Programa JA: Sem sacrifício não há vitória

Pr. Cristian Moisés Huamán Roncal – Pastor da Missão Peruana Central Sul/UPS

E, quando sacrificardes sacrifício pacífico ao SENHOR, da vossa própria vontade o sacrificareis” (Lv 19:5).

LOUVOR 
Restaurado – Adoradores 3
Nasce em mim – CD Jovem 2010
Cada novo dia – CD Jovem 2009

» BAIXAR PROGRAMA EM PDF: Programa JA: Sem sacrifício não há vitória

TESTEMUNHO 

José é um jovem que cresceu em um lar cristão, onde se praticava o estilo de vida adventista. Porém, quando seus estudos terminaram, ele decidiu sair da cidadezinha onde havia passado mais de 22 anos de sua vida. José tinha uma maleta, sonhos e objetivos por cumprir. Numa tarde de quinta-feira, quando regressava de seu trabalho, escutou um áudio que sua mãe lhe havia enviado, narrando o texto de Obadias 1:1. Então, ele se lembrou do sonho que teve quando ainda era muito jovem, que era servir a Deus com todo seu coração, alma e espírito.

Naquela mesma noite, ele decidiu estudar Teologia e unir- -se àqueles que buscam servir a Deus, tendo como único propósito de vida preparar a igreja para a vinda do Senhor. Uma das situações mais difíceis que passou foi ter que desistir de um de seus trabalhos mais promissores. Ele tinha responsabilidade familiar e ainda tinha muito a realizar, e essa renúncia significava perder a única renda que mantinha sua casa. Graças à ajuda de Deus e sua fé, ele pôde se sustentar nos momentos mais críticos de sua vida. Duas das frases que o ajudaram a avançar foram: “Sem sacrifício não há vitória” e “sem sofrimento não há alegria”. Agora José é um ministro de Deus, ajudando em um distrito missionário, servindo ao Senhor e à igreja que tanto ama.

ORAÇÃO INTERCESSORA 

Oremos pelos jovens que estão se empenhando para realizar diariamente seu culto pessoal. Oremos também pela juventude adventista que está lutando para se manter fiel aos princípios bíblicos de saúde, mordomia, em suas relações interpessoais, nos estudos e no trabalho.

MENSAGEM 

Em Levítico 19:5-8, deparamo-nos com um tipo de oferta voluntária a fim de manter a comunhão entre o adorador e Deus. É importante ressaltar que o versículo 5 implicava em um ato de adoração a Deus (Êx 3:18 e 5:13). Por outro lado, a oferta de “sacrifício de comunhão” é oferecida pelos adoradores como resposta voluntária às bênçãos recebidas de Deus (Lv 3; 7:11-21 e 2:33).

Os israelitas realizavam este sacrifício para estar em comunhão e paz com Deus. Esses sacrifícios eram comidos pelos sacerdotes (Lv 7:32-34) e pelo adorador (Lv 3; 7:11-38). As ofertas de paz (também chamadas ofertas de gratidão, companheirismo, felicidade, comunidade) são ofertas de alegria pela harmonia que existe entre Deus e o adorador e geralmente eram precedidas por uma oferta pelo pecado e por um holocausto.

Agora, na realidade em que vivemos, nossa maior oferta de gratidão e comunhão com o Criador é poder ofertar com alegria as primeiras bênçãos recebidas, de acordo com a bênção que Deus nos dá. A paz que Cristo nos dá ao nos abençoar significa unidade com o Pai. Estar unidos a Deus nos ajuda a superar a preocupação, o temor e a ansiedade. O cristão que goza desta paz tem uma fonte de poder que não depende das circunstâncias.

ESPÍRITO DE PROFECIA 

“A comida que ingerimos numa refeição não nos satisfaz para sempre. Precisamos participar cada dia do alimento. Assim devemos comer diariamente a Palavra de Deus, para que a vida da alma seja renovada. Nos que se nutrem constantemente da Palavra, Cristo é formado, a esperança da glória. A negligência de ler e estudar a Bíblia traz carência espiritual” (Nossa Alta Vocação, p. 205).

MÃO NA MASSA 

Louvor: Ensaie cada música com antecedência e leve os irmãos a expressar de maneira solene e alegre o desejo de, através da adoração, aproximar-se do Salvador.

Testemunho: Busque um jovem que tenha passado por uma entrega que lhe custou um sacrifício pessoal (um Calebe, um jovem OYiM, ou talvez um cristão que teve que abdicar de algo, como uma boa carreira profissional, um namoro ou algo parecido). A ideia desse momento é confirmar que sim, é possível sacrificar algo no presente para desfrutar de algo muito melhor na eternidade.

Oração intercessora: Quatro passos para uma relação diária com Deus:

1) O lugar para sua hora de comunhão deve ser silencioso, para que você possa estar concentrado. O importante é que o lugar seja, de preferência, o mesmo cada dia, e que você se sinta confortável.

2) Nessa hora, esqueça suas preocupações e use os primeiros minutos em total silêncio, preparando seu coração para a comunhão com Deus. Se algo importante vem à mente, anote-o e retome sua atenção.

3) Você está ali para meditar, falar com Deus e ouvir Sua voz. Não deixe que nenhuma outra coisa o desvie desse plano. Essa é a hora dedicada à comunhão com Deus, sem nenhum outro compromisso.

4) Fale com Deus com total naturalidade. Convide-o a estar com você nessa hora. Peça-lhe para abençoá-lo nos momentos de meditação, leitura da Bíblia e oração.

Mensagem: A marca distintiva do verdadeiro cristão se torna evidente a cada manhã, quando se busca a Deus em comunhão. Diariamente nos despojamos de nossa humanidade pecaminosa e reconhecemos a Deus como o Senhor de nossa vida. Entregue um cartão onde cada jovem possa registrar o culto que realizou.