Você e os apelidos!

Você tem um apelido? Qual é? Você gosta dele?

Quase todo mundo já recebeu ou colocou apelido em alguém. Esta brincadeira acontece quando se descobre alguma coisa um pouco diferente ou um pouco incomum em um rapaz ou em uma garota, e isto torna a pessoa um pouco divertida. Claro que é divertido quando o defeito não é o seu, porque normalmente o apelido focaliza exatamente o traço que a ‘pobre vítima’ mais quer esconder. E por isso, que certos apelidos doem e doem muito! Não se está referindo aqui àqueles apelidos carinhosos ou familiares que, muitas vezes as pessoas têm. Estão em pauta, apelidos jocosos que visem ao deboche e à zombaria.

Por exemplo: um rapaz alto e magro pode ser apelidado pela turma de "vareta", ou "grandão". Por outro lado, se for um garoto de baixa estatura, poderão apelidá-lo de "anão" ou "baixinho". Com o nariz a coisa é pior: se a pessoa o tem grande é chamada de "tucano" ou "nariguda". Orelhas grandes e abertas, criam o apelido de "dumbo" ou "orelhão".

Como você sabe, ninguém tem corpo perfeito. Todos têm algum ponto fraco que pode acabar virando motivo de gozação da turma. Até mesmo os modelos de beleza não gostam de alguma parte de seu corpo e você certamente não é um modelo!
Por isso, não dê apelidos jocosos a ninguém. Lembre-se das palavras de Jesus: “não faça aos outros aquilo que você não quer para si mesmo.” Saiba que não importa qual seja o problema, ele pode provocar grande ansiedade e depressão na pessoa visada. E exatamente por isto que os apelidos quase sempre acabam machucando tanto!

E se é você o alvo das brincadeiras? Ou seja, se é você quem recebeu um apelido que o está magoando? O que você deve fazer para resolver o problema, e não ficar por aí, sofrendo por causa do disto?

• A primeira coisa a fazer para ser mais feliz consigo mesmo é reconhecer a própria situação. Lembre-se de que muitos outros adolescentes, quando recebem um apelido semelhante ao seu, ou quem sabe até mesmo pior do que o seu, não se incomodam. Continuam vivendo a vida, felizes como sempre. Você pode ser um destes.

• Outra sugestão para superar o problema é enfrentar, de frente, a situação. Você, certamente, poderá contar com a ajuda de um amigo, alguém com quem conversar a respeito de seus sentimentos.

• Também é possível desenvolver alguma coisa que você saiba fazer bem e assim poderá compensar as deficiências com algo positivo, algo em que você se sobressaia. Assim, os amigos vão acabar se esquecendo de qual era o seu defeito. Cultive boas amizades. Aceite especialmente a Deus como Seu grande Protetor. Sempre que você se sentir ressentido por causa de situações desagradáveis, saiba que não adianta ficar triste ou irritado com quem lhe pôs o apelido. Ao contrário, só vai piorar as coisas.

• Lembre-se de que você tem muitas coisas boas que podem ser desenvolvidas e que lhe darão muitas alegrias. Viva, pois, a vida com alegria, sem se deixar intimidar pelos apelidos pois, muitas vezes, esses apelidos são apenas a maneira carinhosa de seus amigos o tratarem!

Para você refletir (se for professor, para debater com sua turma)

1. Por que as pessoas, muitas vezes, recebem apelidos?
2. Você crê que os apelidos magoam quem os recebe? Por quê?
3. Como fazer para que os apelidos não nos magoem?
4. O que você pode fazer para evitar que a turma coloque apelidos em seus amigos?