Administrando um Clube de Desbravadores

Antes de falar de administrar algo, seja uma firma, uma igreja, uma casa, um grupo de pessoas ou o orçamento familiar, é preciso conhecer, ao menos um pouco, esse algo que precisa ser administrado. Mesmo antes das noções da administração de forma geral, é preciso conhecer o trabalho e os objetivos.

Um humilde dono de chácara pode nunca ter tido acesso às muitas matérias, técnicas e teorias administrativas, mas conhece profundamente o terreno, as plantas, as épocas de colher e plantar, consegue saber se os animais estão bem ou não apenas observando o comportamento que conhece de cor, e sabe quando deve guardar, vender, trocar e quando as ferramentas precisam ser trocadas. Se um homem da cidade diz que ele administra bem sua propriedade ele pode se surpreender, mas é exatamente isso o que ele faz.

Claro, se esse homem aprendesse e utilizasse técnicas e teorias que foram formuladas por anos e anos de estudo e experiência vivida, sua propriedade iria ainda melhor. Tudo o que temos hoje sobre administração foi fruto de muita vivência e pesquisa de pessoas interessadas e capacitadas, e fazemos bem em aprender, considerar, aplicar e inovar cada vez mais.

No Ministério dos Desbravadores não é diferente. Só que ao contrário do homem que administra sua chácara lá no interior, fazemos parte de um movimento mundial, que apresenta um crescimento vertiginoso, que já ultrapassa os dois milhões de membros em mais de 90.000 clubes. Então, antes de falarmos de técnicas de administração, vamos conhecer o que vamos administrar como líderes. Vamos ver, brevemente, o que é um clube de Desbravadores. Depois de conhecer minimamente sua estrutura, organização, programação, atividades e objetivos estaremos bem mais preparados para Administrar.

E por fim, para nossa consideração, aquilo que é o mais importante: Administração também pode ser entendida como um ministério, e por isso devemos sempre, conforme nossa crença e nossa fé, buscar o apoio e a direção de Deus. E porque somos servos de Deus, cremos que Ele nos dará a porção necessária do Espírito para essa missão. Vamos em frente!

Por Cláudio Alves Meirelles
Coordenador Geral

Obs: o arquivo dessa postagem é muito extensa, por isso você precisa clicar aqui e baixar o arquivo completo em .PDF

-----
Comunicado: se você deseja ser notificado de novos materiais do blog em seu e-mail, preencha o formulário ao lado com Seu Nome e E-mail. E se não consegue encontrar o material de que precisa, use o formulário de Pesquisa abaixo. Escreva o nome do material e procuramos para você em nosso banco de artigos.