Programa JA: desCONECTAR - um convite para uma geração digital

Pr. Ricardo Alves
Departamental de Jovens da Associação Rio-Fluminense – USeB 

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.” - Jeremias 29:13, ACF

LOUVOR

Restaura – CD Jovem 2012
Falar com Deus – CD Jovem 2005
De Hoje em Diante – CD Jovem 2009

TESTEMUNHO

Certo dia eu estava rolando o feed do meu Instagram e me deparei com um desafio diferente. Uma jovem cristã havia criado um desafio de uma semana de jejum de rede social. Achei aquilo muito interessante, justamente por ela estar fazendo o desafio em um “reels”. Porém, aquilo me chamou muito a atenção. Então, resolvi entrar na onda. Criei uma pasta no celular, coloquei todas as minhas redes sociais e “streaming”. Coloquei o título “Jejum” até a data que havia proposto. O interessante é que aquilo me fez tão bem que prolonguei por mais um mês e depois repeti aquele “Jejum” várias outras vezes. O curioso é perceber quão viciados estamos naquela “dopamina barata” gerada pelo uso excessivo das mídias sociais. Porém, estamos tão acostumados que acabamos não percebendo. Nestes dias, comecei a ter mais tempo para mim, para meus hobbies, para minha família e principalmente para Deus. E aí, topa o desafio?

ORAÇÃO INTERCESSORA

Hoje vamos orar por todos os jovens que se sentem desvalorizados, que não conseguem enxergar a vida com alegria, que vivem ansiosos e deprimidos por toda a competição e comparação gerada pelas mídias. Que eles possam encontrar em Deus um amigo real que sempre estará lá para ouvi-los e apoiá-los em seus desafios.

MENSAGEM

Nos tempos modernos em que vivemos, onde as redes sociais e o streaming dominam nossa vida, a manhã já começa agitada em meio a “likes”, compartilhamentos e comparações. Logo pela manhã, você acorda e precisa fazer uma escolha muito importante para seu dia: abrir seu Smartphone e se conectar com o “mundo perfeito on-line” ou abrir a Bíblia e se conectar com Deus.

Em Jeremias 29:13, Deus nos diz: “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração”. Esse verso nos lembra da promessa divina de que quando nos conectamos sinceramente com o Eterno, encontramos a verdadeira plenitude e significado em nossas vidas.

Em contraste, quando escolhemos buscar isso em aprovações ou “likes”, buscando comparar nossa vida real com vidas digitais de pessoas que seguimos, nos frustramos completamente.

Estudos recentes têm revelado os efeitos nocivos do uso excessivo das redes sociais e do streaming na saúde mental e no bem-estar emocional. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Pittsburg1 descobriu que o uso frequente das redes sociais está associado a sentimentos de solidão e depressão, especialmente entre os jovens.

Outro estudo publicado no Journal of Social and Clinical Psychology2 revelou que limitar o uso das redes sociais a 30 minutos por dia pode levar a melhorias significativas no bem-estar emocional e na saúde mental. Assim também, uma pesquisa da Universidade de Oxford constatou que a espiritualidade está associada a uma melhor qualidade de vida e bem-estar geral.

Isso, no mínimo, sugere que há uma correlação direta entre o tempo gasto on-line e o bem-estar psicológico. Sendo assim, para que sua vida encontre o sentido autêntico, onde você consiga se conectar pessoal e emocionalmente com as pessoas ao seu redor, talvez precise desconectar um pouco seus dados móveis e seu wi-fi e ativar o abraço, o sorriso e aquela conversa sem pressa, olho no olho. Sem dúvida, isso o ajudará em seu relacionamento com Deus. A Bíblia afirma (Mt 6:33) que, se buscarmos a Deus em primeiro lugar, se nos relacionarmos com Ele, tudo se ajustará em nossas vidas.

Portanto, desafio você a desconectar-se um pouco das redes sociais e do mundo digital e dedicar-se a estabelecer uma conexão mais profunda e real com Deus. Você ficará surpreso com a paz e a alegria que encontrará quando priorizar essa conexão divina.

ESPÍRITO DE PROFECIA

“Para ter vida e energia espirituais, cumpre estarmos em real comunhão com nosso Pai celestial. Podem nossos pensamentos dirigir-se para Ele; podemos meditar sobre Suas obras, Suas misericórdias, Suas bênçãos; mas isto não é, no sentido mais amplo, comungar com Ele. Para entreter comunhão com Deus, é preciso que tenhamos alguma coisa que Lhe dizer acerca de nossa vida. A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo. Não que seja necessário, a fim de tornar conhecido a Deus o que somos; mas sim para nos habilitar a recebê-Lo. A oração não faz Deus baixar a nós, mas eleva-nos a Ele” (Caminho a Cristo, p. 93).

MÃOS À OBRA

Louvor: Convidar dois ou três jovens para que possam ministrar o louvor de maneira bem animada, de preferência, com alguém que toque um instrumento.

Testemunho: Você pode começar perguntando quem tem o maior número de rede sociais? Ou quem tem mais plataformas de streaming? E aí depois conta o testemunho e apela para que os jovens entendam e sintam a necessidade de avaliar o uso frequente delas.

Oração Intercessora: Forme trios de oração entre pessoas que pouco se relacionam no grupo ou que nunca oraram juntas.

Mensagem: Você pode começar perguntando quantos usuários tem cada rede social (WhatsApp, Instagram, TikTok, etc.) e premiar quem chegar mais perto do número real, ou apresentar esses dados para a igreja. Logo em seguida, falar sobre a importância do tema proposto.

1. YOUNG ADULTS. UPMC – Life Changing Medicine. Disponível em: https://www.upmc.com/media/news/lin-primack-sm-depression.

2. LIMITAR O USO DE MÍDIAS SOCIAIS DIMINUI A SOLIDÃO E A DEPRESSÃO. BIBLIOMED. Disponível em: https://www.boasaude.com.br/noticias/11808/index-2.html. 08 de janeiro de 2019.

Fonte: Revista Ação Jovem, III Trimestre - 2024