A Marca da Igreja
Vivemos numa sociedade em que as marcas às vezes valem mais do que o patrimônio e a produção de suas empresas. E essas grandes corporações comunicam seus valores e constroem uma reputação por meio da comunicação de sua identidade visual. Diante do desafio de propor uma identificação coerente, relevante e que contemplasse a diversidade de uma denominação com 20 milhões de fiéis em mais de 200 países, a equipe de comunicação da sede mundial da Igreja Adventista elaborou o Manual Prático da Marca. Votado em abril, e agora disponível em português (para acessá-lo, clique aqui), o guia traz orientações gerais de como apresentar a igreja em cartazes, sites, outdoors e em qualquer peça de comunicação. A ideia é fazer com que, ao redor do planeta, os adventistas e suas iniciativas sejam identificados com a mensagem do sábado.
Layout
Elemento mais importante dessa nova proposta, a grade de criação é uma estrutura de layout com sete colunas de mesmo tamanho, numa referência à semana inicial de Gênesis. As seis primeiras colunas são para textos, imagens, ilustrações e grafias, enquanto a sétima é distinta, mostrando assim a singularidade do sábado. Organizações da igreja que dialogam com públicos específicos, como ADRA e rede escolar, poderão usar outra proposta.
Logotipo
Lançado em 1997, o logotipo agora pode ser utilizado separadamente do nome da igreja e sua tipografia foi modernizada. A fonte Advent Sans foi elaborada exclusivamente para a igreja.
Cores
Não há uma cor padrão oficial para o logotipo da igreja. A recomendação é que ela reforçe a consistência da grade de criação e que seja sólida. O manual sugere nove opções, mas a sede sul-americana escolheu o tom de azul acima.
Hierarquia
Quando for necessário identificar uma entidade ou departamento da igreja, esse nome deve aparecer num tamanho menor do que o da denominação e em uma ou duas linhas abaixo do logotipo oficial. Quando for utilizar outros logotipos na fachada dos templos, como o da Rede Novo Tempo, atente para o posicionamento, contraste e a proporção dele, que deve corresponder a 60% do tamanho do símbolo da igreja. [Wendel Lima, equipe RA / Com informações do Manual Prático da Marca, 23 p].
(Publicado originalmente na edição de agosto de 2017)
Fonte: Revista Adventista
Tags:
Artigos