Programa JA: Salvar e servir… nas horas boas e ruins

O SENHOR é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes” (Dt 31:8).

ADORAÇÃO 

Fé e Ação – Música Tema 2018
Somos Teus – CD Jovem 2012
Eu Sou Calebe – CD Jovem 2013

TESTEMUNHO 

O distrito de Tamarugal-Camiña foi o lugar escolhido pelos jovens de Iquique para realizar o projeto Calebe de Inverno. A paisagem verde e o rio que adorna essa zona desértica foram apenas o início de algo que mudaria a vida desses 80 jovens. O projeto foi marcado por um forte trabalho social. Tudo ia muito bem! A comunidade estava muito agradecida a nossos guerreiros “Calebes”. Chegou a primeira noite das conferências e para a nossa surpresa, quase nenhum dos vizinhos assistiu. Fizemos uma reunião com os jovens e descobrimos que estávamos tão entusiasmados ajudando as pessoas que havíamos esquecido o objetivo de nossa missão: “Salvar e Servir”. Depois de orar, criamos um grupo para convidar a todos os vizinhos para as conferências. Graças a Deus que desde essa noite nunca tivemos menos do que 20 visitas, e ao final do projeto, nove de nossos amigos se batizaram. Os jovens puderam entrar no rio para acompanhar o batismo com eles e a experiência marcou tanto nossa vida que sete Calebes decidiram estudar Teologia para serem pastores.

ORAÇÃO INTERCESSORA 

Oremos para que Deus nos ajude a experimentar a alegria de servir e ao mesmo tempo trabalhar pela salvação de outros. MENSAGEM Depois que Jesus realizou o milagre de alimentar cinco mil homens apenas com cinco pães e dois peixes, decidiu ir a um lugar para “descansar”. Os discípulos não sabiam onde era, já que era muito difícil encontrar um lugar onde as pessoas não seguissem seu Mestre. Lucas 8:26 diz que Jesus decidiu ir a Gadara, um lugar onde não havia seguidores.

Os versículos seguintes mostram a triste condição dos endemoniados de Gadara, que eram atormentados há muito tempo, viviam sendo presos a correntes, gritando como loucos e o inimigo feria seus corpos sem roupas nas pedras dos sepulcros. Imagine que você está caminhando com seus amigos por aquele lugar e de repente um desses loucos aparece. O que você faria? Há um ditado popular que diz que “soldado que corre serve em outra guerra”. Certamente, antes de responder a essa pergunta seu cérebro já haveria enviado a ordem para seus pés correrem! Mas fique tranquilo, não se sinta mal por sua resposta, Ellen White diz que “os discípulos e seus companheiros fugiram aterrorizados” (O Desejado de Todas as Nações, p. 234). Com certeza essa terrível experiência não era o que os discípulos esperavam. Muitas vezes pode acontecer o mesmo na tentativa humana de “Salvar e Servir”.

Queremos servir a Deus, amamos a experiência social, mas apenas enquanto isso não signifique arriscar muito nossa vida. Há muitos que decidem ser servos “moderados” pela causa de Deus, não estão dispostos a dar mais do que o estritamente necessário. É fácil estar perto de Deus quando os pães se multiplicam. Mas devemos recordar que quem vive para “Salvar e Servir” às vezes passa por situações que não são nem um pouco agradáveis.

O que fazer quando a frustração, a dor ou as provas surgem? Nunca se esqueça de que, para aprofundar nossa dependência, às vezes o Senhor permite momentos de “aparente distância”. Nesses momentos é possível experimentar uma experiência mais profunda com Jesus. Lucas 8:35 diz que finalmente Jesus curou aos endemoniados. Agora estavam vestidos, sãos e com paz no coração. Jesus impactou tanto suas vidas que eles só queriam seguir ao Seu lado. Mas Jesus disse em Lucas 8:39: “Volta para casa e conta aos teus tudo o que Deus fez por ti”; então eles foram de casa em casa para “Salvar e Servir”, transformando-se nos primeiros missionários naquele lugar. Deus nos prometeu que nunca nos deixará nem abandonará (Dt 31:8).

ESPÍRITO DE PROFECIA 

“Ali estava para eles uma obra a realizar — ir para um lar pagão, e contar as bênçãos que haviam recebido de Jesus. Foi-lhes duro separar-se do Salvador [...] E seu longo isolamento da sociedade parecia torná-los inaptos para a obra que Ele lhes indicara. Mas assim que Jesus lhes apontou o dever, prontificaram-se a cumpri-lo. Não somente à sua casa e aos vizinhos falaram acerca de Jesus; mas foram através de Decápolis [...] Assim fazendo, era maior a bênção que recebiam do que se, para seu próprio benefício apenas houvessem permanecido em Sua presença. É em trabalhar para difundir as boas-novas de salvação, que somos levados para perto do Salvador” (O Desejado de Todas as Nações, p. 236).

MÃO NA MASSA 

Adoração: Seria ideal escolher pessoas que compartilharam Jesus uns com os outros para dirigir os louvores.

Testemunho: Faça perguntas tais como: Doce ou salgado? Inverno ou verão? Em seguida explique que há decisões que são relevantes e outras não. Conte como as decisões tomadas no projeto Calebe mudaram o rumo de muitas vidas.

Oração intercessora: Mostre fotos dos projetos sociais, como Calebe, etc. Orem pelas pessoas visitadas nessas atividades. Seria interessante se um desses amigos puder ser levado à igreja para que os jovens orem por ele.

Mensagem: Antes do tema peça a alguém que entre gritando como um louco, vestido com roupas velhas e sujas, manchadas com algo vermelho como sangue, e que ao encontrar-se com a cruz, se acalme. Em seguida, comece a mensagem em nome do Senhor.

----
FONTE: Revista Ação Jovem 1º Trimestre de 2019