Conectando-se com Cristo no espaço Cibernético

Durante a década passada, houve um crescimento exponencial das igrejas online.

De um punhado de sites cristãos alguns anos atrás, hoje milhares de igrejas podem ser encontradas na Cyberia.

O espaço cibernético possibilita uma localidade central excelente para que cristãos de todas as partes do mundo possam comunicar­-se, criar comunidades virtuais, coordenar projetos globais e campanhas evangelísticas.


A internet ajuda um grande número de pessoas a compartilhar sua visão sobre o cristianismo ou religião ao redor do globo terrestre.


Existem milhares de websites religiosos onde as pessoas se congregam para obter conhecimento, estabelecer tradições virtuais, conversar ou ler sobre acontecimentos históricos e actuais da sua comunidade de fé.


O mais interessante, todavia, é que a maioria desses sites religiosos não é intencionalmente voltada para os jovens. Embora haja um número crescente de portais criados para screenagers cristãos, são poucos os lugares da Cyberia que visam apresentar Cristo para as novas gerações.


Para os adventistas que ousam avançar nessa nova fronteira, um desafio e uma aventura substanciais estão à espera. Dada a relativa escassez de websites voltados para o ministério entre juvenis e jovens e a enorme população de screenagers no espaço cibernético, as oportunidades são infinitas.


Obreiros adventistas jovens descobrirão que a internet pode trazer benefícios ao seu ministério de inúmeras maneiras. Rede de contatos, pelanejamento, pesquisas e evangelismo são algumas das vantagens que o espaço cibernético lhes oferece.


Rede contatos Obreiros jovens cibernéticos sabem que a internet lhes permite fazer contato com os jovens e provê avenidas através das quais podem dar-­lhes apoio. Mike Atkinson, Webmaster da companhia editora do ministério jovem Youth Specialists, perguntou a jovens obreiros como eles usam a internet no seu ministério. Aqui estão algumas respostas: ­


“Passo mais tempo com meus jovens quando os ajudo a encontrar informações para trabalhos e projetos escolares na internet.” ­


“Esta é realmente a espinha dorsal do nosso actual ministério entre os universitários e, cada vez mais, a rede de comunicação para os estudantes mais novos. O e­-mail possibilita a comunicação instantânea com que quase todas as localidades do mundo que tenham acesso à internet. Em questão de segundos, posso mandar um recado para meus alunos aqui em Houston, ou para um doa meus alunos que esteja ensinando no Japão… e é virtualmente de graça.” ­


“No passado, comecei a manter contato com estudantes universitários longe de casa. Também envio um e­mail circular incluindo um texto devocional e algum anúncio que possa interessá­-los. Serviços online têm permitido que eu entre em contato com meus alunos da faculdade como nunca antes. De fato, esta é a primeira vez que nossa igreja é capaz de reunir um grupo de jovens adultos por mais de um verão. Parece que as pessoas (inclusive eu) estão dispostas a enviar e-­mails quando não têm tempo para escrever ou dinheiro para telefonar.”


A comunicação e o contato interpessoal são o esteio principal de qualquer ministério bem­ sucedido, e, para o objetivo cibernético jovem, a internet pode ser uma poderosa ferramenta de comunicação.


Além disso, o espaço cibernético permite que o jovem obreiro forme uma rede de contatos com seus semelhantes. Líderes de jovens ao redor do mundo podem se comunicar uns com os outros. Por exemplo, a Adventist Youth Ministry Profissionals está conectando obreiros jovens de todo o mundo através de seu website.


Grupos de discussão podem ser formados com o foco em questões especializadas em ministério jovem. Com a disponibilidade internacional que existe para conversar, pode­-se vislumbrar uma perspectiva global para o ministério jovem. Comunicar­-se através do espaço cibernético pode ser uma fonte de apoio, confiabilidade e inspiração para jovens ministros.


Material/planejamento


“Na internet, posso obter informações sobre hospedagem, lugares para visitar, endereços, oportunidades para ministrar, etc.” Por causa da riqueza de informações disponíveis na internet, muitos líderes de jovens estão planejando retiros, acessando palestrantes e músicos, encomendando materiais e organizando viagens online.


O obreiro jovem típico tem o tempo muito limitado e, muitas vezes, é difícil encontrar tempo para procurar material para o ministério. Alguns deles nem sabem como e onde acessar endereços de ministério jovem. O espaço cibernético oferece um meio pelo qual os líderes de jovens podem dar uma boa olhada no material mais recente, ver amostras de produtos e ler comentários sobre materiais que poderão comprar.


Pesquisa


Claramente, a cultura jovem está continuamente mudando e se desenvolvendo. A internet pode ajudar jovens obreiros a serem bem versados nas últimas tendências da cultura jovem e do ministério jovem. Aqui está um exemplo: “Os portais levam-­se a sites e páginas com volumes de informações que são úteis no meu ministério. Por exemplo, digitei a palavra ‘adolescente’ e depare­i-me com vários artigos notáveis sobre gangues de jovens: recrutamento, cores, seus códigos e vestuário, hierarquia, etc.”


As empresas de mídia estão online com força total querendo conquistar o jovem consumidor online. Também, em sintonia com a cultura jovem, websites contendo filmes, músicas e revistas podem educar um ministro de jovens que esteja disposto a surfar.


Evangelismo


Ao seguir o modelo de evangelismo relacional de Jesus, os obreiros jovens que navegam pelo espaço cibernético entram no mundo dos screenagers e alr ser usados pelo Espírito Santo para conectar jovens corações a Cristo. Surfar no espaço cibernético torna­-se uma oportunidade desafiante para a nova geração.


Bill Broadway comenta: “Ter um website é uma prova para a nova geração de aficionados em informática, interessado na fé, de que uma instituição religiosa leva a sério a tarefa de alcançá­-los.”


Mas, se um ministro jovem aparece cheirando a televangelista cibenético, os screenagers se aborrecem. Eles são capazes de farejar hipocrisia a anos luz de distância. O marketing tem fracassado com os jovens.


Os que tentam vender religião descobrirão rapidamente que os screenagers têm a opção de deletá-­los da face do seu universo virtual. Já existem vendedores demais no espaço cibernético. Os screenagers querem ver sinceridade. Interesse genuíno e simplicidade podem ser uma valorosa plataforma de lançamento para o evangelismo.


De muitas maneiras, o espaço cibernético é cego; cego para a idade, cor, credo, nação, condição social e género. ali, o jovem tem anonimato, o que lhe dá a oportunidade de explorar e abraçar ideias, que são artigos através dos quais os relacionamentos virtuais são formados. Não pode haver preconceitos sobre a cor da pele, género ou status socioe-conônimo. a segurança dessas conversas intermediadas pelo computador pode reduzir o acanhamento e promover uma sinceridade brutal, às vezes rude.


O espaço cibernético também favorece a comunicação entre pessoas que, de outra, não poderiam se conhecer nem conversa. Relacionamentos pessoais na Cyberia podem ser baseados em substância, em vez de aparência física, popularidade ou poder. Com uma sociedade de tempo real tão preocupada com a imagem, tão focalizada em miragens do ideal impossíveis de se alcançar, o espaço cibernético pode ser um oásis relacional isento de julgamento para os jovens. Em um oásis assim, o evangelismo relacional tem condições de florescer.


Esse artigo foi copiado do Livro Acerte o Alvo

Leia a Parte I: Cyberia: a nova fronteira do Ministério Jovem