Programa JA: A chuva serôdia no tempo do fim

Pr. Fernando Rojas Miranda – Pastor distrital de Villa El Salvador “C” – MPCS/UPS

E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões” (Jl 2:28).

LOUVOR
Som de Chuva – CD Jovem 2013
Vem, Espírito Santo – CD Jovem 2013
Restaura – CD Jovem 2012

» BAIXAR PROGRAMA EM PDF: Programa JA: A chuva serôdia no tempo do fim 

TESTEMUNHO 

O pastor Arturo Quinteros foi convidado a dirigir uma semana de oração em um país de fala alemã, mas ele só sabia falar espanhol. Então, cada noite ele pregava com um tradutor. Um dia, enquanto pregava, um evento incomum aconteceu.

Havia uma jovem que estava sob possessão demoníaca, e os irmãos, assustados, disseram ao pastor que fizesse uma oração. O pastor disse que não, por não saber falar alemão, pois lhe parecia melhor que alguém orasse no idioma que fosse possível a todos entender. De repente alguém lhe disse: “Pastor, ore o senhor. Nada mais! O Diabo também entende espanhol”.

O pastor Quinteros orou e quando terminou, seu tradutor e os irmãos o olharam surpresos e lhe disseram: “Pastor, você mentiu para nós todo esse tempo”. Ele, sem entender, perguntou-lhes: “Por que vocês estão falando isso?”. Então, eles responderam: “O senhor sabe falar perfeitamente o alemão, porque orou em nossa língua”. O pastor lhes disse novamente que não sabia. Nesse Momento, todos entenderam que era o Espírito Santo que havia trabalhado na vida do pastor Arturo para que todos pudessem escutar a oração em sua língua. Sem dúvida, o Espírito Santo faz maravilhas.

ORAÇÃO INTERCESSORA 

A maior e mais urgente necessidade é ter o Espírito Santo em nossa própria vida. Buscá-lo deve ser nossa prioridade. Portanto, clamemos a Deus pelo dom do Espírito Santo, pois hoje, mais do que nunca, nós precisamos dele. Oremos para que o Senhor fortaleça Sua igreja.

MENSAGEM 

Quando Jesus queria ensinar algo ao Seu povo, Ele o fazia através de assuntos que eles conheciam, relacionados com a vida diária no campo, pois eram um povo agrícola. É por isso que Ele lhes falava da “chuva temporã” e da “chuva serôdia” (Jl 2:23). A chuva temporã caía em outubro ou novembro aproximadamente.

Depois de um intenso verão, as primeiras chuvas umedeciam o solo para realizar as primeiras semeaduras do ano. Por outro lado, a chuva serôdia caía no final da estação chuvosa e ajudava a amadurecer o grão a fim de estar pronto para a colheita, que era aproximadamente em março e abril. Como na Palestina as chuvas temporãs preparavam a terra para a semeadura, assim o Pentecostes representa a chuva temporã, o derramamento do Espírito Santo, para preparar a semeadura do evangelho a todas as nações.

Depois, é necessário que a chuva serôdia chegue antes da colheita, e isso será perto da segunda vinda de Cristo, porque Ele mesmo dirá: “[…] pois a safra da terra está madura; chegou a hora de colhê-la” (Ap 14:15). O cumprimento poderia ter acontecido com o povo de Israel, mas devido ao seu fracasso constante, a profecia não pôde ser eficaz. É por isso que o apóstolo Pedro faz uma referência ao cumprimento da profecia de Joel em Atos 2:17-22.

Por que Pedro anunciou o cumprimento histórico dos “últimos dias” no dia de Pentecostes? Justamente porque foi um cumprimento parcial da profecia. Além disso, alguns sinais não foram cumpridos nesse momento, tais como: 1) “toda carne” (v. 28), porque inda não haviam recebido o derramamento do Espírito Santo, mas no máximo 120 pessoas (At 1:15). 2) sinais, “sangue, fogo e colunas de fumaça” (v. 30) parecem incluir mais que as “línguas de fogo”. 3) os sinais cósmicos do sol e da lua. Podemos dizer que no Pentecostes foi dada a chuva temporã, e a chuva serôdia deve cair sobre o povo remanescente do tempo do fim. O derramamento do Espírito Santo nos dias dos apóstolos foi a chuva temporã, e o resultado foi glorioso. Porém, a chuva serôdia será ainda mais abundante antes da vinda de Cristo.

ESPÍRITO DE PROFECIA 

“Em imediata relação com as cenas do grande dia de Deus, o Senhor, pelo profeta Joel, prometeu uma manifestação especial de Seu Espírito (Joel 2:28). Esta profecia recebeu cumprimento parcial no derramamento do Espírito, no dia de Pentecoste. Mas atingirá seu pleno cumprimento na manifestação da graça divina que acompanhará a obra final do Evangelho” (O Grande Conflito, p. 11).

MÃO NA MASSA 

Louvor: O ideal é que seja um grupo de, pelo menos, quatro jovens bem preparados. Convide para participar deste momento todos os irmãos que saibam tocar um instrumento.

Testemunho: Busque um irmão que apresente um testemunho de como o Espírito Santo tem trabalhado para mudar sua vida. Mostre o avanço da obra adventista em todo o mundo e como é possível, com nossos esforços e entrega a Deus, desenvolver a missão.

Oração intercessora: É fundamental conhecer o estado espiritual em que se encontra sua igreja e, a partir daí, desenvolver o hábito de orar todos os dias pelo derramamento do Espírito Santo. Formem duplas de oração para que orem por uma entrega pessoal e em seguida cada um ora pelo outro clamando pelo batismo do Espírito.

Mensagem: Ao terminar o tema, prepare um cartão de compromisso que diga: “Pela graça de Deus, eu me comprometo a orar e estudar mais a Bíblia, com o objetivo de me preparar para receber o Espírito Santo em minha vida”. No final do cartão, cada irmão deve assinar o compromisso.