Onde está seu Ministério?




01. ESTÁ O MEU MINISTÉRIO CENTRALIZADO NAS PESSOAS OU NOS PROGRAMAS?

- Estou primeiramente preocupado com o crescimento e desenvolvimento de cada pessoa do grupo - não apenas em conseguir que eles trabalhem?

- Fiz perguntas diretas aos membros do meu grupo, sobre suas necessi­dades e ouvi atentamente suas respostas? (Às vezes você deve falar profeticamente: além do que as pessoas querem ouvir.) 

- Tenho certeza de que os desejos e necessidades dos que falam ouço repre­sen­tam o grupo inteiro?

02. ESTOU SENDO CLARO SOBRE O RESULTADO DESEJADO PARA O MEU TRABALHO COM OS JOVENS?

- Tenho alvos específicos para o grupo, e oro por estes alvos regu­lar­mente?

QUAL É MEU PROPÓSITO PRIMÁRIO?

- Informar?

- Inspirar?

- Divertir?

Desenvolver nos jovens uma fé mais profunda?

03. ESTOU CONFIANDO NO ESPÍRITO DE DEUS PARA QUE TRA­BALHE POR MEU INTERMÉDIO, COM MEU GRUPO DE JOVENS?

- Pedi a Deus para que me usasse, para que eu possa ser Suas mãos, pés e voz?

- Pedi ao Espírito que estivesse presente em cada reunião do grupo?

- Está meu ministério purificado através da oração? Peço "não a minha vontade, mas a Tua, seja feita?"

04. PREPARO-ME PARA CADA REUNIÃO OU EVENTO DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL?

- Passo tempo me preparando seriamente para reuniões e evito a tenta­ção de não achar uma desculpa para ir?

- Obtenho vantagens de meu treinamento, material disponível e habili­dades natu­rais para prover liderança destacada para os adolescentes e jovens em meu gru­po?

- Faço esforço mental para obter novas idéias para reuniões e eventos?

05. SERÁ QUE EU ME COMUNICO BEM COM OS MEMBROS DA DIRETORIA, COM OS PAIS E COM A IGREJA?

- Procuro coletar e dar informações relacionadas às atividades do departamento?

- Peço sugestões e partilho os sucessos?

- Mantenho a igreja informada sobre o departamento, através de anúncios regula­res no boletim semanal e no noticiário mensal e durante aparecimentos ocasio­nais no púlpito?

06. ESFORÇO-ME PARA ENVOLVER TODOS OS MEMBROS DO GRUPO?

- Sou sensível aos jovens e adolescentes que ficam à margem do grupo?

- Faço com que eles se sintam incluídos?

- Planejo reuniões e atividades que se direcionam aos indivíduos e evito o plane­ja­men­to para a "massa" de adolescentes e jovens?

- Ajudo os adolescentes e jovens a verem o grupo como uma comunidade menor dentro de uma maior?

07. TRAGO NOVOS MEMBROS PARA O GRUPO?

- Estou atento, descobrindo novos jovens na igreja ou na comuni­dade?

- Convido-os para participarem do grupo?

- Estou consciente do que funciona melhor para manter a freqüência?

- Sei porque o pessoal desiste ou perde o interesse?

- Faço chamadas telefônicas e escrevo bilhetes para assegurar o máximo de parti­cipação e freqüência?

08. TRATO MEU TRABALHO APENAS COMO UM EMPREGO OU COMO UM MI­NISTÉRIO?

- Vejo meu trabalho como parte integral do ministério da Igreja?

- Estou disposto para ir e além da descrição convencional de meu trabalho?

- Sou chamado por Deus para o Ministério Jovem? Sou a pessoa certa, no lugar e no momento certo?

09. SERÁ QUE INSPIRO A LIDERANÇA EM OUTROS?

- Sou eu um guia para os jovens que sirvo, ajudando-os a desenvolverem suas pró­prias habilidades e liderança?

- É um dos meus alvos promover o desenvolvimento de habilidades de liderança nas pessoas que irão liderar a igreja no futuro?

10. SOU UMA PESSOA QUE MANTÉM CONFIDENCIALIDADE?

- Os membros de meu grupo sentem-se à vontade para falar comigo, sa­bendo que o que dizem não será passado a outros?

- Sei quais circunstâncias podem me fazer quebrar a confidencialidade?

11. PARTILHO O MÉRITO COM OUTROS?

- Estou constantemente procurando maneiras de passar o elogio aos outros?

- Agradeço às pessoas pelos seus esforços?

12. CONTINUO MEU PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO COMO UM LÍ­DER DE JO­VENS?

- Assisto a palestras, faço cursos, e leio material para aperfeiçoar minhas habili­da­des?

- Faço visitas a outros líderes de jovens para partilhar idéias?

- Avalio meu trabalho?