Você é bonito?

Você já reparou como o conceito de beleza é algo que sempre mexe com a cabeça das pessoas? Só que o que é bonito e o que é feio, depende muito da maneira como tal coisa está sendo oferecida no comércio. Estar entrosado com aquilo que é considerado padrão de beleza, torna as pessoas mais tranqüilas e integradas na sociedade . Por outro lado, pessoas que estão fora dos padrões de beleza, são muitas vezes discriminadas.

O conceito de beleza engloba o modo de vestir, a forma do corpo, os acessórios e ainda o cuidado com a pele e os cabelos.
Já que para ser admirado é preciso estar na moda, o que fazer quando surgem uns fios ralos de barba no rosto; quando as pernas esticam criando desproporcionalidade; quando aparecem as temidas espinhas e a voz se torna ligeiramente desafinada? Será que um adolescente, nestas condições, pode ser um padrão de beleza?

Logicamente, as pessoas, de um modo geral, têm investido muito em cosméticos e outros produtos de beleza. Para se ter uma idéia, só em 1997, os brasileiros gastaram 906 milhões de dólares tentando apagar as rugas. Já dá para se perceber que não são só os jovens que se preocupam com beleza. Os idosos também...
Mas não é apenas em cosméticos que as pessoas gastam tentando obter beleza. As cirurgias plásticas, apesar de muito procuradas, são muito caras e seus efeitos são irreversíveis. Assim, quando ocorre um erro, o remendo deixa tudo muito pior. Por isso, existem, hoje, outras técnicas especiais de embelezamento e que estão se tornando muito populares, são elas:

Peeling: Você sabe o que é o peeling? E uma técnica que provoca a descamação progressiva da pele, através de ácidos de concentrações elevadas, para se conseguir o aparecimento de um tecido novo em lugar daquela pele manchada, com sardas ou com cicatrizes deixadas pelas espinhas. Quem opta por esta técnica para tornar sua pele bonita, necessita de 8 a 10 dias para recuperar-se do tratamento e precisa ficar distante do sol por mais 3 meses.

Outros têm optado pelo uso de cremes com vitamina A ácida. Esta é indicada para fazer com que as rugas desapareçam. Alguns se utilizam de injeções de colágeno, ou auto-colágeno para atenuar as fissuras em volta dos lábios. Há ainda, os que optam pelo resurfacing, que é um peeling de última geração, feito com aplicação a raio laser Ultra Pulse Co2. No pós-operatório, a pele fica vermelha e a cicatrização leva, pelo menos 15 dias, mas demora até 3 meses para que o rosto readquira uma aparência normal.

A maioria destas técnicas, entretanto, não são acessíveis aos jovens, e por isso, muitos deles sofrem até mesmo de depressão por não terem condições para corrigir as pequenas imperfeições que possuem. Será, porém, que vale a pena todo este sacrifício e sofrimento para se estar em dia com a moda? E se a moda sugere cabelos lisos e o seu cabelo é crespo? Ou se os seus cabelos são crespos e a moda é tê-los lisos, o que fazer?

Lembre-se de que beleza é algo muito relativo para que você se deixe escravizar por um modelo pré-fixado por pessoas que têm seus próprios conceitos, nem sempre os mais certos. Por isto, seja você mesmo, e ame-se com você é. Afinal, Deus o fez um ser maravilhoso, especial e único. Ninguém é igual a você e Ele o ama incondicionalmente. Aqueles que se amam, trazem um brilho nos olhos e podem irradiar tal simpatia que, certamente, vai ocultar ou pelo menos deixar em menor evidência, os pequenos defeitos, que porventura haja em seu fisico.

Para você refletir (se for professor, para debater com sua turma)

1. O que é ser bonito?
2. O que as pessoas são capazes de fazer para se tornarem bonitas, segundo o conceito da moda?
3. Como podemos ser sempre bonitos?
4. 0 que deve ser mais importante que a beleza exterior para umj ovem Cristão?

Por Tia Celinha

---