Programa JA: Faz diferença onde adorar?

Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; deem-lhe graças e bendigam o seu nome. Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.” - Salmos 100:4-5

LOUVOR 

Que Bom é Estar Aqui - CD Jovem 1997
Venho em Tua Presença - CD Jovem 2000
Em Tua Casa - CD Jovem 2003

TESTEMUNHO 

A maior parte da Namíbia é formada de savanas áridas e desertos. No nordeste desse país chove pouco e algumas árvores e arbustos conseguem crescer, mas ainda assim o clima é seco. Essa é a terra do povo himba, que se ocupa de criar gado, ovelhas e cabras, além de cultivar milho, abóbora e melão. Os himbas estão se mudando constantemente, por isso, as casas são simples, feitas com barro e palha. Esse povo não tem igreja onde possa adorar.

Então, os adoradores se reúnem embaixo da mopane - essa não é uma árvore grande, mas oferece sombra que ameniza o calor. Mesmo não sendo uma igreja de verdade, para eles esse local de adoração embaixo da árvore é especial. Certo dia, as crianças decidiram tornar a igreja-árvore mais bonita. Limparam o local tirando ramos e pedras, varreram folhas e galhos. Juntaram pedras grandes e as colocaram ordenadamente, formando um grande círculo para definir o limite da igreja. Elas esperaram ansiosas o momento de mostrar aos missionários sua linda igreja. (Informativo Missionário - 3º trimestre 2012).

ORAÇÃO INTERCESSORA 

Oremos em favor de todos os que adoram ao Senhor, não importa qual seja o local de adoração.

MENSAGEM 

Estilos adventistas de culto

1. O culto adventista é transcultural. Cristo e o evangelho eterno transcendem à cultura. Se bem que a mensagem cristã seja pregada dentro de um cenário cultural, ela precisa suplantá-lo e transcender as limitações da cultura. O evangelho é eterno; a cultura, porém, está ligada ao tempo. O evangelho é “ecumênico”, isto é, deve alcançar o mundo todo.

2. O culto adventista é contracultural. Isso significa que ele não deve conformar-se ao mundo, mas transformar os adoradores e sua cultura. Embora o culto não seja necessariamente anticultural, precisamos reconhecer que há componentes da cultura que são contrários às normas e missão cristãs, e, portanto, devem ser rejeitados. Se for esse o caso, a igreja e seu culto devem declarar-se contrários a certas práticas culturais e proclamar um chamado para “sair” da Babilônia cultural.

3. O culto adventista é intercultural. O cristianismo não pode ser limitado a uma única expressão cultural, a uma única nação, a um grupo étnico, ou a uma única língua. É contraproducente referir-se à igreja como “americana”, “suburbana”, “latina” ou qualquer outro adjetivo limitante. A cultura está restrita ao espaço, mas o evangelho no culto desconhece longitude e latitude.

4. O culto adventista é multicultural. Mesmo em seu ambiente local, a igreja não precisa ser identificada com uma dada cultura, linguagem ou extrato econômico da sociedade. A igreja precisa ser multicultural e prover um culto que sirva a culturas variadas. Quanto melhor a igreja realizar esse papel, tanto mais eficaz será seu alcance evangelístico e de serviço. Afinal de contas, o próprio Senhor da igreja enfatizou que ela haveria de ser “uma casa de oração para todos os povos”, Isaías 56:7. Fonte: Revista Diálogo

ESPÍRITO DE PROFECIA 

“A palavra proferida com espírito de amor faz neles impressão duradoura. Com que cuidado, pois, devem ser dirigidas essas reuniões! As palavras proferidas devem sê-lo com autoridade, para que o Espírito Santo com elas impressione as mentes. O orador que é guiado pelo Espírito de Deus tem uma sagrada dignidade, e suas palavras são um cheiro de vida para vida. Não sejam introduzidas nos discursos ilustrações nem anedotas impróprias. Sejam para a edificação dos ouvintes as palavras proferidas.” Evangelismo, pp. 207 e 208.

MÃO NA MASSA 

LOUVOR: O louvor precisa ser bem animado e motivador. Os dirigentes precisam demonstrar a alegria de cantar e de estar na presença de Deus.

TESTEMUNHO: Alguém deve apresentar o testemunho e, se puder, deve apresentar também um vídeo que ilustre a história.

ORAÇÃO INTERCESSORA: Duas pessoas devem dirigir a oração intercessora. Devem interceder pelos que têm boas condições para adorar ao Senhor e também pelos que têm dificuldades em seus pontos de adoração.

MENSAGEM: Se possível, seria interessante que os jovens fizessem demonstrações em mímica, de formas diferenciadas de adoração entre cada parte da mensagem.

----
Fonte: Revista Ação Jovem 2º Trimestre, 2019