Revista Ação Jovem | 3º trimestre de 2022

A Revista Ação Jovem é um material on-line trimestral com os principais projetos do Ministério Jovem, artigos e sugestões de Culto Jovem. Este material vai te ajudar a organizar, semestralmente, todo o programa de seu departamento JA da igreja.

O tema de capa deste trimentre dá ênfase ao Projeto Batismo da Primavera 2022, com o tema Eu Vou Mudar o Mundo.

Editorial
Uma questão de honra


Honrar alguém é colocar uma coroa de reconhecimento sobre a cabeça dessa pessoa”. poderosa na minha mente. Honrar pais e avós Essa definição desenha uma imagem muito não é apenas obedecê-los, respeitá-los ou cuidar deles quando necessitam. É colocar uma coroa de reconhecimento sobre a cabeça deles, para que todos possam ver!

Diz Provérbios 17:6: “Os netos são a coroa do ancião”. Isso significa que, a maneira como vivemos nossa vida, como trabalhamos, como agimos, vai colocar uma coroa sobre nossos pais e avós.

Essa coroa pode ser de espinhos ou de glória. Em outras palavras, para o bem ou para mal, nossa vida vai coroar nossos pais e avós. Essa coroa poderá ser para os enaltecer ou para os envergonhar.

A honra é um assunto público. A maneira como vivemos não está desconectada da nossa família, pelo contrário, a maneira como vivemos fala aos outros acerca de nossos pais e avós.

Por essa razão, o maior ato de honra que podemos oferecer à nossa família é viver de tal maneira que eles possam ser elogiados por nossa causa. Que seus ouvidos possam escutar da boca dos outros: “Parabéns pelos filhos e netos, que educação!

Você os está transformando em pessoas admiráveis.” Existe melhor maneira do que essa de enaltecer os pais e avós?

Por que é tão importante para Deus honrar os mais velhos? Para mim, a principal delas é que Deus se identifica a Si mesmo como Pai. Sigmund Freud, o criador da psicanálise, afirmou: “A atitude de uma pessoa para com seu pai biológico determina a atitude dessa pessoa para com Deus”. Ou seja, o filho que não é capaz de honrar uma autoridade visível e próxima, dificilmente poderá honrar uma autoridade invisível e aparentemente distante. Deus sabe que quando desonramos nossos pais e avós, mais cedo ou mais tarde terminaremos desonrando-O também.

Além disso, você, como líder, deve honrar os mais velhos por questão de princípios. Seus liderados estão observando a maneira como você age com os mais velhos. E provavelmente você vai ser o exemplo deles. Que Deus te guie nessa jornada e que seu exemplo seja positivo sempre.

Maranata!
Pr. Carlos Campitelli
Ministério Jovem DSA