Ministérios da Juventude planejam o Dia Mundial de Serviço

Gilbert Cangy está instando os jovens adventistas a ouvirem um sermão a menos no próximo ano. O diretor de Ministérios da Juventude da Igreja Adventista a nível mundial está separando um sábado para ser o Dia Mundial da Juventude, um dia de serviço à comunidade internacional, sábado, 16 de março, 2013.

Cangy, em consulta com os diretores do Ministério Jovem das 13 divisões mundiais da denominação, está promovendo o evento agora, instando os líderes de jovens locais a reservarem a data, o primeiro dia da próxima semana de Oração do ano vindouro.

Cangy disse que espera que os jovens abram mão de ouvir um sermão e, em vez disso "sejam o sermão" servindo à comunidade.


"Que tal se nossos jovens saírem da igreja naquele dia e cumprirem o papel de mãos e pés de Jesus?" Cangy disse. "Não há nada melhor do que a ação missionária para nos unir como uma igreja mundial".


Ele disse que a idéia deriva da parábola do Bom Samaritano. "Duas pessoas religiosas, talvez em seu caminho para a igreja, não pararam para ajudar alguém em profunda necessidade. O coração da religião e do cristianismo é alcançar as pessoas em situações aflitivas neste mundo e atender-lhes as necessidades", disse Cangy.


Os líderes estimam que há potencialmente oito milhões de membros da Igreja com idade inferior a 30 anos. Cangy disse que pretende tornar o evento um trampolim para futuras iniciativas que ajudem ainda mais os jovens a se ligar à Igreja a nível mundial.

O site dos Ministérios da Juventude, em breve oferecerá sugestões para projetos de serviço para o evento de 16 de março. Cangy disse que espera que os líderes da igreja local e os jovens contextualizem as idéias e as melhorem.

Um projeto que espera que pegue é o de doação de sangue. Cangy doou sangue no ano passado e soube dessa necessidade significativa em muitas comunidades. "Jesus deu o Seu sangue por nós. Queremos dar sangue e salvar vidas", disse ele.


No dia do evento, o site irá oferecer um mapa interativo destacando projetos ao vivo na medida em que o dia avance, através de todos os 24 fusos horários.


Armando Miranda, um vice-presidente mundial da Igreja, chamou a iniciativa de "histórica" ​por​ ir mesmo além dos projetos de serviço em massa de milhares de participantes num congresso da juventude.  "Isto será o evangelho em ação, a primeira vez que vou fazer esse tipo de coisa simultaneamente no mundo todo", disse Miranda.

Jovens líderes locais disseram que acolhem bem a idéia, tanto por seu impacto local como por  ajudar a unir os jovens adventistas por todo o mundo.

"Creio que está na hora de termos algo tão envolvente quanto isso", disse James Black, diretor de jovens para a Divisão Norte-Americana, com sede nos Estados Unidos.


"A singularidade da iniciativa é que nos une como uma Igreja mundialmente em serviço", disse Black. "O impacto espiritual na vida de uma comunidade tão diversificada deixará uma impressão indelével em muitos que não conhecem a Cristo".


Na Divisão Centro-Oriental Africana, com sede no Quênia, o diretor dos Ministérios da Juventude, Magulilo Mwakalonge, disse antecipar jovens participando em projetos de serviço semelhantes a iniciativas anteriores nessa linha, inclusive levando comida para os hospitais, visitando os idosos, e visitando orfanatos para levar divertimento e orar com as crianças . Ele disse que alguns jovens mais maduros provavelmente visitarão as prisões para pregar.


"Nossos jovens estão empolgados com isso e antecipam ansiosos o dia de se integrarem à Igreja a nível mundial para impactar suas comunidades", disse Mwakalonge.

A Divisão está fazendo a publicidade através de anúncios em seminários e mensagens no Facebook. Mais tarde, cartazes publicitários promovendo o dia de serviço de 16 de março será enviado para as igrejas locais em toda a Divisão.


"Creio ser uma idéia fantástica pensar globalmente e agir localmente", disse Paul Tompkins, diretor de jovens para a Divisão Trans-Europeia, sediada na Inglaterra. "Creio que vai pegar em todo o mundo, e vamos promover isso fortemente nesta Divisão".


Para mais informações, visite
gcyouthministries.org