Programa JA: por que é tão dificil entender o simplês?
TESTEMUNHO
Caso você aviste por aí duas crianças vestidas de Batman e de Flash pelas ruas de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul, Brasil), fique atento: elas são, de fato, dois heróis. Daniel Michelin de Lima (3 anos) e seu irmão João Pedro Michelin (5 anos) resgataram o vizinho Armindo Gargioni (65 anos), da piscina do condomínio onde moram.
Gargioni teve um mal súbito após dar um mergulho e precisou do resgate da dupla imbatível, que surpreendeu a vizinhança inteira com o ato heroico. Gargioni é síndico do condomínio há quase 30 anos. Certo dia, fazendo companhia aos dois meninos enquanto a mãe deles buscava as toalhas que havia esquecido no apartamento, Gargioni resolveu dar um mergulho na piscina, mas não encontrou forças para sair. Os dois meninos perceberam que o “Mindo”, como o chamam, não retornava do mergulho e decidiram pular na água. Graças às aulas de natação e frequência que brincam na água, conseguiram erguer o idoso pelos braços e cabeça e o levar até a beira da piscina, avisando os adultos que por ali passavam. Gargioni foi socorrido e levado imediatamente ao hospital com água no pulmão, falta de ar e outros sintomas típicos de afogamento. Dias depois os dois pequenos heróis foram visitar o “Mindo” no hospital. Ele estava cochilando, porém quando ouviu a voz dos dois pequenos e reconheceu ser os meninos que o salvaram, começou a chorar de emoção. Gargioni termina dizendo que Daniel e João são seus grandes amigos e heróis.
ORAÇÃO INTERCESSORA
Oremos para que possamos permitir que Deus trans - forme nosso coração questionador em um coração simples e confiante, como de uma criança que confia 100% nas promessas de seu pai.
MENSAGEM
À medida que vamos crescendo nos tornamos questionadores e isso não é ruim quando se trata de defender o que acreditamos e julgamos ser correto. O grande problema vem quando somos confrontados em relação aos valores e princípios que até então eram claros e inquestionáveis.
É interessante questionar a razão de a velocidade da luz ser de quase 300 milhões de metros por segundo, ou o fato de o mar ter sal e não açúcar, etc. Podemos fazer muitos questionamentos. Quando entramos no campo teológico também que - remos questionar tudo e ainda ter resposta para tudo: Por que Deus criou todas as coisas? Por que as minhas obras não podem me salvar? Por que não existe vida depois que as pessoas morrem?
Quando o tema são valores, fica mais desafiador. Alguns se acham mais do que são e outros menosprezam seu valor. Nesse contexto Jesus vai direto ao centro do problema. Precisamos ser como pessoas adultas para entender Seu amor e aperfeiçoar nosso caráter, porém como crianças que acreditam nas palavras de seus pais e são dependentes deles. Queremos questionar a Deus, mas não conseguimos sequer entender suas obras.
Para uma criança basta a resposta do seu pai à sua pergunta e tudo está resolvido, porque ela confia. Cristo precisa de pessoas maduras, mas com coração de criança, que confiem em Sua promessa e nas obras feitas por Suas mãos. Simples assim.
ESPÍRITO DE PROFECIA
“Nas crianças que Lhe foram trazidas para que pudesse abençoar, Ele viu futuros homens e mulheres que deviam ser herdeiros de Sua graça e súditos de Seu reino. [...] Ele sabia que essas crianças aceitariam Seus conselhos e O receberiam como seu Redentor, ao passo que os que eram sábios segundo o mundo e de coração endurecido estariam menos dispostos a segui-Lo e encontrar um lugar no reino de Deus. Esses pequenos, vindo a Cristo e recebendo Seu conselho e bênção, tiveram Sua imagem e Suas graciosas palavras estampadas na mente maleável, para jamais serem apagadas” (Testemunhos para a Igreja, v. 4, p. 142).
MÃO NA MASSA
Louvor: Enfatize que chegou a hora de termos um coração mais sincero, mas quem vai fazer essa transformação é Cristo, juntamente com nossa ação de mudança. Convide as crianças de pouca idade para participar de uma das músicas, fazendo um louvor mais vibrante e animado.
Testemunho: Apresente o testemunho em forma de dramatização tendo quatro personagens: duas crianças, uma pessoa de idade entre 50 e 65 anos e uma mulher que represente a mãe dos meninos.
Oração intercessora: Em uma folha de papel peça para os presentes escreverem quais eram os maiores medos que sentiam quando eram criança e como os superaram. Registre no mesmo papel quais são os medos atuais e, individualmente, ore para que Deus os ajude a resolvê-los, assim como eliminou os medos do passado.
Mensagem: Mostrar a foto dos dois meninos do testemunho e enfatizar a decisão que tomaram. Ressaltar a simplicidade de uma criança frente aos atos grandiosos que podem fazer. Contextualize o texto chave do tema e conclua mostrando por meio do Espírito de Profecia a importância que Deus dá para as crianças, bem como a simplicidade da fé.
Escrito por: Pr. Maicon Bontorin Marques – Ministério Jovem – Associação Sul do Pará/UNB