Programa JA: Missão em diferentes culturas, cores e comunidades
TESTEMUNHO
Em fevereiro de 2019, durante o acampamento de verão, Igor Santos ouviu falar sobre o projeto OYiM (One Year in Mission – Um Ano em Missão) e sentiu Deus chamá-lo para esse desafio. Ele sabia que teria que deixar temporariamente seus estudos, o emprego e sua família, para poder cumprir o chamado do Senhor. Igor não hesitou em sua decisão e participou do projeto realizado na cidade de Tutóia/Maranhão, Brasil. Levou muitas pessoas para Cristo, fundou um Clube de Desbravadores, construiu uma igreja e finalizou a sua participação com a equipe.
Um ano depois do primeiro chamado, Igor se sentiu novamente convidado a participar do mesmo projeto, agora com um desafio muito maior: ser representante da União Norte Brasileira na equipe OYiM da Divisão Sul-Americana em Guayaquil, Equador. Prontamente aceitou o chamado e partiu. Igor foi muito bem recepcionado ao chegar em solo equatoriano. Juntamente com vários missionários OYiM de todos os lugares da América do Sul, iniciou os trabalhos com muita alegria e disposição. A adaptação cultural foi um dos maiores obstáculos por ele enfrentado, mas não se esquivou. Com o início da pandemia, o desafio tornou-se muito maior, pois o isolamento social os impossibilitou de avançar. A equipe teve outros contratempos relacionados à natureza como uma quarentena por causa de cinza vulcânica e um terremoto. Mas em meio à adversidade é que surgem os milagres. A única forma de pregar seria online e assim fizeram.
Por meio dos cursos de inglês, computação e outros, conseguiram aproximar-se da comunidade. Tinham alunos de vários credos religiosos e, aos poucos, falavam ao coração dos estudantes sobre as verdades do Salvador. Igor e seus amigos do projeto OYiM concluíram o trabalho levando várias pessoas aos pés do Salvador. Ele retornou ao Brasil, iniciou o curso de Medicina e deseja, pela graça de Deus, ser um médico missionário além-mar
ORAÇÃO INTERCESSORA
“A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para a sua colheita” (Mateus 9:37, 38, NVI). Oremos por dois motivos específicos:
1. Por mais jovens como Igor, que se dedicou completamente à missão;
2. Para que o Espírito Santo nos use para proclamar a salvação em todos os lugares que estivermos.
MENSAGEM
Antes de subir ao céu, Jesus deu a seguinte ordem: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28:19, 20, NVI).
1. Ir e pregar o evangelho não é um ato de voluntariado e sim uma comissão. Não podemos ficar analisando se devemos obedecer ou não. É uma ordem e deve ser executada. A missão é de Deus e Ele ordena que nos unamos ao evangelismo por amor a Jesus e ao nosso próximo.
2. Não escolhemos quais as pessoas que devem receber a mensagem, pois Jesus ordenou: “façam discípulos de todas as nações”. Todas as pessoas têm a possibilidade se serem salvas, independentemente de sua cor, da cultura que tenha ou a comunidade a qual pertencem. Jesus morreu por todos nós!
3. Jesus prometeu que estará conosco nesta missão e que jamais estaremos sós. Todos os desafios e lutas que enfrentaremos serão vencidos na companhia Dele, pois a vitória é mais que garantida ao Seu lado. “Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo” (Apocalipse 1:3, NVI). Jamais seremos felizes longe da vontade de Deus para nossa vida. Portanto, aceite o chamado de Jesus e sinta a felicidade que somente. Ele pode lhe conceder ao pregar o evangelho.
ESPÍRITO DE PROFECIA
“O Senhor designou os jovens para serem Sua mão auxiliadora” (Testemunhos Seletos, v. 3, p. 71). “Com tal exército de obreiros como o que poderia fornecer a nossa juventude devidamente preparada, quão depressa a mensagem de um Salvador crucificado, ressuscitado e prestes a vir poderia ser levada ao mundo todo!” (Educação, p. 271).
MÃOS À OBRA
Louvor: Envolva os jovens no louvor de forma motivada, alegre, porém espiritual.
Testemunho: Apresente a história de forma que as pessoas imaginem e percebam os desafios e as situações adversas. Depois abra espaço para os jovens compartilharem situações vividas parecidas com o que foi apresentado.
Oração intercessora: Ao som de um suave fundo musical, desafie os presentes a formarem um trio com pessoas que geralmente não são tão próximas, e orar pela juventude adventista e seus desafios atuais.
Mensagem: Como introdução à mensagem você pode usar o vídeo da série «Pioneiros da Missão» – Hudson Taylor: youtube.com/watch?v=T9Wy0F8EXh4.
Após a mensagem ser passada, apele e desafie os jovens a dedicarem sua vida a Jesus para proclamação da solene mensagem de salvação.
Escrito por: Pr. Fernando Galvão – Ministério Jovem – Missão Nordeste Maranhense/UNB