A mídia a serviço do Ministério Jovem

A palavra mídia vem do latime chegou até a lingua portuguesa através do inglês "media" que quer dizer meios.


O significado da palavra mídia é amplo, mas pode ser resumido como veículos da comunicação, ou seja, instrumentos que conectam pessoas de forma multidirecional como, por exemplo: rádio, TV, jornal, livro, revista, alto-falante, carro de som, vídeo, CD, DVD, internet, etc.


A necessidade de estar envolvido com a midia parece ser vital nestes tempos de pressa e muita informação.


Trocar ideias e entender o mundo é tempos imprescindível para a sobrevivência de qualquer pessoa. Assim, criar um envolvimento com os semelhantes e acompanhar o universo da informação é cada vez mais presente em nossa sociedade globalizada. E se você está vendo esse avião supersónico passar e não tomar uma atitude urgente, você pode ficar para trás num piscar de olhos.


Pregar o evangelho significa espalhar as boas notícias da salvação. Para isso precisamos nos valer dos meios que facilitem esse trabalho.


Desta forma, um problema enorme surge a nossa frente: como podemos aproveitar o máximo dessas facilidades a fim de melhorar o Ministério Jovem da Igreja que tem como objetivo básico levar a mensagem ao mundo?


Primeiramente, o mais importante de tudo é salientar que a melhor mídia que existe é uma vida totalmente entregue nas mãos de Deus. Uma pessoa totalmente rendida a Cristo será um meio infinitamente mais eficaz na comunicação do evangelho do que uma utilização perfeita do meio de comunicação mais avançado e de última geração. Essa pessoa será usada pelo Seu Espírito para que, a exemplo do que Cristo fez, leve o evangelho ao mundo através da própria vida.


Ellen White afirma que "é pelas relações sociais que a religião cristã entra em contato com o mundo." (Como Conviver com os Outros, 24).


A mídia que Deus espera usar para levar as boas novas ao mundo é você.


Os meios de comunicação são maneiras de aprimorar e estender nossa capacidade de falar, transmitir ideias, sentimentos, ou promover melhor habilidade para organizar, reunir, discutir e realizar planos e projetos. Enfim, meios de comunicação são extensões facilitadoras de nossas habilidades com o fim de atingirmos cada vez mais um maior número de pessoas e atendermos as demandas de comunicação em massa destes tempos modernos em que vivemos.


A mídia só existe a fim de promover a transmissão de alguma mensagem e essa mensagem é o que realmente importa.


Entende-se, portanto que quanto melhor a mídia, melhor deveria ser a compreensão da mensagem. Uma mídia, por melhor que seja, sem uma mensagem relevante, não tem muito valor, só serve para impressionar. Por isso, só faz sentido falarmos em mídia depois que nossa vida está totalmente comprometida com a mensagem de Jesus Cristo e quando Ele torna-se o centro da nossa vida.


Só podemos comunicar aquilo que nós somos, vivemos e acreditamos plenamente. Você pode operar milagres quando tem a participação do Espirito Santo na sua vida e no seu trabalho, e não se esqueça: nada substitui uma vida que deseja trabalhar com fé e honestidade para Jesus.


Mas, em matéria de facilitadores da comunicação, devemos ressaltar que há um universo à disposição de quem se dispõe a utilizá-los. Há aparatos fantásticos que possibilitam um maior alcance e divulgação daquilo que somos e queremos transmitir. Como adventistas, cristãos por excelência, temos uma missão básica: levar Jesus ao mundo.


Para isso a igreja é dividida em departamentos que possibilitam abordagens específicas e suprem a necessidade das pessoas. O ministério jovem tem como objetivo capacitar e envolver a força jovem no trabalho para Deus. Como uma sociedade organizada, esse departamento mantém uma estrutura que deve funcionar adequadamente a fim de maximizar os resultados esperados.


Como gerenciar essa estrutura e coordenar o grupo de pessoas que ela envolve? Como facilitar a comunicação necessária ao bom funcionamento de qualquer atividade social? A única maneira possível é através do uso correto dos meios de comunicação.


"Deus dotou os homens de talentos e capacidade inventiva a fim de que seja efetuada a Sua grande obra em nosso mundo. As invenções da mente humana parecem proceder da humanidade, mas Deus está atrás de tudo isso. Ele fez com que fossem inventados os rápidos meios de comunicação para o grande dia de Sua preparação." (Fundamentos da Educação Cristã, 409).


Os departamentos jovens das igrejas se apresentam em variadas formas, muitos deles têm a sua disposição um número ilimitado de possibilidades de comunicação. Há igrejas que podem oferecer condições para a aquisição de equipamentos modernos e adequados à sua necessidade, outras são mais limitadas, não dispõem de tantas facilidades, mas a necessidade de comunicação é a mesma e acompanha igualmente o avanço e as exigências desses tempos informatizados. Considerando são essas diferenças, como podemos administrar uma comunicação em cada situação? Aqui vão alguns conselhos:


1. Mídia não substitui talento e criatividade - A mídia deve ser administrada sempre por uma pessoa que tenha bom senso, equilibrado, que maneje bem as ferramentas à disposição da igreja para somar e comunicar uma mensagem.


A mídia deve ser usada para usada visando o crescimento da igreja e nunca para destacar as habilidades de uma pessoa que deseja aproveitar as possibilidades de exposição que o processo de comunicação naturalmente oferecido. "Fazei tudo para a glória de Deus" esse deve ser o lema de tudo o que é feito na Sociedade Jovem da Igreja. Deus está ansioso para ajudar todo aquele que se dispõe a trabalhar para Ele, mesmo que os recursos sejam poucos. Nunca devemos esquecer que a mídia é importante, mas é secundária.


2. Nunca faça da comunicação um fim em si mesma - A comunicação fascina, por isso, não se encante com a tecnologia a ponto de perder de vista o objetivo principal que é uma mensagem. A tecnologia, por melhor e mais atualizada que seja, não passa de um veículo vazio. Há muitos que se maravilham tanto com os aparatos, com a qualidade de imagem, a fidelidade do som, a habilidade de falar, o domínio do equipamento, a tecnologia de ponta à sua disposição ou a facilidade de se transmitir dados que deixam o objetivo principal para segundo plano. Isso com o tempo torna-se visível e ridículo. Lembre-se de que é uma mídia que deve ser utilizada para servir ao ministério e não o inverso.


3. Utilize o que já existe a sua disposição e planeje atualizar-se - Se sua igreja não tem outra coisa a lhe oferecer além de um aparelho de som, faça o melhor uso dele e planeje adquirir outros meios que facilitem a vida de seu departamento. Estabeleça uma meta, faça campanhas para adquirir uma mídia que melhore o bom andamento da igreja. Celular, computador, TV, CD, DVD, máquina fotográfica, vídeoprojetor, são ferramentas maravilhosas e podem facilitar muito a comunicação em sua igreja.


4. Estude como utilizar as facilidades tecnológicas - O que você tem em mãos? Nada além de um computador e um projetor de vídeo? Um aparelho de som necessitando de atualização? Não se preocupe, faça o seu melhor. Você precisa elaborar um Power Point e não sabe como? Compre um livro que o orienta a extrair o máximo dessa tecnologia. Faça um curso de edição de vídeo, de fotografia, de sonoplastia. Planeje junto à comissão da igreja um investimento na área da informática (cursos e aquisição de aparelhos). Todos devem estar atentos à realidade de que som e imagem são elementos que facilitam a compreensão da mensagem. Aparelhos adequados e técnicos capacitados beneficiam a todos e com isso honram o nome de Deus.


5. Use e abuse das mídias que podem ser extremamente úteis à natureza de seu departamento - Cartazes, murais, revistas, boletins, site, redes sociais na Internet, tais como: blog, twitter etc. Todas essas mídias têm o objetivo de agilizar, manter contato, divulgar e propagar alguma mensagem. Essas tecnologias, bem utilizadas, podem ser de extrema utilidade para o melhor desempenho de seu trabalho. Algumas delas são bem modernas, outras, velhas conhecidas, mas todas direcionadas a cumprir o papel de informar com agilidade e clareza. Você pode conhecer bem o significado delas através do site Google e utilizá-las da maneira mais adequada e conveniente às facilidades que você tem a sua disposição.


6. Apresente as suas idéias - Mostre que o seu departamento é criativo, disposto a trabalhar e que poderia realizar uma tarefa de forma ainda melhor se tiver acesso aos recursos de mídia que lhe fazem falta. Desafie a equipe de comunicação da igreja a realizar seus projetos de comunicação em parceria com o seu departamento. Peça apoio da igreja para viabilizar essas informações.


7. Monte uma estrutura ultrajovem - Convide jovens da nova geração que usam e dominam as novas tecnologias para colocarem os seus conhecimentos a serviço da igreja. Esses garotos, em geral, sabem fazer uso das tecnologias de ponta melhor do que muitos adultos, portanto convide-os para fazerem parte da equipe do Ministério Jovem.


8. Crie um site - O site é uma das melhores, simples e atuais formas de manter contato entre o seu departamento e seus participantes. Nele, você pode divulgar informações, notícias e manter o seu grupo informado sobre todas as atividades, realizações e projetos. Ele pode servir de apoio a suas iniciativas de manter um meio de comunicação atual e atuante fazendo as vezes de um jornal, revista ou até mesmo de rádio. Mantenha sempre esse site atualizado, pois as pessoas podem depender dele para se inteirar de tudo o que ocorre dentro de seu departamento e de sua igreja.


9. Instale uma antena parabólica em sua igreja - Saiba o que a igreja está fazendo em seu país [acrescentado] e no mundo e acompanhe os grandes projetos evangelísticos e programações promovidos pela igreja e assim vocês poderão motivar e extrair idéias para seus projetos locais.


10. Crie uma equipe de trabalho - Ponha os jovens para participar de atividades que manterão a igreja atualizada, ou seja, uma equipe que fotografe, filme e edite os eventos para colocá-los no Youtube e/ou veiculá-los na igreja.


Essas sugestões devem ser analisadas e utilizadas de acordo com a sua realidade, não se esquecendo jamais de que a midia é um canal e não um fim em si mesma.


Todo o cuidado deve ser tomado para não deixar-se envolver coma tecnologia a tal ponto que ela venha a assumir uma posição de maior importância do que a de apenas uma ferramenta a mais para a divulgação da mensagem de salvação.


Use a mídia para reforçar os objetivos de seu departamento que são o de levar os jovens a desenvolverem suas habilidades espirituais habilitando-os para uma vida de serviço a Deus e à comunidade, utilizando seus dons para participarem integralmente na missão da igreja.

Escrito por Valdecir Lima, no Manual Jovem, impresso pela Editora Sobre Tudo Ltda., Edição de 2012.