Como proteger sua saúde mental em tempos de Coronavírus

Mantenha saudável. 6 dicas para cuidar de sua saúde mental nesta crise…

No dia 31 de Dezembro de 2019, o mundo conheceu o novo agente do coronavírus, após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

De lá pra cá, mais de 1.000.000 pessoas já foram infectadas e mais de 58.000 perderam suas vidas por esse visitante silencioso. E no meio dessa notícia ruim, uma boa notícias é que mais de 225.000 já se recuperaram. E esperamos que bem logo haja uma cura para esse mal.


E em meio a tudo isso, você precisa se cuidar. Veja essas 6 dicas para cuidar de sua saúde mental nesta crise:

CUIDADO COM O EXCESSO DE INFORMAÇÕES

Reduza a leitura ou o contato com notícias que podem causar ansiedade ou estresse. Procure informações e atualizações uma ou duas vezes ao dia evitando o “bombardeio” desnecessário de informações. A enxurrada de notícis sobre um surto pode levar qualquer pessoa à preocupação. Informe-se com base em veículos confiáveis de informação e em fonte oficiais. como o site do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

SEJA SOLIDÁRIO

Apoie os outros ajudando-os em seus momentos de necessidades. A assistência a outros em seu momento de carência pode ajudar tanto a quem recebe o apoio como a quem dá o auxílio. Um exemplo: telefone para seus vizinhos ou pessoas em sua comunidade que precisam de assistência extra. Atuando juntos como uma comunidade, podemos ajudar a criar solidariedade e a enfrentar a covid-19 em união.

CUIDE DE VOCÊ

Durante os períodos de estresse, pare e preste atenção na suas próprias necessidades e sentimentos. Procure atividades que você goste e que te façam relaxar. Também faça exercícios regularmente (mesmo que adaptados a um novo contexto), mantenha uma rotina de sono e procure se alimentar de forma saudável. Tudo isso vai colaborar com o seu corpo e a sua mente. E não se esqueça que agências de saúde pública e especialistas do mundo inteiro estão buscando soluções para enfrentar essa crise.

SE CONECTE COM AS PESSOAS

Fique em contato e mantenha sua rede de amigos e conhecidos. Ainda que isolado, tente ao máximo manter sua rotina e crie novas. Se as autoridades da saúde recomendarem distância física para conter o surto, você pode manter a proximidade digital com e-mails, redes sociais, telefone, videochamas, etc.

RECONHEÇA O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Homenageie e aprecie o trabalho dos cuidadores e dos agentes de saúde que estão apoiando os afetados pelo novo coronavírus em sua região. Reconheça o papel deles para salvar vidas e manter todos seguros.

ESPALHE HISTÓRIAS POSITIVAS

Não dá para negar que estamos vivendo uma crise sem precedentes na história recente, mas é preciso também ver o que há de positivo em meio a essa situação. Crie oportunidades para ampliar histórias positivas e úteis e imagens positivas de pessoas a sua área que tiveram a covid-19. Por exemplo, experiências de pessoas que se recuperaram da doença ou que apoiaram um ente querido e estão dispostas a contar como foi.

E não se esqueça, para prevenir o contágio:
  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir
  • Evite aglomerações se estiver doente
  • Mantenha os ambientes bem ventilados
  • Não compartilhe objetos pessoais
Fonte: @adventistasrangel, com informações da OMS, ONU, BBC News