Pessoas motivadas colaboram mais

O que fazer para que sua equipe de trabalho, os jovens, a liderança da igreja e os membros “joguem no seu time” e façam as coisas acontecerem na área JA. Aí vão set dicas preciosíssimas:
  1. As pessoas se automotivam.
O que você faz é criar um clima para que as pessoas se motivem a si mesmas. Como você pode fazer isso? É simples: O maior motivador do mundo é o reconhecimento. Reconheça o talento e o valor das pessoas. Diga o quanto você gostou de algo que elas fizeram no passado e conseguirá a ação delas no presente.
  1. Não deixe de elogiar e desafiar.
Diga, por exemplo: “Ricardo, a música especial que você apresentou no Culto Já foi ótima. Por isso, agora tenho um desafio que, com certeza, você vai tirar de letra...”
  1. Reúna sempre os jovens para ouvir suas opiniões.
Apresente suas idéias para ouvir sugestões, ou abra espaço para que outras pessoas possam sugerir. A participação dos jovens na busca de idéias e soluções aumenta a satisfação e favorece o surgimento do “espírito de corpo”. Você compromete as pessoas quando faz com que elas participem no processo de criação e execução. Afinal, é para atender a eles que nós trabalhamos.
  1. Use elementos de motivação.
Muitas vezes, ir alem das palavras d’a um resultado maior. As pessoas esperam ser surpreendidas, e fazendo isso, você vai conquistá-las. Já pensou em colocar um envelope no bolso de um jovem que colaborou em uma atividade do departamento, pedindo que ele só o abra em casa? Dentro do envelope algumas palavras de carinho, amizade e gratidão. Você pode até imaginar como esse jovem vai se sentir.
  1. Motive com seu próprio exemplo de vida e dedicação.
As pessoas vão se automotivar e colaborar muito mais fazendo o que você faz e não aquilo que você manda.
  1. Crie uma visão positiva de seus jovens.
Acredite que sua equipe é capaz e ela será capaz. Acredite que ela é incompetente e ela será incompetente. As expectativas de uma pessoa influenciam o comportamento da outra.
  1. Motive pelos motivos.
Motivação é o motivo que leva a ação do motivo. Na igreja, o motivo maior ‘e ser participante do plano da redenção. Não há motivação mais gratificante do que olhar para os últimos acontecimentos e perceber que Jesus está voltando. Este é o maior impulso para a realização e o melhor motivo para agir na igreja.

Adaptado de: Volnei Külhl “Como Motivar pessoas na Igreja”