Nosso Começo ... (Ministério Jovem)


O início do movimento juvenil na Igreja Adventista surgiu em 1879. Alguns pais que assistiam na igreja de Hazelton, Michigan, estavam muito preocupados em atender e satisfazer as necessidades espirituais de seus filhos.

O livro de relatórios da Igreja (agora museu da Universidade de Andrews) indica que numa comissão da Igreja os pais estudaram a forma de ajudar seus filhos.

O irmão Fenner e outros foram nomeados para falar com os jovens e animá-los. Em pouco tempo houve resposta. Harry Fenner, de 16 anos e Luther Warren, de 14, deixaram de caminhar só em caminhos poeirentos, subiram a cerca da insatisfação, puseram-se de joelhos em oração, depositaram todas as suas cargas sobre o Senhor e pediram a direção do Espírito Santo.

A primeira reunião juvenil foi somente para homens e desenvolveu-se no dormitório da casa de Luther Warren, com nove jovens presentes.

O primeiro tema considerado foi como poderiam ajudar a terminar a obra de Deus nesta terra e apressar a segunda vinda de Cristo? Desta maneira iniciaram as atividades da Sociedade de Jovens.

Dois anos mais tarde, no estado de Wisconsin, Estados Unidos, outro jovem Meade MacGuirre, preocupado com os companheiros, solicitou permissão à comissão da igreja para iniciar suas atividades juvenis. Os integrantes da comissão não apoiaram a idéia dizendo-lhe que tinham suficientes problemas com os jovens e não queriam mais. O ancião da igreja escutou e lhe deu apoio a despeito de toda a oposição. Iniciaram-se as atividades jovens.

MacGuirre não sabia nada a respeito da existência de outra Sociedade de Jovens em Hazelton, o que indica que o Espírito de Deus estava movendo os jovens para iniciar estas atividades em todo o mundo.

No dia seguinte, 19 de dezembro de 1892, Ellen White teve sua primeira visão acerca da obra com os jovens. De Melbourne, Austrália, escreveu: "temos um exército de jovens que podem fazer muito se forem dirigidos e animados divinamente"

Assim, desde 1879 a 1901 se cristaliza a organização da Sociedade de Jovens. Em 1893 se organiza outra Sociedade em Lincoln, Nebraska. Em 1894 em Dakota do Sul, Luther Warren inicia outra Sociedade de Jovens e o primeiro congresso jovem foi organizado em 1896.

Em 1901 a Associação Geral pede para o Departamento de Escola Sabatina atender e orientar as atividades dos jovens. Em 1907 o Concílio da Associação Geral decide organizar o Departamento J.A., sendo seu primeiro diretor o pastor M. E. Kern.

Nesse mesmo ano realizou-se um concílio, onde foi aprovado o programa da Devoção Matinal, Curso de Leitura, Ano Bíblico, o Voto, o Lema, o Alvo e a Lei J.A..

Fonte: material publicado em uma apostila JA