Programa JA: Mudança de Hábito

Pr. Paulo Rojaime – Diretor do Ministério Jovem ASP/USB

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pedro 3:9).

LOUVOR 
Sou de Jesus – CD Jovem 2006
Vencedor cada dia – CD Jovem 2007
Restaura – CD Jovem 2012

» Baixar Programa em PDF: Programa JA - Mudança de Hábito

TESTEMUNHO 

Meu nome é Stefani Costa Martins e tenho 18 anos.

Depois de alguns meses frequentando a Igreja Adventista e fazendo estudo bíblico por influência de uma amiga, abandonei tudo e decidi fazer parte de outra igreja. Passado algum tempo, essa mesma amiga ouviu um convite para um Encontro de Calebes em São José dos Pinhais e, sabendo do meu interesse em ser missionária, me convidou para participar, já que ela era a única jovem da igreja local disposta a oferecer suas férias para o projeto.

Deixamos para fazer a inscrição no final do último dia e já não havia mais vagas. Falamos com uma das líderes do projeto e não tivemos resposta, para a satisfação dos meus pais, que desde o início não aprovaram a ideia.

Depois de algumas tentativas, conseguimos ir com a permissão de um responsável. Quando iniciamos nosso trabalho evangelístico eu passei a sentir o prazer em ser criatura do Deus vivo e afirmava isso para as pessoas. Eu só conheci realmente o evangelho quando fui usada pelo Espírito Santo para levar as boas novas aos outros. No fim daquela semana de campanha eu decidi ser batizada. Hoje participo do projeto Um Ano em Missão em Matinhos, da Associação Sul-Paranaense e sinto-me realizada.

ORAÇÃO INTERCESSORA 

Orem por todos os grupos do projeto Um Ano em Missão, pela família de cada jovem missionário, pelas instituições que os apoiam e, especialmente, pelas pessoas que são evangelizadas por eles.

MENSAGEM 

Podemos observar várias pessoas que são consideradas bem-sucedidas: como por exemplo o neurocirurgião Ben Carson, o milionário jogador de futebol Messi, e o falecido cientista Stephen Hawking. Mas também existem muitos que, apesar de seu talento ou inteligência, não atingiram o sucesso.

Infelizmente, muitas pessoas criam sua própria má sorte, deixando-se cair em comportamentos autodestrutivos. Veremos a seguir algumas das piores armadilhas e a diferença que fazem os bons e maus hábitos:

1. Pensamentos negativos: Quem não atinge o sucesso mente constantemente para si mesmo no que diz respeito à própria vida. É possível ter algum êxito sem ser sincero com os outros, mas é impossível não ser sincero consigo mesmo e ainda continuar a progredir.

2. Falta de produção: Há pessoas que não conseguem adquirir qualquer qualificação útil por meio da qual possam obter seu próprio sustento. Se o objetivo for o sucesso em qualquer área da vida, será preciso produzir, criar algo que seja necessário e colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

3. Punição de amigos: Por vezes, a pessoa malsucedida tem o hábito de ser amável e agradecida com estranhos; e ser mal-agradecida com quem a apoia e a trata melhor.

4. Incivilidade: A pessoa sem sucesso também demonstra falta de educação no dia a dia: não é pontual, não agradece presentes e favores recebidos, não pede desculpas por suas faltas, desrespeita o próximo e não corrige seus erros.

5. Vestidos para perder: Habitualmente, o perdedor não se veste de forma adequada. Pode até pensar que está seguindo a moda, mas ignora o bom senso e afirma visualmente que não pertence ao grupo que almeja pertencer.

6. Atitudes erradas: Frequentemente a pessoa malsucedida é amargurada e pessimista. Espalha negatividade, contagiando os que a cercam com sua falta de esperança. Também demonstra falta de confiança em si mesma e isso transparece aos demais. Faz, assim, publicidade de si própria como derrotada.

7. Discussões desnecessárias: Gosta de discutir pelo simples prazer da desavença. Quem se altera em um desentendimento pode achar que os colegas ficam impressionados com sua vivacidade e esperteza, mas está muito enganado.

8. Falta de prioridade: O malsucedido não consegue estabelecer sua prioridade e deixa as coisas mais importantes para depois. Parece não perceber que é vital desistir de algumas coisas em favor de outras mais importantes.

Se você se identificou com algumas das características mencionadas acima, atente para as dicas a seguir:

* Envolva-se em uma atividade produtiva, com a qual se sinta realizado e útil. Também tenha uma atividade prazerosa como correr ou caminhar ao ar livre, ler, desenvolver algum hobby.

* Seja sincero com você mesmo, com os amigos e com as pessoas com quem não tem muita afinidade.

* Seja sempre amável e use palavras comedidas em suas respostas aos outros. Quando for tentado a se alterar, demonstre calma e equilíbrio ao lidar com a raiva. Encontre bons motivos para elogiar as pessoas com quem você se relaciona.

* Seja sempre educado e cortês. Muito obrigado, por favor, com licença e desculpe-me ainda são palavras essenciais para o convívio social. Por mais simples que seja a situação, a pessoa com quem tratar se sentirá mais valorizada.

* Vista-se sempre com modéstia e bom senso.

* Valorize seu trabalho e dê um bom testemunho. Faça tudo o que vier à sua mão com amor e dedicação, mesmo que seja preciso fazer coisas que não lhe agradem. Dê o seu melhor.

* Ganhe as discussões com seu silêncio ou com palavras sábias.

* Defina suas prioridades. Programe-se para que as coisas sejam resolvidas dentro dos respectivos prazos.

* Participe de projetos missionários. Projetos como a Missão Calebe, Um Ano em Missão e até mesmo o Vida por Vidas são excelentes para engajar você e seus amigos na obra evangelística e, assim, contribuir para o seu desenvolvimento integral.

* Busque a Deus em primeiro lugar, sempre. Do Senhor virá a sabedoria, eloquência, bom senso, domínio próprio e tudo o que for necessário para que você seja uma pessoa de sucesso.

ESPÍRITO DE PROFECIA 

“O talento juvenil, bem organizado e bem exercitado, é necessário em nossas igrejas. Os jovens farão alguma coisa com suas transbordantes energias. A menos que essas energias sejam dirigidas por condutos certos, serão pelos jovens usadas de maneira que ferirá sua própria espiritualidade e se demonstrará um mal àqueles com quem se associam” (Obreiros Evangélicos, p. 211).

 “Temos hoje em dia um exército de jovens que podem fazer muito, se devidamente dirigidos e animados. Queremos que nossos filhos acreditem na verdade. Queremos que eles sejam abençoados por Deus. Queremos que eles tomem parte em planos bem organizados para auxiliarem outros jovens. Que todos sejam tão bem preparados, que possam representar devidamente a verdade, dando a razão da esperança que há neles, e honrando a Deus em qualquer ramo da obra no qual se achem aptos a trabalhar” (General Conference Bulletin, vol. 5, nº 2, p. 24).

MÃO NA MASSA 

Louvor: Convide um grupo instrumental e jovens para dirigir os cânticos. Entre um louvor e outro convide a igreja para ler um versículo bíblico e orar.

Testemunho: Conte a história acima como se estivesse lendo uma carta.

Oração Intercessora: O responsável por este momento deve ser convidado com antecedência para que se prepare espiritualmente. Antes da oração mostre para a igreja quem são os jovens missionários (OYiM) da igreja, do distrito e/ou da Associação.

Mensagem: Dois ou mais jovens bem preparados podem apresentar esta mensagem. Precisarão de muito entusiasmo durante a apresentação e muita contrição para o apelo. Que os jovens sejam animados a investir em seu próprio desenvolvimento espiritual, pessoal, profissional e social, bem como apoiar os seus amigos.

---
Fonte: Revista Ação Jovem 3º Trimestre de 2018