O que você pode fazer durante a Quarentena para evangelizar?

Anteriormente, aqui no blog, escrevi um texto sobre onde assistir cultos durante a quarentena, e mencionei algumas iniciativas de nossos irmãos para manter as congregações conectadas e alimentando da Palavra.

Leia o artigo no link acima referido e perceba que nenhuma das iniciativas demandam custos enormes para fazê-las darem certo.

Para fazer uma transmissão online é bem verdade que você precisa de uma boa conexão com a Internet e isso tem um custo, mas você pode pensar em alternativas mais simples e menos dispendiosas. O custo talvez seja alguns megabytes de seus dados móveis, mas isso não seria um problema, creio!

Segue algumas ideias:

1. Gravar um hino cantando - essa iniciativa está sendo feita por milhares de nossos irmãos e você só precisa ensaiar uma música, gravar no seu próprio celular e divulgar nas redes sociais. Pode ser um solo, dueto, trio ou até mesmo quarteto ou grupo, desde que nesses encontros, para a gravação, se tomem as precauções e evitar aglomerações de pessoas.

O alcance disso é enorme. Você nem imagina, e o Espírito Santo fará o trabalho de tocar os corações com esses louvores.

2. Gravar versos bíblicos - recentemente assisti a dois vídeos sobre essas iniciativas de nossos irmãos e você pode assistir a um deles aqui:

3. Divulgue versos bíblicos em formato de imagens - essa é uma das iniciativas que estou desenvolvendo, com o Projeto Medite Hoje - um desafio para divulgar um verso bíblico diário no Facebook e Instagram Stories.

Quem vai ler isto? Não vamos conseguir medir o alcance disso, mas essas mensagens chegarão onde Deus quer que cheguem para alimentar alguém com Sua Palavra.

Leia mais sobre este desafio em Desafio: um verso bíblico diário no Facebook e Instagram Stories.

4. Ligar para alguém e orar com ele - essa ideia não é nova, na verdade devemos ter esse hábito de ligar para os nossos irmãos na fé, nossos pastores, amigos e orar com eles. Vai fazer muita diferença. E alguém disse que neste momento difícil que estamos vivendo, por causa do coronavírus COVID-19, muitas pessoas estão aflitas, tristes, ansiosas, e talvez precisando ouvir alguma palavra de conforto e ânimo. E você pode fazer isso.

Ligue para algum familiar, um amigo, um irmão na fé, um colega de trabalho, um colega da escola. Se não sabe bem o que dizer, diga apenas que lembrou dele(a) e quis saber como está. Pronto! Como dizem "fez o dia de alguém".

Ou envie mensagens em formato de texto pelo Facebook, WhatsApp, Viber, Messenger, Instagram.

5. Crie grupos de oração - é uma ideia interessante, onde você pode adicionar pessoas interessadas em orar por alguém e diariamente você envia os pedidos de oração e todos oram.

Uma ideia bem simples para conseguir pedidos de oração, fazer uma publicação de uma imagem de alguém orando no seu Facebook ou no seu Story e escrever: "posso orar por você? Deixe seu pedido de oração". Em pouco tempo terá muitos pedidos.

Aproveite a oportunidade e converse com essas pessoas que pediram que ore por elas que se tornem intercessores também, e espalhem a publicação. Mais pedidos virão. E mesmo os membros intercessores de seu grupo de oração podem fazer o mesmo em suas redes sociais e mais pedidos aparecerão.

A bíblia já disse "(...) orai uns pelos outros", porque a "(...) a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." - Tiago 5:16.

6. Crie um podcast, como faz o pastor Jedidias com o Ministério Jedi, e grave mensagens em áudio que pode partilhar com seus amigos através do Messenger, Viber ou WhastApp.

Leia também:

7. Faça uma selecção de músicas inspiradoras e enviei para alguém - sabe, nosso repertório de músicas é enorme e as canções são lindas. Você só precisa enviar e deixar que Deus faça o restante, quando alguém as escutar.

A limitação de dados de Internet em Cabo Verde é uma grande empecilho, mas iniciativas simples podem fazer muita diferença e alcançar muitas pessoas. Apenas deixe Deus te guiar.

Pense! O que mais você pode fazer nesta quarentena para falar de Jesus!?

Ore! Deus pode lhe mostrar o que mais pode fazer por Ele neste momento de crise, para alguém.

Estas são algumas ideias. Se você tem mais ideias, compartilhe através do formulário de comentários abaixo e estarei adicionando a essa lista.

Maranata!