Programa JA: Deixe Tudo Aqui

Depois disso, Jesus saiu, viu um homem chamado Levi, que era cobrador de impostos e convidou-o ‘venha comigo’; Levi levantou-se, deixou tudo e passou a segui-lo” (Lucas 5:27, 28)

LOUVOR 

Dez Mil Razões – CD JA 2015
Nas Mãos do Oleiro – Adoradores 3
Eu Vou – Adoradores 3

TESTEMUNHO 

O acampamento de verão é a oportunidade que os jovens têm de ampliar o círculo de amigos e estreitar a amizade com Jesus. Numa dessas oportunidades, após falar aos jovens sobre a necessidade de abandonar coisas que aprisionam ao pecado, um jovem me procurou para conversar. Durante o diálogo ele me disse que queria deixar tudo por Jesus, inclusive as drogas que havia levado para o acampamento. Embaixo de uma árvore oramos e o rapaz foi liberto do vício. Alguns meses mais tarde, aquele jovem foi batizado nas águas para ter o seu nome escrito no livro da vida.

ORAÇÃO INTERCESSORA 

Um retiro espiritual é a oportunidade de viver a vida em comunidade antecipando a convivência eterna que viveremos em breve no Céu. Neste momento vamos orar clamando a Deus por uma experiência real com Ele, começando aqui e seguindo por toda a eternidade.

MENSAGEM 

INTRODUÇÃO 

Levi Mateus vivia como um leproso, embora não tivesse nenhuma doença. Ele estava à margem da sociedade, pois escolheu ser um cobrador de impostos. A profissão o tornava um traidor, que cobrava impostos dos judeus, seu povo, para entregar aos opressores, os romanos. Vivia sozinho, sem amigos, marginalizado e sem expectativas. Embora possuísse muito dinheiro, não conseguia comprar amizade ou simpatia.

I – O ENCONTRO COM JESUS 

Jesus estava de passagem pela cidade de Levi, assim como está de passagem pelo nosso acampamento. Jesus conhece a todos e, diante dEle, ninguém é esquecido ou passa despercebido.

Como de costume, naquele dia Levi foi para o trabalho. Ele percebia a indiferença com que era tratado, sabia que as pessoas falavam dele. Porém, ele queria uma nova vida, outra oportunidade. Mas sabia que, diante dos religiosos da época, ele era um caso perdido. Foi aí que ouviu um chamado do líder de um grupo que possuía tudo o que ele não tinha: graça, alegria e paz.

“Segue-me” – foi a expressão que ouviu. Era o convite para a mudança que ele tanto ansiava. Na página 199 do livro O Desejado de Todas as Nações, lemos: “Assim toda alma é provada quanto a seu mais forte desejo – se bens temporais, se a companhia de Cristo”.


II – A REAÇÃO AO DESAFIO PROPOSTO POR JESUS 

A Bíblia diz que Levi deixou tudo! Deixou a mesa, a profissão, o dinheiro e foi atraído para Aquele que o magnetizou, que o atraiu, que o conquistou e deu um novo sentido para sua vida. Ele escolheu ser discípulo de Jesus.

CONCLUSÃO 

Estamos em um momento crucial da história do mundo. A nossa geração verá Jesus voltar! O Espírito Santo falou à mente de Levi, como fala conosco hoje. Mas, não falará para sempre. Jesus passa por aqui hoje e fala conosco. O que você precisa deixar? O que o impede de viver plenamente com Deus e ser feliz de verdade? Levi deixou tudo e Deus o fez discípulo. Deixe o que o aprisiona e você verá o que Deus fará por você!

ESPÍRITO DE PROFECIA 

“O Espírito Santo aprecia dirigir-Se à juventude, para desvendar-lhe os tesouros e belezas da Palavra de Deus” (Mensagens aos Jovens, p. 246).

MÃO NA MASSA 

Louvor: Esse momento é importante, pois através dos louvores escolhidos você já leva cada amigo, irmão e participante a sentir o clima do culto jovem. Para essa atividade envolva jovens de todas as equipes. Lembre-se também de chamar aqueles que tocam instrumentos para que participem.

Testemunho: O testemunho pode ser encenado. É um momento fundamental porque a história relatada pode ser a história da vida de alguém que esteja no grupo. Além disso, se possível, durante a organização do culto, pense em alguém que esteja participando do acampamento e tenha um testemunho para contar presencialmente.

Oração Intercessora: Nesse momento é possível iniciar o amigo secreto de oração que durará o período do acampamento, ou orar em equipes, ou ainda de dois em dois (se este for o modelo escolhido, solicite que os amigos orem juntos). Lembre-se que essa é uma oração com objetivo e foco.

Mensagem: A mensagem está baseada na Bíblia e no livro O Desejado de Todas as Nações (capítulo 28, que trata do chamado de Levi Mateus). A mensagem poderá ser pregada por uma ou duas pessoas. Lembre-se que é durante o período do acampamento que você conseguirá unir a sua equipe e os jovens por todo o ano. Um bom acampamento irá se refletir em um ótimo ano para o Ministério Jovem

----
FONTE: Revista Ação Jovem 1º Trimestre de 2019