Programa JA: Com a Pá e a Espada

Os que edificavam o muro, os que traziam as cargas e os que carregavam, cada um com uma das mãos fazia a obra e na outra tinha as armas” (Neemias 4:17, ARC).

ADORAÇÃO 

Eu Sou a Mensagem – DVD Adoradores 2
Eu Creio – Música Tema 2017
Fé e Ação – Música Tema 2018

TESTEMUNHO 

Ryan Hreljac é um rapaz canadense que, aos seis anos de idade, escutou sua professora falar sobre a necessidade de água na África. Então, ele mobilizou toda a família, vizinhos e escola para poder pagar pelo poço de água e, com uma passagem de avião comprada por seus próprios vizinhos, viajou para Uganda, onde abriu o primeiro poço de água na África para mais de 500 pessoas daquela comunidade. Já tão novo Ryan iniciou uma vida de serviço e de milagres. Hoje, Ryan coordena uma fundação chamada “Ryan’s Well Fundation” (Fundação Poços do Ryan), que tem abastecido de água a mais de 1.000.000 de pessoas em diferentes lugares da África. Ryan apegou-se à suas convicções, lutou pelo que acreditava e conseguiu tornar real um milagre.

ORAÇÃO INTERCESSORA 

Este é o momento de ir à presença de Deus em grupos, para abrir o coração, orando pela igreja, pelas famílias que a compõem e pela unidade na tarefa de salvar e servir. Terminar a obra não será nada fácil, mas estamos no tempo em que Deus prometeu dar-nos o poder de que necessitamos; não estamos sozinhos.

MENSAGEM 

Alguma vez você já se sentiu envolvido em um problema aparentemente sem solução ou em uma luta sem razão? Há momentos em que só um milagre pode resolver a situação, mas, como esse milagre vai acontecer? No caminho que Deus traçou para Seu povo, milagres são muito necessários, e é Deus quem os realiza.

Neemias recebeu do rei, para quem trabalhava, a autorização de ir ajudar seus irmãos a reconstruírem os muros da cidade de Jerusalém.

Quando chegou em Jerusalém, encontrou ruínas e um remanescente fiel e sofrido. Neemias começou a fazer um trabalho com os líderes, e depois com todo o povo, a fim de motivá-los e uni-los, e assim começou a obra. Os inimigos se organizaram mais uma vez para fazer cessar a construção do muro, mas como não tiveram êxito, decidiram atacá-los. Neemias foi avisado e preparou o povo para a guerra. Todos ajudaram. As famílias estavam armadas com espadas, lanças e arcos enquanto “os que edificavam o muro, os que traziam as cargas e os que carregavam, cada um com uma das mãos fazia a obra e na outra tinha as armas” (Ne 4:17).

Que tremenda demonstração de fé e ação, quando a convicção consegue transformar o covarde em valente, e a fé mostra o melhor das pessoas, unidas em torno de uma obra impossível! Sempre alerta, sempre orando e clamando a Deus, o muro foi completado, e tornou-se evidência de que, quando há compromisso e disposição para salvar e servir, Deus guia e atua de tal maneira que as obras impossíveis se concretizam.

Podemos imaginar os homens de Israel trabalhando com a ferramenta em uma mão e a arma na outra. A espada na mão esquerda e a pá na mão direita. Realizando o trabalho em completo estado de alerta contra o inimigo.

A espada numa mão, a pá na outra. A espada representa a Palavra de Deus, toda fé e convicção. A pá representa o envolvimento com a obra de Deus, o desejo de servir, e a ação como fruto da fé.

A lição é clara: você e eu somos o remanescente, temos um desafio difícil e um inimigo atacando. Como vencer? Só haverá êxito e avanço quando usarmos a espada da fé numa das mãos e pá do serviço na outra. Crendo em Deus e ao mesmo tempo trabalhando na tarefa de dar testemunho a todo o mundo.

ESPÍRITO DE PROFECIA 

“A fé, a fé salvadora, deve ser ensinada. A definição dessa fé em Jesus Cristo pode ser dada em poucas palavras: É o ato da alma pelo qual o homem todo se entrega à guarda e controle de Jesus Cristo. [...] Todos os que isso fizerem serão salvos para a vida eterna. Haverá a certeza de que a alma foi lavada no sangue de Cristo e revestida com a Sua justiça, sendo preciosa à vista de Jesus. Nossos pensamentos e nossas esperanças estão no segundo advento de nosso Senhor. Este é o dia em que o Juiz de toda a Terra recompensará a confiança de Seu povo” (Mente, Caráter e Personalidade, v. 2, p. 531).

MÃO NA MASSA 

Adoração: Escolha louvores que falem sobre fé, convicções e que motivem à ação.

Testemunho: Prepare uma sequência de imagens em vídeo e, enquanto as apresenta, conte a história de tal maneira que sensibilize as pessoas. Seja breve. O momento seguinte é o da oração.

Oração Intercessora: Cada um dos presentes pode anotar em uma folha as razões pelas quais orar; em seguida o líder anotará os motivos principais, e finalmente, cada um deve tirar uma foto da folha. Dessa forma, haverá um compromisso de orar durante a semana, podendo ser de maneira pessoal, em família ou no PG.

Mensagem: A mensagem tem por base Neemias 4, mas leia os primeiros três capítulos para entender o contexto. As pessoas podem participar desse momento. Por exemplo, leve uma pá e uma espada e peça para as pessoas fazerem ambas as tarefas. Entregue marca-páginas (você pode fazê-los ou comprá-los) como um presente e peça para que o coloquem em Neemias 4; dessa forma, cada vez que passarem por essa parte da Bíblia, farão uma conexão e a reflexão será constante.

----
FONTE: Revista Ação Jovem 1º Trimestre de 2019