8 passos para ajudar você a gerenciar grupos da Igreja no WhatsApp

"Onde dois ou três estão reunidos", no WhatsApp

Nos últimos 4 a 5 anos, o WhatsApp disparou em popularidade. Agora é o principal e preferido aplicativo de bate-papo usado para criar bate-papos em grupo para grupos de amigos, familiares, comunitários, organizacionais e da igreja.

A maioria das igrejas usa-o como uma ferramenta muito eficaz para manter a conexão entre os líderes da igreja, membros da comissão, estudo bíblico e contatos de oração e muito mais.

Embora o WhatsApp traga grandes vantagens, também apresenta muitos desafios que estão além das políticas que algumas igrejas têm.

Algumas das coisas que dificultam o gerenciamento do WhatsApp são as seguintes:

1. A maioria dos grupos do WhatsApp permite que todos os membros do grupo publiquem mensagens sem restrições ou antes de solicitar permissão. Este cenário pode fazer com que os grupos do WhatsApp se apareçam como o que aconteceu durante os dias dos Juízes: “Naqueles dias não havia rei em Israel. Todos fizeram o que era certo aos seus próprios olhos”(Juízes 17: 6, ESV).

2. Número 1 dificulta a filtragem do conteúdo que está sendo postado. Portanto, a maioria dos administradores do grupo tem um desafio em manter os posts no assunto e / ou apropriados.

3. As postagens inadequadas só podem ser excluídas para todos pela pessoa que as publicou. Isso pode colocar o administrador do grupo em uma posição desconfortável ao tentar convencer um usuário a excluir uma postagem considerada inadequada.

Antes de listar sugestões para superar esses e outros desafios, gostaria de recomendar que, antes de alterar as configurações em nossos telefones / WhatsApp, devamos mudar nossa mentalidade em relação aos grupos do WhatsApp da Igreja.

A maioria das pessoas acha que, como o WhatsApp está aberto para todos os usuários, não deve haver restrições sobre o que as pessoas postam, independentemente da natureza do grupo em que estão.

Estou sugerindo que, uma vez que um grupo WhatsApp tenha sido criado em nome da igreja, ele deve ser visto como um espaço sagrado semelhante ao modo como vemos a casa de adoração.

Portanto, um grupo de igreja do WhatsApp deve ser governado por protocolos e políticas similares que governam os locais de adoração e reunião da igreja.

Com base nisso, estou sugerindo as etapas a seguir para gerenciar grupos do WhatsApp da igreja, mantendo-os produtivos e eficazes:

1. Busque a permissão e a bênção da administração da igreja (junta da igreja e/ou pastor) antes de criar um grupo do WhatsApp em nome da igreja. Isso incluiria discussões sobre a atribuição da(s) pessoa(s) mais adequada(s) para a administração do grupo.

2. Decida se o novo recurso "restringir postagens ao administrador" do WhatsApp é melhor para o novo grupo. Esse é um novo recurso disponibilizado pelo WhatsApp desde julho de 2018. A implementação dessas restrições pode não ser conveniente para todos os grupos, mas esse é um recurso útil para quem precisa. Seria mais adequado para um grupo de anúncios de serviço público, mas pode não ser conveniente para alguns grupos de comissões. Para implementar esse recurso, siga as etapas no seguinte link: https://www.quora.com/How-do-I-create-a-WhatsApp-group-with-only-one-person-allowed-to-post [em inglês].

3. Peça aos membros do grupo para ver o grupo do WhatsApp como espaço sagrado. Portanto, o que eles não considerem apropriado para compartilhar na igreja, eles não devem compartilhar dentro do grupo. Novamente, isso será determinado pela natureza do grupo. Se for um grupo estabelecido principalmente para companheirismo, então isso teria que ficar claro. Jesus disse: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou eu entre eles” (Mateus 18:20). Eu acredito que isso se aplica aos grupos de igrejas do WhatsApp também. Portanto, o conteúdo e a conversa devem refletir reverência a Deus e respeito uns pelos outros.

4. Discuta e concorde com as regras para postagens dentro do grupo nos estágios iniciais e repasse assim que novos membros forem adicionados.

5. Educar os membros do grupo sobre a definição de spam e pedir-lhes para evitá-lo. Segundo a Wikipedia, "Spamming é o uso de sistemas de mensagens para enviar uma mensagem não solicitada, especialmente publicidade, bem como enviar mensagens repetidamente no mesmo site." O termo geralmente se aplica a e-mails, mas o princípio pode ser aplicado ao WhatsApp.

6. Permitir que as pessoas optem por ser membros do grupo. Em outras palavras, obtenha permissão antes de adicioná-las ou use o "convite via link" do grupo para permitir que as pessoas participem voluntariamente. Isso inclui o envio de mensagens de difusão do WhatsApp.

7. Lide com os violadores das regras do grupo com rapidez e sem parcialidade. Geralmente, isso é mais bem tratado cara a cara ou diretamente. Vamos fazer como Jesus aconselhou em Mateus 18: 15-19.

8. Realize auditorias regulares de associação ao grupo. Muitas vezes acontece que os membros do grupo mudam seus números de telefone sem notificar os administradores do grupo. Isso pode se tornar um problema especialmente para grupos em que assuntos altamente sensíveis são discutidos. Auditorias regulares ajudarão a evitar que os privilégios de membros do grupo caiam nas mãos das pessoas erradas.

A igreja se beneficiou e continuará a se beneficiar do uso do WhatsApp. No entanto, se essa ferramenta não for gerenciada, isso pode ser problemático. Algumas pessoas evitam juntar-se a grupos religiosos devido ao comportamento negativo de membros de grupos desonestos. Portanto, recomendamos as etapas acima para ajudar os administradores de grupos a gerenciar com sucesso seus grupos WhatsApp da igreja.

Fonte: Central Jamaica Conference SDA