Minha Igreja deve ter uma Página, um Perfil ou um Grupo no Facebook?
MINHA IGREJA DEVE USAR UM PERFIL NO FACEBOOK?
Nos primeiros dias do Facebook, muitas igrejas criavam perfis, semelhante à maneira como um indivíduo teria um perfil. Embora não seja tão comum ver igrejas estabelecendo perfis, ainda existem alguns remanescentes deles no passado.
Aos olhos de muitos, a vantagem de ter um perfil era que você poderia convidar pessoas para "fazer amizade" com você. Deu a você mais controle sobre o aumento do seu alcance, no entanto, isso é uma violação do termo de serviço do Facebook e pode colocá-lo na posição de perder o acesso ao seu perfil.
O Facebook diz: “É contra os Termos do Facebook usar seu perfil para representar algo que não seja você mesmo (exemplo: sua empresa), e você pode perder permanentemente o acesso à sua conta se não a converter em uma página.
Hoje em dia, ter um perfil como igreja parece um pouco desatualizado.
MINHA IGREJA DEVE USAR UMA PÁGINA NO FACEBOOK?
As organizações foram incentivadas a converter seus perfis em páginas. As vantagens são que, nas páginas, você pode:
- Veja estatísticas sobre interação na página
- Atribuir funções de página aos membros da equipe
- Executar anúncios
Anteriormente, o melhor conselho seria que as igrejas organizassem as páginas.
A desvantagem de ter uma página sobre um perfil é que, em vez de poder "fazer amizade" com alguém e iniciar conexões, você está na posição em que precisa atrair pessoas para sua página.
No entanto, como o Facebook é um espaço emprestado, você precisa seguir as regras do país.
Agora, muitas igrejas têm páginas no Facebook e as usam para postar incentivos, eventos e exibir anúncios.
Às vezes, as igrejas podem ficar presas às métricas de vaidade de quantos gostos, seguidores e fãs têm em suas plataformas, mas a coisa mais importante a se concentrar é o impacto que a página está tendo.
MUDANÇAS RECENTES NO FACEBOOK
Infelizmente, não termina aí.
Na F8, a Conferência de Desenvolvedores do Facebook, realizada de 30 de abril a 1º de maio de 2019, o CEO Mark Zuckerberg anunciou as maiores mudanças que ocorrerão no Facebook em cinco anos. Você pode se aprofundar em algumas dessas mudanças em artigos como o Social Media Roundup da Forbes, que abrange mudanças como o evento do Facebook, testes no Instagram e atualizações no Whatsapp.
Você pode até conferir a palestra de Zuckerberg aqui:
Como destaque no discurso de Zuckerberg, ele postou em seu perfil no Facebook que
“Hoje na F8, falei sobre como estamos começando a construir uma plataforma social focada na privacidade.
Nos últimos 15 anos, construímos o Facebook e o Instagram em equivalentes digitais da praça da cidade, onde você pode interagir com muitas pessoas ao mesmo tempo. Agora, estamos focados na criação do equivalente digital da sala de estar, onde você pode interagir da maneira que desejar em particular - desde mensagens e histórias até pagamentos seguros e muito mais.
Para dar vida a essa visão, estamos construindo o Messenger e o WhatsApp em plataformas para todos os tipos de interações privadas e trabalhando para tornar a criptografia de ponta a ponta o padrão para ambas. Redesenhamos o Facebook para tornar as comunidades tão centrais quanto os amigos. Adicionamos novas maneiras de comprar coisas com segurança no Instagram. A realidade aumentada e virtual também cria experiências mais pessoais e íntimas - por isso estamos trazendo o WhatsApp para o Portal, adicionando criptografia de ponta a ponta para todas as chamadas e lançando o Portal internacionalmente. E estou muito animado por este ano estarmos enviando Oculus Rift S e Oculus Quest, o fone de ouvido que oferece total liberdade de movimentos sem cabos.
À medida que construímos mais de nossos serviços em torno dessa visão de privacidade, também estamos mudando a forma como administramos nossa empresa. Estamos comprometidos em consultar especialistas sobre as principais desvantagens e questões sociais para encontrar o melhor caminho a seguir, assumindo um papel mais ativo para garantir que os desenvolvedores usem nossas ferramentas de maneira adequada e desenvolvendo a infraestrutura técnica para apoiar essa visão. Isso vai levar tempo e ainda não temos todas as respostas, mas estamos focados em acertar e fazer isso abertamente. Estou ansioso para compartilhar mais com você, enquanto continuamos nessa jornada para construir uma plataforma social privada. ”
Em toda a benevolência expressa, deve-se notar ainda que o Facebook é um negócio com interesses comerciais e está se posicionando para competir melhor em um espaço digital lotado por apenas alguns dos principais players, que desejam seu tempo, transações financeiras e atenção. Então, avance conscientemente.
MINHA IGREJA DEVE USAR UM GRUPO DO FACEBOOK?
Um dos principais destaques do F8 e da comunicação do Facebook no ano passado é a ênfase crescente do Facebook em relação aos grupos. Sua nova interface de usuário também refletirá isso .
Isso significa que sua igreja deve montar um grupo, se ainda não tiver um? Bem, você pode considerar ter um grupo para permitir conversas mais profundas, reuniões e introdução à comunidade da igreja.
Você pode considerar o propósito do seu grupo; se é para alcançar pessoas que talvez não conheçam a Jesus, você pode separar esse grupo daquele que discute os assuntos da igreja. Imagine como convidar um visitante para uma reunião de negócios da igreja. Pode não cair muito bem, certo?
Portanto, pense estrategicamente sobre a experiência on-line que você deseja que seus visitantes e membros tenham e desenvolva uma estratégia de grupo para isso.
Você pode conferir a postagem abaixo para saber mais sobre como o redesenho para grupos afetará sua experiência on-line.
Portanto, o conselho final é não estabelecer um perfil como igreja, mas definitivamente convide seus membros a usar parte de sua influência on-line para compartilhar sua fé.
Tenha uma página no Facebook, mas entenda que a ênfase do Facebook está voltada para grupos e eles estão fazendo algumas alterações na forma como os grupos são categorizados e serão exibidos no seu dispositivo ou desktop .
Entenda como ter um grupo pode funcionar dentro da estratégia da sua igreja. Mas não pise em nada novo e fique impressionado.
Um primeiro passo pode ser juntar-se a alguns grupos, envolver-se e ver como os grupos funcionam. Isso fará surgir idéias em como você pode integrar grupos em sua estratégia.
Fonte: digitaldisciples, traduzido e publicado com autorização da Digital Discipleship