Discipulado como estilo de vida

UMA VISÃO GERAL DO DISCIPULADO

Enquanto Cristo esteve aqui na Terra, fez questão de nos falar sobre o Reino de Seu Pai (Mateus 6:33, Marcos 1:15). Todavia, mais do quer falar do reino, Ele viveu intensamente como um exemplar Embaixador dos valores eternos do Reino. Essa missão foi confiada a todos os que viriam após Ele, chamando a todos quanto quiserem, a serem e fazerem discípulos (Mateus 28:18-20).


Observando o exemplo do Mestre, percebemos no estudo da Bíblia que o discipulado só passa a ser relevante quando se contempla as três experiencias básicas; Relacionamento, Ensino e Serviço. É importante destacar que discipulado é algo a ser experimentado no dia a dia de forma INTENCIONAL. Passos para essa jornada podem até ser sugeridos, mas não se pode perder de vista que o Discipulado é pessoal e contextualizado em cada experiência.

Segundo declara Ellen White: “Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador misturava-se (Relacionamento) com os homens como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes as necessidades (Serviço) e granjeava-lhes a confiança (Ensino). Ordenava então: “Segue-me”. - A Ciência do Bom Viver, pág. 49.

PASSOS

Os passos aqui sugeridos buscam orientar essa jornada de discipulado segundo os principais projetos e iniciativas apresentados pelo ministério jovem das IASD para a Divisão Sul-Americana.

1 - Orar para que Deus conduza na escolha de um discípulo. O texto bíblico afirma que “as coisas espirituais se discernem espiritualmente.” (1 Coríntios 2:14).

Portanto a direção do Espirito de Deus é fundamental na escolha de um discípulo. Ao se dispor a viver essa experiência, lembre-se: o Espirito Santo escolheu cada jovem especificamente, para ser um condutor de bênçãos e um embaixador do Reino de Deus. Por esse motivo, Ele sabe quem deve ser seu discípulo, e nada melhor do que buscá-Lo para que Ele mostre com clareza o alvo de nossa missão.

RELACIONAMENTO

Jesus mostrou que discipulado é derramar Sua vida na vida do próximo. Sem intimidade e relacionamento saudável é impossível viver a experiência do discipulado.

2 - Convidar seu discípulo para conhecer seu círculo de amizade. Uma das melhores oportunidades é a reunião de Pequenos Grupos Jovens, onde se existe um ambiente espiritual, descontraído e de verdadeira amizade.

É na reunião do PG Jovem que cada discipulador terá a oportunidade de mostrar ao seu discípulo, amizades que compartilham os valores do Reino.

ENSINO

A todo momento o Mestre ensinava seus discípulos, Ele não perdia nenhuma oportunidade de, por meio de parábolas, histórias e com a própria vida, mostrar os ensinos de Seu Pai. Todo jovem discipulador precisa ficar atento para aproveitar todas as oportunidades de forma intencional para ensinar o princípios eternos.

3 - Apresentar o Espaço Jovem de Sua Igreja (Escola Sabatina). A IASD como movimento Mundial promove unidade doutrinária por meio da Lição da Escola Sabatina. Todos os jovens são motivados e desafiados a ter e estudar diariamente sua Lição para que assim incentive seus discípulos a buscarem também esse conhecimento. 

Essa é a oportunidade para se apresentar o Espaço Jovem e desfrutar de uma boa programação de ensino.

4 - Proporcionar conhecimento bíblico por meio de Classe Bíblica Jovem ou estudo pessoal. Fazer uso dos materiais/estudos contextualizados para os jovens.

SERVIÇO

Em todo momento o texto bíblico mostra que nossa vida como seguidores de Cristo tem como propósito abençoar quem está ao nosso lado. Servir a comunidade e o corpo de Cristo é o que Deus espera de cada um de nós. No ministério de Cristo vemos que Ele curava, libertava e transformava a vida de todos que se achegavam a Ele.

5 - Levar ao envolvimento nas ações realizadas pela Comunidade Jovem de sua Igreja. As ações solidárias são um excelente ambiente para se começar a servir ao próximo com amor (Vida por Vidas, Missão Calebe, distribuição de Cestas Básicas e etc). Mas o envolvimento também deve ser incentivado para o trabalho nos ministérios da igreja (sendo orientado pelos dons espirituais).

Quando contemplamos os requisitos para o discipulado apresentados pelo exemplo de Cristo, naturalmente colheremos o fruto da ação do Espirito Santo.

6 - Convidar a se comprometer com Jesus (Batismo). Uma vez que o ciclo está acontecendo, naturalmente a paixão por Jesus vai se tornando cada vez maior. Com isso surge a necessidade do convite feito por Jesus; “Segue-me”

7 - Acompanhá-lo no processo de fazer novos discípulos. A missão não pode parar, precisamos “Fazer discípulos de todas as nações” (Mateus 28:18-20). Quando entendemos que a missão deixada por Cristo (Mateus 28:18-20) é de fazer discípulos com estilo de vida, temos a melhor ferramenta em mãos para a juventude de nossas igrejas. É vivendo e compartilhando o evangelho que potencializamos a conservação, amadurecimento de nossos jovens. Com isso, O evangelho vai sendo pregado a toda tribo língua e povo.