Programa JA: Agentes de Libertação

Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos” (Atos 12:7).

LOUVOR 

Discípulo de Esperança – CD Jovem 2013
Um Milagre – Adoradores 2
Cópia de Jesus – Adoradores 3

TESTEMUNHO 

Durante duas décadas, Ruth Tesche já cruzou milhares de vezes os portões de segurança de presídios para levar a mensagem de libertação aos cativos. “Mãe Ruth”, como é mais conhecida, fez de sua trajetória um ministério dentro das prisões, possibilitando o encontro de mais de dois mil detentos com o evangelho. Segue aqui o link com o vídeo completo sobre o testemunho de Ruth. Retire dele mais informações ou apresente trechos para o público: https://videos.adventistas.org/pt/editoria/projetos-sociais/18051/.

ORAÇÃO INTERCESSORA 

Existem milhares de pessoas que estão aprisionadas, em celas de verdade ou nas “celas” das garras do pecado. Como servos de Deus devemos orar para que sejamos instrumentos dEle, levando alívio e conforto a elas.

MENSAGEM 

A perseguição aos cristãos estava no auge. No início do capítulo 12 de Atos vemos que a intenção de Herodes era prender e maltratar os cristãos. Quando Pedro foi preso, Herodes queria matá-lo e assim aumentar sua popularidade entre os judeus. Ele só não contava que houvesse uma igreja unida em oração que clamava pelo livramento de Pedro.

Podemos tirar algumas lições dessa experiência, e a primeira é que a igreja deve se manter unida em oração. Quando a igreja ora, milagres acontecem, pois Deus está disposto a ouvir a voz de Seus filhos (2 Crônicas 7:14). Devemos estar unidos em oração, clamando uns pelos outros; não devemos deixar que as distrações desviem o foco da unidade e da dependência que precisamos ter de Deus e também uns dos outros.

APRISIONADOS PELO PECADO 

Hoje muitos estão aprisionados, não somente em presídios e cadeias, mas principalmente pelas correntes invisíveis do pecado. Tem sido plano de Satanás aprisionar os filhos de Deus através de suas armadilhas e vícios. Ellen White, no livro Atos dos Apóstolos, p. 1, fala sobre a função da igreja: “A igreja é o instrumento apontado por Deus para a salvação dos homens. Foi organizada para servir, e sua missão é levar o evangelho ao mundo. Desde o princípio tem sido plano de Deus que através de Sua igreja, seja refletida para o mundo Sua plenitude e suficiência. Aos membros da igreja, a quem Ele chamou das trevas para Sua maravilhosa luz, compete manifestar Sua glória. A igreja é a depositária das riquezas da graça de Cristo; e pela igreja será a seu tempo manifesta, mesmo aos ‘principados e potestades nos Céus’ (Ef. 3:10), a final e ampla demonstração do amor de Deus”.

AGENTES DE LIBERTAÇÃO 

O ministério de Jesus estava fundamentado em três coisas:

1. Ensinar a Bíblia;
2. Curar as pessoas;
3. Propagar o Reino de Deus.

Como jovens, precisamos ter em mente que nosso ministério precisa ter o mesmo foco do ministério de Jesus. Essas atitudes – ensinar a Bíblia, ajudar as pessoas e falar de Jesus - promovem a libertação, não somente das mazelas e problemas sociais existentes, mas também das enfermidades que aprisionam e destroem milhares de famílias. Como cristãos precisamos fazer com que cada pessoa que entre em contato conosco experimente a sensação de ser parte do Reino, um Reino de libertação e graça.

ESPÍRITO DE PROFECIA 

“Vós sois o sal da terra’, disse Jesus. Não vos aparteis do mundo, a fim de escapar à perseguição. Deveis permanecer entre os homens, para que o sabor do amor divino seja como o sal a preservar o mundo da corrupção” (Atos dos Apóstolos, p. 209).

MÃO NA MASSA 

Louvor: Prepare essa atividade com antecedência, organize textos bíblicos que abordem o tema para serem citados antes de cada hino. Apresente mensagens de incentivo que enalteçam as palavras contidas na letra de cada música.

Testemunho: O ideal é que seja feito em formato de entrevista. Procure alguém que foi um agente de libertação, alguém que trabalha com dependentes químicos, presidiários, etc. Se preferir, apresente o vídeo completo de Ruth Tesche.

Oração Intercessora: Com antecedência peça para que os membros de sua igreja apontem nomes de pessoas que precisam de libertação e formem grupos de oração intercessora. Vamos orar e depois visitar, levando conforto e algum tipo de assistência.

Mensagem: A mensagem deve ser motivadora e levar os jovens à ação. Consiga algemas ou correntes para ilustrar a temática. Promova também ideias de ações que podem ser feitas na comunidade para que os jovens se tornem agentes de libertação.

----
FONTE: Revista Ação Jovem 1º Trimestre de 2019