Revista Ação Jovem 1º Trimestre 2019

São pelo menos 27 ossos, 37 músculos e centenas de movimentos diferentes que a mão é capaz de realizar. Só o dedo polegar é uma maravilha. Isaac Newton disse: “Na falta de outras provas, o polegar me convenceria da existência de Deus”. As mãos são como o rosto, falam de uma só pessoa.

As mãos servem para pedir, prometer, chamar, admirar, confessar, calcular, condenar, acusar, comandar, aplaudir, reger, humilhar, construir, trabalhar, escrever, juntarem-se para orar. As nossas mãos foram a primeira almofada para repousar a cabeça, a primeira arma e a primeira linguagem. A mão aberta, acariciando, mostra bondade... A mão fechada e levantada mostra a força e o poder... A mão empunha a espada, a pena e a cruz. A mão modela o mármore e o bronze, dá cor às telas, concretiza sonhos e pensamentos. A mão piedosa limpa as chagas dos aflitos e protege os fracos do desamparo. O aperto de duas mãos pode ser a mais sincera e eloquente confissão de amor, o melhor pacto de amizade ou um juramento de felicidade. O noivo, para casar-se, pede a mão de sua amada. Jesus abençoava com as suas mãos. As mães protegem os filhinhos, cobrindo- -lhes com as mãos as cabecinhas inocentes. A mão serve para o herói empunhar a espada e o carrasco a corda; para o bom, amparar, e o injusto, punir. Para o que ama, acariciar, e para o assassino, matar. Para o filantropo as mãos servem Editorial Pr. Carlos Campitelli Divisão Sul-Americana da IASD para dar, mas o ladrão as usa para roubar. Para o honesto, servem para trabalhar, e para o viciado, jogar. A mão dos Césares romanos decidia a sorte dos gladiadores vencidos na arena do Coliseu.

Diversos são os tipos de mãos... As de Tomé, são mãos incrédulas. As mãos de Pilatos, covardes. As de Abraão, mãos obedientes. As mãos de José, confiáveis. Mas existe um tipo de mão especial... as de Jesus. Mãos valentes, que tocaram as chagas dos leprosos; mãos firmes, que ofereceram apoio aos cansados; mãos serviçais e generosas, que lavaram os pés dos seus discípulos. Mãos que purificaram o templo, ficaram imóveis diante da provocação, se deixaram atravessar pelos pregos na cruz, tornando possível a redenção. Hoje essas mãos têm as cicatrizes da crucifixão. Este é o tipo de mãos que queremos ter, as mãos de Jesus.

Nosso tema para 2019 firma-se na declaração de Ellen G. White: “O Senhor designou os jovens para serem Sua mão auxiliadora” (Serviço Cristão, p. 22). O desafio para a juventude adventista na América do Sul é ser essa mão. Que o mundo conheça quem é Jesus por meio de nossas mãos.

Baixe a Revista Ação Jovem do 1º Trimestre de 2019

Um abraço e sempre, Maranata!
Pr. Carlos Campitelli
Ministério Jovem – DSA