$type=grid$count=3$m=0$sn=0$rm=0$show=home

2018$type=three$m=0$rm=0$h=400$c=3$show=home

Você e os apelidos!

Você tem um apelido? Qual é? Você gosta dele? Quase todo mundo já recebeu ou colocou apelido em alguém. Esta brincadeira acontec...

Você tem um apelido? Qual é? Você gosta dele?
Quase todo mundo já recebeu ou colocou apelido em alguém. Esta brincadeira acontece quando se descobre alguma coisa um pouco diferente ou um pouco incomum em um rapaz ou em uma garota, e isto torna a pessoa um pouco divertida. Claro que é divertido quando o defeito não é o seu, porque normalmente o apelido focaliza exatamente o traço que a ‘pobre vítima’ mais quer esconder. E por isso, que certos apelidos doem e doem muito! Não se está referindo aqui àqueles apelidos carinhosos ou familiares que, muitas vezes as pessoas têm. Estão em pauta, apelidos jocosos que visem ao deboche e à zombaria.

Por exemplo: um rapaz alto e magro pode ser apelidado pela turma de "vareta", ou "grandão". Por outro lado, se for um garoto de baixa estatura, poderão apelidá-lo de "anão" ou "baixinho". Com o nariz a coisa é pior: se a pessoa o tem grande é chamada de "tucano" ou "nariguda". Orelhas grandes e abertas, criam o apelido de "dumbo" ou "orelhão".

Como você sabe, ninguém tem corpo perfeito. Todos têm algum ponto fraco que pode acabar virando motivo de gozação da turma. Até mesmo os modelos de beleza não gostam de alguma parte de seu corpo e você certamente não é um modelo!
Por isso, não dê apelidos jocosos a ninguém. Lembre-se das palavras de Jesus: “não faça aos outros aquilo que você não quer para si mesmo.” Saiba que não importa qual seja o problema, ele pode provocar grande ansiedade e depressão na pessoa visada. E exatamente por isto que os apelidos quase sempre acabam machucando tanto!

E se é você o alvo das brincadeiras? Ou seja, se é você quem recebeu um apelido que o está magoando? O que você deve fazer para resolver o problema, e não ficar por aí, sofrendo por causa do disto?

• A primeira coisa a fazer para ser mais feliz consigo mesmo é reconhecer a própria situação. Lembre-se de que muitos outros adolescentes, quando recebem um apelido semelhante ao seu, ou quem sabe até mesmo pior do que o seu, não se incomodam. Continuam vivendo a vida, felizes como sempre. Você pode ser um destes.

• Outra sugestão para superar o problema é enfrentar, de frente, a situação. Você, certamente, poderá contar com a ajuda de um amigo, alguém com quem conversar a respeito de seus sentimentos.

• Também é possível desenvolver alguma coisa que você saiba fazer bem e assim poderá compensar as deficiências com algo positivo, algo em que você se sobressaia. Assim, os amigos vão acabar se esquecendo de qual era o seu defeito. Cultive boas amizades. Aceite especialmente a Deus como Seu grande Protetor. Sempre que você se sentir ressentido por causa de situações desagradáveis, saiba que não adianta ficar triste ou irritado com quem lhe pôs o apelido. Ao contrário, só vai piorar as coisas.

• Lembre-se de que você tem muitas coisas boas que podem ser desenvolvidas e que lhe darão muitas alegrias. Viva, pois, a vida com alegria, sem se deixar intimidar pelos apelidos pois, muitas vezes, esses apelidos são apenas a maneira carinhosa de seus amigos o tratarem!

Para você refletir (se for professor, para debater com sua turma)

1. Por que as pessoas, muitas vezes, recebem apelidos?
2. Você crê que os apelidos magoam quem os recebe? Por quê?
3. Como fazer para que os apelidos não nos magoem?
4. O que você pode fazer para evitar que a turma coloque apelidos em seus amigos?

Por Tia Celinha





Comunicado: faça um Teste de Conhecimento sobre o Ministério Jovem. Criamos um Sistema de Perguntados sobre o Ministério Jovem, Desbravadores, Aventureiros, Música e Calebes. Aprenda enquanto respondes a estas perguntas. Acesse o JA Pergunta! Espalhe a seus amigos! Obrigado!

COMMENTS

Nome

2016,40,2017,24,2018,5,Adolescentes,2,Ano Bíblico,6,Aplicativos,1,Artigos,28,Audiobooks,1,Aventureiros,21,Bandeiras,2,Bom de Biblia,2,Brincadeiras Sociais,4,CD Jovem 2010,7,CD Jovem 2011,11,CD Jovem 2012,10,CD Jovem 2013,3,CD Jovem 2014,5,CD Jovem 2015,6,CD Jovem 2016,6,CD Jovem 2017,3,Clube de Jovens,8,Coletânea de Louvor,1,Concursos Biblicos,9,Congresso Jovem,1,Convenção MJ,3,Culto Jovem,4,Curiosidades,3,Cursos Online,4,Datas Importantes,10,Desafios JA,1,Desbravadores,25,Dia das Mães,4,Dia do Jovem Adventista,20,Dia dos Pais,1,Dia Mundial dos Desbravadores,2,Dia Mundial dos JA,9,Dicas | Liderança,39,Dinâmicas,9,Domingos Especiais,8,Downloads,2,Ellen White,4,Encenação,1,Estudos Biblicos,2,Evangelismo,10,Futuro com Esperança,1,GAJA,2,Geração 148,1,Gincanas,3,Guias de Estudo,2,História da Igreja,2,Histórias,1,Humor,2,Ideais,1,Ideais | JA,2,Institucional,1,JA,2,Jogos Bíblicos,13,Jograis,9,Letras de Músicas,7,Livro Missionário,3,Livros | Baixar,7,Livros do Ano,8,Logos,2,Logotipos,3,Manuais,4,Manuais Infantis,3,Materiais | Downloads,49,Materiais JA,1,Meditação,50,Ministério Jovem,9,Músicas,4,Músicas JA,25,Mutirão de Natal,1,O Grande Conflito,1,Operação Resgate,4,Oração,1,Palestras,3,Para Pensar e Refletir,62,Partituras Cd Jovem,3,Perguntas e Respostas,3,Pioneiros Adventistas,1,Programas JA,15,Projeto Reencontro,1,Projetos,3,Propaganda,19,Reunião Social,2,Revista Ação Jovem,13,Semana da Familia,2,Semana de Oração Jovem,11,Semana Santa,6,Sexta Jovem,1,Sociedade JA,3,Tema Jovem | 2010,8,Tema Jovem 2011,4,Tema Jovem 2013,4,Tema Jovem 2015,2,Tema Jovem 2016,1,Tema Jovem 2017,6,Tema Jovem 2018,1,Treinamentos,2,Uniformes,2,Vídeos,12,Vigília Jovem,1,
ltr
item
.: Universo Jovem Adventista: Você e os apelidos!
Você e os apelidos!
https://2.bp.blogspot.com/-GEFnI1r5O3c/WQ_Bc2ZfR1I/AAAAAAAACrE/wO9zIl0lvccejfnNr2PuiTWoENIW7ZFJQCLcB/s640/apelidos.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-GEFnI1r5O3c/WQ_Bc2ZfR1I/AAAAAAAACrE/wO9zIl0lvccejfnNr2PuiTWoENIW7ZFJQCLcB/s72-c/apelidos.jpg
.: Universo Jovem Adventista
https://universojovemadv.blogspot.com/2010/03/voce-e-os-apelidos.html
https://universojovemadv.blogspot.com/
https://universojovemadv.blogspot.com/
https://universojovemadv.blogspot.com/2010/03/voce-e-os-apelidos.html
true
1245779840214816564
UTF-8
Carregar todos os artigos Não encontramos nenhum artigo VER TUDO Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Inicio PÁGINAS ARTIGOS Ver Tudo VOCÊ PODE QUER LER TAMBÉM: CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS Não foi encontrado nenhum artigo com o termo pesquisado Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hour ago $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 Semanas atrás Seguidores Seguindo THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy