7 Dicas para Iniciar Estudos Bíblicos Online

Alguém online expressou interesse em estudar a Bíblia com você! Veja como se certificar de que você está preparado.

{getToc} $title={Tabela de Conteúdo} $count={Boolean} $expanded={true}

Ore e estude por si mesmo

É quase impossível compartilhar algo que você não tem. Somos instruídos a “estudar para que você possa se apresentar a Deus e receber a aprovação dele. Seja um bom obreiro, alguém que não precisa ter vergonha e que explique corretamente a palavra da verdade ”(2. Tim. 2:15). A melhor maneira de se preparar para estudar com outra pessoa é através da sua própria oração e estudo da Bíblia. O Espírito Santo é quem fará o trabalho, por isso é crucial garantir que Ele esteja liderando. Ao buscar a Deus através da oração, damos a Ele a oportunidade de nos dar sabedoria no que será discutido.

Fale a verdade com amor

Um personagem de um filme familiar de férias perguntou: "Qual é o melhor: uma verdade que rasga uma lágrima ou uma mentira que desenha um sorriso?" Enquanto muitos debatem essa questão há algum tempo, a vida mostra que uma mentira que atrai um sorriso acabará por causar lágrimas. Jesus disse: "Eu sou ... a verdade" (João 14: 6). Não é produtivo reter declarações, versículos ou lições, apenas porque tememos como o aluno se sentirá sobre isso.

Dito isto, ao compartilhar Cristo, sempre o faça com amor. O amor não se ocupa apenas dos sentimentos de uma pessoa, mas de seu bem-estar eterno. Isso não significa que os sentimentos sejam desconsiderados, mas o amor a Deus e aos outros nos guiará em como devemos compartilhar uma verdade preciosa. Debates e discussões acaloradas trarão mais mal do que bem. O uso de muitos pontos de exclamação !!!, em negrito e em CAPITALIZAÇÃO (letras maiúsculas) pode indicar que você está “gritando” pela tela, o que fará com que uma pessoa fique desconfortável e defensiva. “Mais uma vez digo, não se envolva em argumentos tolos e ignorantes que apenas iniciam brigas” (2 Tim. 2:23).
 

Compartilhe sua história pessoal

Se você quiser convencer alguém de como algo é bom, a melhor prova que você tem é sua experiência pessoal. É difícil desacreditar o testemunho pessoal de alguém! Ao conduzir o estudo da Bíblia on-line, lembre-se de que a pessoa tem acesso a uma infinidade de informações sobre a Bíblia e quem é Jesus. Você traz algo único - sua experiência com Jesus. Compartilhe o que Ele fez para mudar você ou levá-lo a situações difíceis. Descreva o impacto que a Bíblia tem em seu coração.

Considere o seguinte: Uma das principais razões pelas quais as mídias sociais são tão populares é porque elas nos permitem compartilhar experiências pessoais. Você pode fazer o mesmo durante um estudo bíblico online.

Não finja ter todas as respostas

Não teremos todas as respostas para problemas comuns da vida, por isso não deve surpreendê-lo se você não puder responder a todas as perguntas que uma pessoa possa ter sobre Deus ou a Bíblia. Afinal, Deus está "descobrindo o passado" (Rom. 11:33)!

Muitos hesitam em fazer um estudo bíblico porque temem ser incapazes de responder a uma pergunta. Não há problema em dizer: "Eu não sei" ou "Eu ainda estou estudando isso!" ou "não descobriremos até que Cristo venha". O que você não quer é dar a impressão de que sabe tudo. Isso não apenas impedirá uma pessoa de estudar com você, mas também impedirá que seu coração cresça no Espírito.

Escolha seu método e plataforma

Você tem várias opções para realizar seu estudo. O software de videochamada gratuito permite que você interaja diretamente com as pessoas, o que também reduz os riscos de não entender um conceito sobre emails, textos ou comentários. FreeConference, Zoom e Google, para citar alguns, permitem que você realize reuniões com até 50 pessoas por vez.

Você também tem a opção de gravar um estudo bíblico ao vivo e disponibilizá-lo para outras pessoas. Embora essa opção não ofereça tantas oportunidades de envolvimento quanto a primeira, ainda é uma boa maneira de permitir que as pessoas aprendam ou assistam no seu próprio ritmo. O Google Hangouts on Air permite que você faça isso, e Jing, Camstasia e RecordIt são opções de screencasting disponíveis no Windows ou Mac. (A captura de tela se refere à gravação de atividade na tela do computador e, posteriormente, à adição de uma narração.)

Construir um relacionamento

O método de evangelismo de Cristo foi fortemente baseado na construção de relacionamentos. A primeira coisa que Ele fez antes de iniciar um ministério foi cultivar uma comunidade para o crescimento dos relacionamentos. O mundo online prospera porque promove um senso de comunidade que transcende a localização. Os relacionamentos podem ser facilmente formados.

Quando você desenvolve um relacionamento com alguém, aprende as necessidades, objetivos, desejos, alegrias, dores e esperanças da pessoa. Depois de se interessar sinceramente pelo coração de alguém, Deus pode lhe mostrar a melhor maneira de alcançá-lo. Deus disse que não era bom que o primeiro homem criado ficasse sozinho. Mesmo vivendo em um mundo perfeito, Adam ainda precisava de um relacionamento. Embora seus estudos bíblicos estejam online, você ainda tem a chance de se conectar com as pessoas de maneira significativa.

Seja apaixonado

Você já conheceu um vendedor sem entusiasmo? Provavelmente, ele não fez muitas vendas. As pessoas mais apaixonadas são aquelas que "realmente acreditam no que acreditam". Essas são as pessoas que podem facilmente despertar interesse, porque outras são atraídas por sua paixão. Enquanto sua paixão não convencer o coração de alguém (esse é o trabalho do Espírito Santo), certamente capturará a atenção de alguém.

O apóstolo Paulo nos diz para "sermos fervorosos em espírito, servindo ao Senhor" (Rom. 12:11). Um cristão sem paixão por Cristo é como um fogo que não exala calor. Se você está verdadeiramente apaixonado pelo Senhor, ficará entusiasmado com o amor dele e com o perdão que encontrou nele. Por esse motivo, as pessoas serão atraídas para o fogo em você, seja online ou offline.

O estudo bíblico on-line é como convidar um amigo para fazer exercícios físicos com você - vocês dois aprenderão e se fortalecerão juntos. O inimigo usará o medo e a dúvida para desencorajá-lo, mas você deve reivindicar a promessa que Jesus fez aos seus discípulos quando os enviou a todo o mundo; "Eu estou sempre com você" (Mateus 28:20).

Repostado e traduzido com permissão do centerforonlineevangelism.org