Encenação “Buscando amigos que se afastaram”

Olá pessoal, essa tarde senti saudades, muitas saudades. Me lembrei dos amigos que não fazem parte do nosso rol de membros da Igrejas, amigos muito especiais que por alguma razão se afastaram da Igreja. Estão aí fora, se divertindo, distantes de Casa. Lembrei que no inicio do ano preparei um Programa JA para o Site CDJA e criei uma encenação para o programa, com o título "Buscando amigos que se afastaram". É uma história imaginada, mas que podemos usar para conscientizar nossos membros de quão urgente deve ser a nossa tarefa de trazer nossos queridos amigos de volta. Leia devagarinho essa encenação e vá lembrando de seus amigos que hoje não estão com você e ore a Deus, pedindo forças e usá-lo/a para ir até eles e chamar-lhes de volta à Casa. Tem um lugar esperando por eles na igreja e o Pai os espera de braços aberto. Não deixe essa oportunidade passar, pode ser a última.

Objetivo: conscientizar nossos membros a buscarem nossos irmãos que deixaram a fé, enquanto ainda é tempo, a voltarem novamente para os braços de Jesus.

Personagens: Pedro, Elias e mais quatro amigos (Daniel, Esdras, César e Ezequiel)

CENA:

[Entra Pedro e Elias, se sentam e começam a conversar baixinhos]…

Narrador: Era uma tarde quente de fevereiro, em poucos dias começaria o carnaval, mas no coração de Pedro e Elias era indescritível o desejo de participar do acampamento que a igreja estava organizando. Não viam a hora de pegarem suas mochilas e irem ao acampamento. Mas algo naquele ano os deixava muito tristes: muitos dos seus amigos deixaram a igreja. E entre eles comentavam:

Pedro: eu quero muito estar nesse acampamento, mas não sei se terá a mesma emoção. Nossos amigos que sempre estiveram conosco, desfrutando desses bons momentos, hoje já não estão.

Elias: verdade. Só ficou eu e você. Mas não fique triste, vamos arranjar novos amigos quando chegarmos lá. Ouvi falar que virão muitos jovens de outras igrejas para acampar conosco.

Pedro: está querendo me dizer para esquecer deles, é isso? Não é tão fácil assim e eu quero que eles fossem com a gente. Será que não podemos fazer nada?

Elias: podemos sim. Podemos convidá-los!

Pedro: mas será que vão aceitar?

Elias: só saberemos quando formos lá. Levanta, vamos agora mesmo.

Narrador: os dois amigos saíram para buscar seus antigos amigos, mas sem a esperança de que aceitariam o convite deles. Passaram a tarde toda [Pedro e Elias ficam entrado e em instantes saem de novo, conversando entre si até o narrador terminar] andando de casa em casa convidando seus amigos. Para a surpresa deles, todos aceitaram ir com eles ao acampamento. Alguns tiveram que deixaram alguns compromissos para relembrar as emoções dos anos já idos. Pedro e Elias voltaram animados pra casa. Em seus rostos podia se ver a alegria [entram felizes e saem de novo].

Narrador continua: Mas, Pedro e Elias não queria apenas que seus amigos fossem ao acampamento, eles queriam que eles voltassem novamente à igreja, pois faziam muita falta. Acreditavam que lá era o lugar onde deveriam estar e nunca terem saído.

Finalmente chegou o dia do acampamento. [cada um deles entra com sua mochila, se cumprimentam, se abraçam e saem de novo]. Aquele foi o melhor acampamento que já participaram juntos, aproveitaram cada momento e relembravam sempre dos bons momentos que juntos passaram tempos atrás. Mas, finalmente chegou o dia de voltar pra casa. Pedro e Elias já se sentiam sozinhos novamente, mas combinaram entre si que falariam com seus amigos sobre algo importante. [entra Pedro, Elias e seus quatro amigos)]. Pedro começa a falar:

Pedro: queridos amigos, foi bom demais estar com vocês neste acampamento, desfrutamos bons momentos que jamais esqueceremos, mas um vazio novamente toma conta do nosso coração, saber que vão embora e não sabermos quando veremos novamente.

Elias: sentimos muito a vossa falta, a igreja não é a mesma sem vocês, vosso lugar se encontra vazio, esperando vocês e na obra de Deus há algo que só vocês poderão fazer assim como Deus planejou. Outros poderão fazer em vosso lugar, mas jamais seria a mesma coisa.

Pedro: lá fora as coisas parecem mais divertida, os convites não param, mas são prazeres efêmeros, passageiros, não trazem alegria eterna, seus efeitos são momentâneo e já não existem…

Elias: nós queremos ter vocês de volta. Prepararemos um banquete, se preciso for, para comemorar vosso retorno e creio que o céu inteiro se alegrará conosco. [risos entre os amigos]…

Narrador: os amigos de Pedro e Elias escutaram atentamente cada palavra de seus amigos. Emocionados se sentam e começam a conversar, cada um explicando o motivo pelo qual tiveram que se afastar, mas nesse momento Pedro e Elias foi usado por Deus para falar-lhes a mensagem que precisavam ouvir. Depois de algum tempo conversando, os amigos de Pedro e Elias aceitaram o convite de, no sábado seguinte, irem à igreja. [levantam, se despedem e saem todos os personagens].

Ouvir que os amigos iriam à igreja no sábado seguinte foi a resposta que queriam ouvir, mas Pedro e Elias não pararam por ai, continuaram ajudando seus amigos na decisão de voltarem novamente aos braços do Pai. Pouco tempo depois, todos eles já estavam participando das atividades da igreja como membros ativos.

Narrador continua: Meu amigo, minha amiga. Se você se identificou com essa pequena história, este é o momento de voltar novamente aos braços de Jesus. Ele ainda te espera de braços abertos. Venha! Não queira andar sozinho, não queira viver como se Deus não fizesse parte da sua vida. Venha enquanto é tempo. Jesus te ama demais e nós também.

-----
Deseja melhorar Sua Vida Espiritual ​e Impacte Sua Igreja? Faça clique na imagem abaixo: