Programa JA: Não Ressuscitar

Saúl Gaspar C. – Líder Jovem APC/UPS

E, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm” (1Co 15:1, NVI).

LOUVOR 
Não há alguém – CD Jovem 2014
Cópia de Jesus – Adoradores 3
Verei Jesus – Adoradores 2

» BAIXAR PROGRAMA E PDF: Programa JA: Não Ressuscitar

TESTEMUNHO 

Um homem é internado em um hospital, inconsciente, com sérios problemas de saúde e um alto nível de álcool no sangue. Ele não está carregando uma identificação e nenhum membro da família o está acompanhando. Ele tem uma tatuagem no peito que diz: “Não ressuscitar”. O que você faria?

Parece uma pergunta com o pior cenário em um curso de ética médica, mas isso realmente ocorreu em um hospital na Flórida, Estados Unidos. Um novo estudo publicado no The New England Journal of Medicine explora o enigma ético e médico que a equipe enfrentou quando lhes foi apresentado um paciente de 70 anos cuja recusa a um potencial tratamento para salvar a vida estava bem ali em sua pele. No início, os médicos queriam ignorá-la.

De acordo com o estudo, os médicos que atendiam o homem não queriam prestar atenção à tatuagem porque não existia a forma de ter absoluta certeza de que era isso que o homem queria. “Inicialmente decidimos ignorar a tatuagem, invocando o princípio de não escolher um caminho irreversível diante da incerteza”, diz o estudo. Os médicos escolheram tratar o paciente com antibióticos e outras medidas para salvar sua vida. No entanto, eles ligaram para o consultor de ética do hospital, que tinha uma opinião diferente. “Ele sugeriu que era mais razoável inferir que a tatuagem expressava uma preferência autêntica, e o que poderia ser visto como precaução também podia ser considerado como uma formalidade, e que a lei às vezes não é suficientemente ágil para apoiar o cuidado centrado no paciente e o respeito pelos melhores interesses do paciente”, diz o estudo. Houve outro evento que apoiou a decisão do consultor:

O departamento de serviço social do hospital localizou uma cópia da ordem para não ressuscitar o homem fornecida pelo Departamento de Saúde da Flórida, que respaldava o pedido de sua tatuagem. O resultado: finalmente, uma ordem para não ressuscitar foi emitida, e o homem faleceu. Os autores do estudo disseram estar “aliviados de haver encontrado o pedido para não ressuscitar”, mas a confusão inicial sobre a tatuagem trouxe à tona um assunto que tem sido debatido na comunidade médica em várias ocasiões (http://cnnespanol.cnn.com/2017/12/02/no-resucitar-el-tatuaje-de-un-hombre-que-dejo-confundidos-a-los-medicos-que-lo-atendieron/#0).

ORAÇÃO INTERCESSORA 

Nossa oração é de gratidão a Deus por Jesus haver ressuscitado, vencido a morte e declarado como uma marca indelével em nossa mente que, se cremos nEle, mesmo que a morte espreite, voltaremos a viver.

MENSAGEM 

A ressurreição constitui para todo cristão, uma fonte de esperança. Jesus Cristo venceu a morte e não há nada que Ele não possa vencer. Com Seu sangue, Ele assinou a sentença: “Se você acredita em mim, terá a vida eterna”. Os inimigos de Cristo pensaram que tiveram uma grande vitória quando Ele foi crucificado. Era o fim do poder de Cristo: não mais milagres, não mais de Suas obras benéficas que fizeram as pessoas amá-Lo tanto, não mais de Sua influência, não mais confrontos com Ele. Eles pensaram que os discípulos seriam desencorajados com a morte de Seu Mestre. O que parecia ser a derrota de Cristo aconteceu três dias antes de Seu grande triunfo.

O que parecia ser um grande triunfo para os judeus aconteceu três dias antes de uma grande derrota. Profecias da ressurreição de Jesus:

A. Salmo 2:7 – “Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei”.
1. O Senhor afirmou que Jesus era o Seu Filho.
2. A ressurreição de Jesus provou que essa profecia estava correta.
3. Em Atos 13:33, Paulo se refere ao Salmo 2:7 e confirma a ressurreição de Jesus.

B. Salmo 16:10 – “Pois não deixarás a minha alma no Seol, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção”.
1. O Seol.
A. Se refere a sepulcro em alguns versículos (Gn 42:38).
B. Em outros é claro que se trata também de angústia consciente (Sl 116:3).

2. É a promessa de que Cristo não ficaria no sepulcro.

C. Isaías 26:19 – “Os teus mortos viverão, os seus corpos ressuscitarão; despertai e exultai, vós que habitais no pó; porque o teu orvalho é orvalho de luz, e sobre a terra das sombras fá-lo-ás cair”.

1. A promessa do Messias.
2. Seu cumprimento será no arrebatamento (1Ts 4:16).
3. O fato de que Cristo ressuscitou nos dá a certeza de que nossos corpos serão ressuscitados também.
ESPÍRITO DE PROFECIA 

“Para o crente, a morte é senão de pouca importância. Cristo fala dela como se fosse de pouco valor. ‘Se alguém guardar a Minha palavra, nunca verá a morte’, ‘nunca provará a morte’. João 8:51, 52. Para o cristão, a morte não é mais que um sono, um momento de silêncio e escuridão. A vida está escondida com Cristo em Deus e ‘quando Cristo, que é a nossa vida, Se manifestar, então também vós vos manifestareis com Ele em glória’” (Visões do Céu, p. 37.2).

MÃO NA MASSA 

Louvor: Convide para cantar na frente alguns irmãos que não estão acostumados a participar na condução dos hinos.

Testemunho: Busque entre os irmãos alguém que passou por uma experiência de quase morte. Se não houver, busque alguém que passou por alguma doença ou acidente que quase o levou à morte. Essa experiência fará os ouvintes entenderem o privilégio de uma nova oportunidade e também a importância da ressurreição de Jesus.

Oração intercessora: Dividir as pessoas em grupos. Peça para que cada um ore somente agradecendo por algo específico.

Mensagem: Reúna os presentes em grupos de três para a seguinte discussão: Quais seriam as palavras que diriam ao serem ressuscitados ou ao verem os outros ressuscitarem? Comentem, em alguns minutos, o que não sabiam sobre o tema, com outros três amigos diferentes do primeiro grupo.

--
Fonte: Revista Ação Jovem, 3º T, 2018