Como Fazer Um Culto Jovem

O Culto Jovem

Diferente do que alguns pensam, o Culto Jovem ainda existe e está ficando cada vez mais forte.

COMO ASSIM?

Com o fortalecimento da Escola Sabatina Jovem e a participação dos jovens na Missão, mais do que nunca, é importante existir um horário para os jovens testemunharem de tantas bênçãos que estão recebendo e mostrarem os desafios cumpridos ao longo da semana.

O Culto Jovem não é mais um momento obrigatório que tem de ser preenchido por qualquer animador de auditório, por concursos sem conteúdo relevante e por meras apresentações musicais, mas, sim, por imagens, vídeos e testemunhos públicos, com histórias verdadeiras e emoções reais de situações vividas pelos próprios jovens.

O Culto Jovem deve acontecer todos os sábados em todas as igrejas. Porém, se isso não for possível, é importante que pelo menos uma vez por mês aconteça a Celebração JA que inclusive pode ser realizada com a junção de todas as igrejas do distrito.

O QUE NÃO PODE?

O que não pode é não ter nada. Jovem precisa de desafio, movimento, novidade e estar com os amigos. Se a igreja não promover atividades que preencham essas necessidades, eles acabam buscando em outros lugares. Normalmente, isso gera desastres espirituais.

COMO FAZER UM CULTO JOVEM:

1. Louvor referencial:

A ideia é que o louvor seja sempre ao vivo, com banda, instrumentos e voz. Os melhores instrumentistas do distrito devem se unir para realizar um louvor ensaiado e de qualidade.

Dicas:

a) O louvor faz parte da adoração. Por isso, deve estar inserido dentro do programa. O louvor não deve estar “antes” do programa, como uma artimanha para chamar as pessoas para dentro da igreja, mas precisa estar inserido no programa como o primeiro instante de adoração.

b) Os músicos devem chegar com antecedência para afinar e ligar os instrumentos com calma, para não serem os culpados pelo atraso do programa.

c) As letras das músicas devem ser projetadas. Mesmo as mais conhecidas. Afinal, queremos que todos participem. Como isso pode acontecer se as pessoas não sabem nem o que cantar? Tenha o cuidado para que o responsável pela projeção tenha com antecedência a ordem das músicas que serão cantadas.

d) O louvor é o momento em que toda a congregação participa da adoração. Por isso, priorize a participação de todos. Cuide para que o som do microfone não esteja tão alto a ponto de inibir a congregação de cantar. Escolha músicas conhecidas e que todos gostem de participar.

Lembre-se de que, quando a congregação está em pé, a tendência é que ela cantem mais. Por isso, coloque-a em pé para esse momento.

e) É importante que haja alguém para conduzir o louvor, mas essa pessoa precisa entender que este é o momento de apenas criar “pontes” entre as músicas, e não de pregar. Além disso, o líder precisa estar atento ao relógio. Afinal, o louvor tem hora para começar e terminar, de forma a não comprometer o restante da programação 

2. Oração inspiradora:

Quando olhamos para o ministério de Jesus, percebemos que a oração ocupava um lugar de destaque dentro de Suas prioridades diárias.

Sendo assim, também precisamos dar o devido valor a esse momento, e o Culto Jovem é um programa que valoriza a oração. Com criatividade e envolvimento, a oração tem que ser inspiradora e dinâmica. Por isso, gaste um tempo pensando e planejando o momento de oração. Com certeza, várias formas diferentes de oração surgirão, e isso fortalecerá a vida de oração dos jovens. Não se esqueça: “Muita oração, muito poder. Pouca oração, pouco poder”.

3. Testemunho motivacional:

O testemunho tem o poder de valorizar quem faz e incentivar quem ouve. Por isso, vamos caprichar!

O testemunho é voltado para o relato das atividades que os jovens estão fazendo nos Pequenos Grupos, na Escola Sabatina e nas atividades missionárias. É importante que seja algo bem treinado e preferencialmente com imagens ou vídeo. Neste testemunho, o foco não é o que UMA pessoa está fazendo, mas o que OS JOVENS estão realizando.

Sendo assim, o testemunho só acontecerá se ao longo dos últimos dias os jovens desenvolveram alguma atividade.

4. Mensagem prática:

A última parte é a mensagem bíblica, que precisa ser algo prático e voltado para o fortalecimento espiritual do dia a dia do jovem.

Normalmente, a pessoa que fala nesse momento tem algum envolvimento com os jovens, para que assim, a mensagem possa ser aceita.

EXEMPLO:

DEPOIS:

Não se esqueça de que o Culto Jovem não deve acabar com o Culto Jovem. Entendeu? Explicando melhor: Ao acabar o culto, é importante ter uma atividade extra. O esporte é uma excelente opção. Marque um encontro com os jovens em uma quadra alugada ou nas dependências das Escolas Adventistas e tenha um momento de lazer com pipoca, filmes e jogos.

Fonte: Revista Ação 3 Trimestre 2022