Manual de Comunicação para Igrejas e Grupos

O Departamento de Comunicação da Igreja não é um simples departamento.

"Nos organogramas das grandes corporações, a Comunicação se insere no contexto da assessoria direta à presidência", conforme é explicado no Manual de Comunicação para Igrejas.

Se você é diretor de comunicação de sua Igreja, você já deve saber que "o Departamento de Comunicação das congregações da Igreja Adventista do Sétimo Dia é o responsável pela direção, coordenação e orientação de todas as diretrizes e atribuições que envolvam qualquer tipo de informação necessária à comunidade eclesiástica."


E no que diz respeito à política de comunicação, "o Departamento de Comunicação elabora estratégias de divulgação institucional tendo em vista a imagem global da Igreja, de maneira que se construa um projeto, fortalecendo a opinião interna e pública."


E a propósito, "você sabe quais são as principais tarefas do diretor de comunicação?", "que relação existe entre os métodos de anúncio na programação de sábado e o cerimonial litúrgico de adoração?", "as ferramentas midiáticas devem ser usadas num todo ou em parte?", "qual a eficiência delas?", "há necessidade de se organizar uma equipe?", "recepção, cerimonial e regras de precedência estão incluídos nas funções do comunicador?".


Se você não consegue responder a estas questões que, eventualmente, exigem uma resposta após muita análise e reflexão, você precisa conhecer e ler o Manual de Comunicação Igrejas.


Este Manual foi preparado pelo Departamento de Comunicação da DSA, sob a coordenação do Pastor Rafael Rossi, diretor deste mesmo departamento na Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia.


Baixe o Manual de Comunicação para Igrejas. Você vai entender o significado de Comunicação e seu papel na Igreja, conhecer a função e tarefas do diretor de comunicação, receber orientações sobre anúncios, boletim e assessoria de comunicação, e o por quê de um documento sobre a Comunicação Adventista.


Boa leitura!

Maranata!