6 Tendências Culturais e o Ministério Jovem

A igreja e seu ministério não funcionam isolados. Sem perder de vista sua missão de contracultura, a igreja deve ministrar com o conhecimento das tendências culturais e de seu efeito sobre os jovens. Donald Posterski, sociólogo, pesquisador, autor e analista de jovens e da cultura, identifica seis tendências culturais que influenciam, significativamente, os jovens de hoje.

1. A tendência do organizacional ao pessoal:
A lealdade institucional já não existe; a liberdade pessoal é o que predomina. A tecnologia permite-nos escolher o que quer que seja – de refeições ligeiras a computadores velozes. O VCR permite-nos assistir ao que queremos, quando queremos e com quem queremos. A Internet oferece informação sobre quase todos os tópicos que desejamos pesquisar. Nesse clima de liberdade de escolha pessoal, a igreja deve conquistar o respeito e a lealdade de seus jovens. Nossa tarefa é convencer cada jovem de que nosso ministério é válido e útil para eles.

2. A tendência do escrito ao visual:
A maioria de nós que está lendo este material cresceu quando a tecnologia de vídeo estava iniciando (ou não existia). Nossa fonte essencial de informação era o material impresso. Livros e palestras são meramente um meio (e não algo empolgante como era) para a atual fornada de adolescentes onde obtêm a informação de que necessitam. Por exemplo, os CD-ROMs com textos breves, fotos e sons substituíram os longos textos das enciclopédias. Os sempre presentes TV e vídeo divertem enquanto transmitem a informação. O ministério jovem necessita acompanhar o passo dos jovens e a forma como aprendem. É necessário ser visual como também verbal e reconhecer que a mídia desempenha um papel preponderante na vida dos jovens.

3. A tendência do cognitivo ao afetivo:
Muitos de nós fomos criados com uma forte ênfase no conhecimento. Por contraste os jovens de hoje vivem em uma cultura onde o sentimento tem a prioridade, onde o coração tem a prioridade sobre a razão. Para muitos de nossos jovens um toque tem mais poder do que uma idéia persuasiva. Aprender sobre Deus não é suficiente. O jovem de hoje busca na igreja a ajuda para ter uma experiência com Deus no culto e em sua vida.

4. A tendência da verdade para o relativismo:
O jovem vive em um mundo onde o preto e o branco tornaram-se cinza; o certo e o errado foram reduzidos à experiência e à opinião pessoal. “O que é certo” com muita freqüência torna-se no “O que é certo para mim”. Nosso desafio é ensinar a verdade de Deus de uma forma que ajude o jovem a aplicá-la em uma sociedade cada vez mais complexa. Se o nosso ministério jovem for verdadeiramente relacional, seu objetivo total será sempre levar o jovem Àquele que é a verdade.

5. A tendência do cristão para o secular:
A sociedade tornou-se pluralista; a voz cristã é agora uma entre muitas. Por isso o cristianismo perdeu muito do poder cultural que uma vez teve; certamente, tornou-se um alvo seguro para a mídia. Nesse ambiente pluralista, o ministério jovem tem maiores possibilidades de encontrar jovens que são cristãos passivos do que jovens ateístas ativos. Enfrentamos o desafio de dar razões convincentes ao cristianismo e de fortalecer a fé onde quer que a encontremos.

6. A tendência dos papéis sexuais definidos à igualdade dos sexos:
Na geração passada os rapazes e moças tinham uma expectativa claramente definida sobre o que se esperava que fossem – algumas vezes para seu detrimento. O jovem de hoje tem mais oportunidades e mais escolhas. A amizade entre os sexos opostos já não mais está limitada ao namoro. O ministério jovem eficaz ajudará o jovem a selecionar suas prioridades e a fazer escolhas sábias.


---