Sites Religiosos: diretrizes e padrões a considerar

Sites são desenvolvidos usando a mesma lógica de programação.


Criar um site religioso ou um site de balada não vai fazer diferença para um programador, ou seja, a programação em si é análoga, são linhas de códigos. O que é diferente em um site religioso é o conteúdo, a filosofia do projeto, seu objetivo.


Quando se cria um site religioso, você precisa levar em consideração alguns aspectos importantes sobre os próprios princípios e crenças de sua fé. Isso porque o site em si já transmite uma mensagem ao visitante.


Exemplo, eu não colocaria uma propaganda sobre Vidência em um site Adventista, porque nós não pregamos isso, não pregamos bruxaria ou maçonaria. Nem mesmo adicionaria um banner divulgando um site pornô, entende o sentido?


Só exemplificando: neste mesmo blog, que criei em 2009 para divulgar materiais para o Ministério Jovem da IASD, insiro anúncios nas publicações que me geram ganhos que me ajuda a manter os meus blogs no ar; e, teve um dia que um irmão da igreja me escreveu, perguntando por que é que fico colocando imagens da virgem Maria no Blog.


Eu percebi que ele não sabia do que se tratava.


Como o conteúdo do site é sobre religião, então o Google exibe anúncios que tem a ver com religião, baseado nas palavras do texto publicado, só que o Google não vai diferenciar se o site é Católico ou Adventista.


Então, o que tive que fazer é ficar atento ao site e ver os anúncios que são exibidos; Aconteceu que um dia que eu consegui ver esse anúncio de que o irmão falava; então, identifiquei o site que estava divulgando aquele anúncio e bloquiei aquele anunciante na plataforma de monetização do Google que uso.


Viu só? O irmão escandalizou so porque viu um banner com a imagem da virgem Maria em um blog do Ministério Jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Dei razão a ele, não deveria ser exibido mesmo.


Há uma pesquisa circulando na Internet que diz que Sites religiosos são mais perigosos do que os pornográficos. Você concorda?


Neste caso, o artigo aborda a questão de segurança, e você pode ler mais detalhe no link acima, que é um dos aspectos que também deve ser considerado.


Mas, há muitos detalhes que precisam ser estudados, avaliados para que o conteúdo de um site religioso não afasta uma pessoa ao invés de a aproximar de Deus.


Vou mencionar alguns aspectos que penso (minha opinião) serem importantes considerar:


Linguagem: deve-se usar uma linguagem cuidada, que não fere a dignidade de alguém e que seja o reflexo da mensagem que é pregada. Fale como Jesus "verdades com mansidão", porque nós não temos que amedrontar os homens, mas sim, apresentar-lhes a oferta da salvação.


Tipos de ferramentas: a exemplo do que falei acima, use ferramentas que adicionem recursos, mas que não contradizem com os princípios da fé que se prega;


Coerência: a mensagem ou a imagem que um visitante vai ler e ver em seu site não pode ser diferente daquilo que você prega, vê ou vive;


Imagens: as imagens usadas para ilustrar suas publicações devem ser imagens que inspiram ao invés de escandalizar;


Direitos autorais: cuidar com os direitos dos autores em relação às ferramentas que você usa em seu site. Ter muito cuidado com a pirataria; se deseja divulgar algum material, peça permissão ao autor ou então indique a fonte; traz uma imagem muito errada você entrar em um site religioso e encontrar dezenas de Cd’s de cantores para fazer o download de graça. O ideal seria indicar a loja de vendas. Essa é uma questão polémica, mas levando em consideração os direitos autorais, o ideal seria isso. 


Apenas exemplificando esse último aspecto, agora você não pode enviar para o seu canal no Youtube as músicas ou vídeos da Gravadora Novo Tempo, porque o Youtube, automaticamente, notifica a violação dos direitos autorais das músicas.


Continuando…


Temas abordados: nem todo o assunto deve ser abordado/tratado em seu site; assuntos que são polémicos não deveriam ser tratados publicamente porque apenas levantam discussões; os artigos devem ser artigos que ajude alguém a aproximar-se de Deus em vez de afastá-lo; com isso não quero dizer que você tem que falar apenas aquilo que agrade a alguém, porque nem todos professam a mesma fé sua e certamente em algum momento alguém vai argumentar, defendo a fé que ele professa; mas, quando quiser abordar um determinado assunto, tente ir a fundo, mostrando provas que dêem credibilidade às suas afirmações e não fazer de seu site um ambiente de discussões impróprias. Se as mensagens são fundamentadas na bíblia não importa o que os que não crêem vão pensar, sua consciência estará em paz; publique mensagens de paz, esperança e amor.


Obs.: esse artigo será atualizado, à medida que eu perceber mais aspectos que você precisa ser considerado. Você pode, também, contribuir para alargar a ideia deste artigo, deixando seu parecer no comentário ou enviar um e-mail para isaiascv@gmail.com.