética, compreenderá quão importante e fundamental é essa mensagem para a igreja.

Ênfase na mensagem:

Em primeiro lugar, "a mensagem de Elias" é uma mensagem profética. É a mensagem para um tempo específico. É a mensagem de advertência destinada a ser proclamada exatamente antes da vinda do Senhor, a mensagem de que Jesus está para voltar e juízos estão para cair. Destina-se a edificar e unir a igreja. Esta é a mensagem de esperança e de advertência que precisa ser apresentada. É o mesmo evangelho eterno de Apocalipse 14.

Em segundo lugar, é uma mensagem completa. Não é parcial. É integral. Restaurará as verdades de Deus. Doutrinas como o Sábado, o Santuário, o Batismo, a Expiação e o Juízo. Estes são temas que pertencem ao Evangelho Eterno. São mensagens que podemos pregar com confiança. Muitas outras coisas, entretanto, incluem-se na mensagem de Elias, além de "o sétimo dia é do Senhor teu Deus". Por exemplo, esta proclamação também a br ange a mensagem de saúde.

Você sabe: se aceitar a 'mensagem de Elias", simplesmente não poderá subtrair uma parte dela. Você precisa tomar esta mensagem e pregá-la em sua totalidade, ou então estará fazendo injustiça a verdade de Deus.

Em terceiro lugar, para ser uma mensagem completa e exercer seu legitimo efeito, ela deve também ser uma mensagem para os jovens. Exatamente aqui, nos próprios versículos de onde vem a expressão "A Mensagem de Elias", está escrito: "Ele converterá" [ou seja, Deus]. O Senhor, Ele mesmo, converterá o coração dos pais aos filhos a seus pais.

Impacto jovem:

Será uma mensagem centralizada nos jovens. Esta igreja encontra-se na linha profética do povo remanescente de Deus. É a esse grupo de remanescentes que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus que a mensagem diz respeito. Precisa ser tanto uma mensagem quanto uma missão. O recebimento dessa mensagem será o auge d Ministério Jovem. Uma igreja remanescente com uma "mensagem de Elias" deve ser uma igreja relevante para os jovens. O teste da genuinidade da igreja é que seu ministério junto aos jovens seja bem-sucedido. Existe uma base bíblica para o Ministério Jovem. A filosofia adventista desse ministério a br ange a salvação de nossa juventude e a aceitação, por parte da igreja, de sua responsabilidade para com os jovens. Uma coisa é perceber que temos jovens. Outra coisa é aceitar a responsabilidade por eles e dar-lhes uma mensagem de esperança que lhes leve paz à alma. A igreja tem a responsabilidade de apelar aos seus jovens à luz da eminência da vinda de Deus. Nossa juventude precisa ser desafiada hoje com uma mensagem que lhe seja relevante, que lhe supra as necessidades. Precisam ver essa mensagem vivida pela igreja e seus mem br os. Precisam ser levados, por preceito e exemplo, a adotar um estilo de vida que lhes permita apreciar a presença de Deus neste planeta, a fim de que esse apreço e comunhão possam Ter prosseguimento nas cortes celestiais. É essa a mensagem e a missão da igreja aos jovens.

Ministério distinto:

Preocupo-me, como Diretor dos Jovens da Associação Geral, como pastor e como pai, com o fato de que muitos não compreendem a natureza singular da 'Mensagem de Elias para os jovens". Muitos líderes da juventude, hoje, saem e observam os costumes e práticas do mundo em seu Ministério Jovem nas igrejas populares e na comunidade. Ficam bebericando das cisternas rotas do mundo e consideram isso como sendo Ministério Jovem Adventista. Nada pode estar mais distante da verdade. Assim como temos uma mensagem doutrinária distinta, temos um Ministério Jovem distinto. Precisamos ser muito diferentes.

Temos uma mensagem e um movimento ordenados por Deus para salvar os Seus jovens. Essa é justamente a razão pela qual devemos examinar nosso Ministério Jovem Adventista. Não tenho nenhum desejo de apresentar minha filosofia, meus desafios e meus programas. Estou mais interessado em apresentar nosso alicerce bíblico para o Ministério Jovem. Você pode adquirir um manual no escritório da Associação e ler acerca da mecânica da o br a entre os jovens, mas para compreender esse ministério precisamos falar acerca de coisas espirituais de valor eterno.

Conclusão – Salvação:

A Mensagem de Elias deve estar incluída no Ministério Jovem. O teste da genuinidade deste ministério é a sua eficácia. Contamos com uma base bíblica e histórica para o nosso trabalho.

O Ministério Jovem Adventista não é um programa de entretenimento, uma grande creche que cuida de crianças ou outro clube de serviços comunitários. O Ministério Jovem Adventista é ordenado por Deus para Lhe salvar a juventude. É o veículo que deve transportar nossos jovens em segurança, desta terra para o céu, a fim de que não se percam pelo caminho. Todos os programas e atividades devem estimular e captar-lhes a atenção. Seu interesse e participação precisam aprofundar esse relacionamento com Deus e focalizar a atenção no rumo e no alvo do adventismo. O Ministério Jovem, em sua totalidade, foi designado por Deus com um único propósito - salvar nossa juventude. Os programas e atividades que oferecemos devem estimular-lhes o interesse, para que não se sintam entediados ao longo do caminho ou sejam levados a sucumbir diante das tentações e dos prazeres do mundo.

Concentrar-se na mecânica dos programas ou fazer das atividades o veiculo, descarrila nosso ministério e resulta na apostasia e perda de muitos de nossos jovens. O verdadeiro Ministério Jovem Adventista não perderá de vista o seu alvo. Sim, ele oferecerá recreação e alegria, atividade e envolvimento aos jovens, mas seu enfoque básico será a espiritualidade e o serviço, de molde a que a juventude mantenha seu compromisso e interesse. A filosofia adventista do Ministério Jovem deve centralizar-se na salvação de nossa juventude. É esse o nosso alvo e desafio.

----
Fonte: www.paulistana.org.br